Ingresso a preço de caviar
Por Luiz Carlos Oliveira*
O futebol, assim como a maioria
dos esportes, comumente é visto de uma forma muito objetiva.
Por exemplo, o time não ganhou o
jogo porque está numa má fase; a torcida não comparece aos jogos porque o time
não ganha.
No entanto, futebol é mais do que
isso.
E uma partida de futebol deixou
há tempos de ser apenas um evento esportivo, e passou a ser analisado pelas
áreas social e econômica.
Hoje em dia, é possível dizer que
o torcedor brasileiro não vai ao estádio com frequência não só pelo momento
vivido pelo seu time, mas também pelos outros elementos que envolvem uma
partida, como os índices de violência, o marketing do clube e o preço dos
ingressos.
De acordo com a pesquisa
realizada pela Pluri Consultoria em agosto deste ano, o Brasil é o país que tem
o preço mais alto dos ingressos entre os campeonatos de futebol mais disputados
do mundo.
Mesmo tendo uma torcida
nitidamente apaixonada, o valor praticado no país não reflete a popularidade
que o esporte tem entre os brasileiros.
Segundo a pesquisa publicada em
agosto deste ano, o preço médio dos ingressos brasileiros fica em torno de R$
51,74 (Equivalente a US$ 22,62 – preço do dólar corrente em 2013).
Este valor leva em consideração
os ingressos inteiros para adultos, não promocionais, em jogos não decisivos -
o valor dos ingressos, extraídos da pesquisa, foi convertido para o dólar, pois
assim torna possível a análise.
Comparando este valor com a renda
per capita do brasileiro por ano (US$ 11.208), 495 ingressos poderiam ser
comprados, enquanto isso, a renda per capita dos outros países analisados
permite a compra de uma média de 1.114 ingressos.
Com isso, o Brasil se torna o
país com o menor poder de compra de ingressos, e, consequentemente, o local com
as entradas relativas mais caras do mundo.
O Brasil fica atrás até mesmo da
Espanha, onde os ingressos são caros por conta do Barcelona e Real Madrid, e
mesmo assim o torcedor espanhol tem o poder de compra maior que o brasileiro.
Em suma, funciona da seguinte
forma: Supondo que a renda per capita do brasileiro seja de US$ 1.000,00, e do
espanhol seja de US$ 3.000,00, e que o preço médio dos ingressos fosse de US$
25,00, e US$ 50,00, respectivamente, o torcedor brasileiro poderia comprar 40
ingressos, e o espanhol 60.
América e ABC
Ao analisar os últimos cinco
jogos dos clubes de maior expressão do Rio Grande do Norte, e considerando a
renda média per capita potiguar, cujo valor chega a R$ 12.249,00, divulgada
pelo IBGE no relatório de 2012, o torcedor teria o poder de compra maior do que
o nível nacional.
Uma vez que, a média do preço dos
ingressos, no RN, fica em torno dos R$ 25,00, e ao converter para o dólar
ficaria em US$ 12,31.
Portanto, morando na capital
potiguar é possível comprar por volta de 995 ingressos durante o ano.
Fonte:
Luiz Carlos Oliveira é estudante
de jornalismo e aluno da Disciplina Optativa de Jornalismo Esportivo do
Departamento de Comunicação da URFRN.
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