sábado, novembro 22, 2014

O ABC venceu o Vila Nova e está na Série B de 2015...

Abriram o Serra Dourada para receber a partida Vila Nova e ABC...

Provavelmente, no bar da esquina havia mais gente.

126 cidadãos sem nada para fazer de mais interessante numa sexta-feira à noite em Goiânia se deslocaram para o estádio...

Claro que não esperavam nada do Vila Nova...

Rebaixado e com apenas 18 jogadores à disposição do treinador Wladimir Araújo, quinze dos quais da base, segundo o jornalista Rafael Morais, o Vila Nova cumpriu tabela...

Ou melhor, penitência.

Porém, quem nada esperava e pouco imaginou ver, acabou sendo premiado por uma chuva de gols...

De gols e de água – choveu forte na capital de Goiás.

Chuva que não causou nenhum problema ao ABC...

O alvinegro não derrapou.

Senhor do jogo, o ABC chegou a sofrer um gol logo no início, mas depois, fez 1, 2, 3, 4...

Bobeou e sofreu mais um...

Aborrecido com a audácia, fez o quinto e, no final, o Vila marcou seu terceiro gol.

Para o Vila Nova, nada mudou...

Na décima nona posição estava, na décima nona posição ficou.

Para o ABC, fim do drama...

Apesar de todos os erros, apesar de todas as lambanças, ficou...

Vai jogar a Série B de 2015.

Resta ainda a partida contra o Bragantino, no sábado, dia 29, em Natal...

Nada estará em jogo em termos de classificação...

Mas algo muito maior será posto à prova...

A dignidade de um clube prestes a completar cem anos de existência...

Se o América tiver que cair, que caia enrolado nos próprios erros e não em função de nenhuma falha de caráter.

Ah...

O Vila Nova vai a São Paulo, talvez, quem sabe, para decidir se será o último ou o penúltimo colocado dessa Série B dura de roer.

Um comentário:

Unknown disse...

Engraçado, ao ler a postagem lembrei-me de um pensamento de Gandhi: "A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular”.

FA sempre vejo suas postagens e mesmo não concordando com algumas tenho profundo respeito pelo pensador que eis, o considero uma voz dissonante no jornalismo esportivo potiguar.

Porém é injusto associar a dignidade de um clube centenário aos que agora estão no clube, é inadmissível e injusto colocar no mesmo saco a história de um clube e a falta de caráter de seus dirigentes, comissão técnica e jogadores atuais.

Falta de dignidade e caráter é o que não faltou esse ano, será que devemos classificar apenas com falta de conhecimento de mercado a contratação de 75 jogadores só esse ano?

Será que devemos considerar coincidência o licenciamento do Rubens Guilherme justamente em um ano eleitoral para uma nova direção repleta de políticos e apadrinhados se apropriassem do clube e de suas receitas, que não foram poucas em 2014?

Será que as contratações de jogadores do quilate do (ex) jogador Gil é por pura filantropia ou por falta de caráter de quem a fez?

Como torcedor posso me dá ao direito de ser parcial, pois essa é a essência da torcida, essa é a essência de um torcedor que tive, mais uma vez, o privilegio de assistir um jogo ao seu lado, torcedor esse que acompanha o ABC desde o JL e que após a vitória sobre o Ceará me ofereceu um abraço com as lagrimas deslizando dos olhos me dizendo “escapamos", enquanto os jogadores do ABC saiam de campo como se estivessem terminando mais um treino, sem um único espasmo de emoção mesmo diante de 16 mil torcedores gritando a pleno pulmão.

Devemos exigir que a comissão técnica e os jogadores tenham que caráter a do jogo contra o Cruzeiro ou a do jogo contra a Portuguesa? Jogo esse que todos se mancomunaram para extorquir a diretoria, deixando um recado explícito “Se não pagarem mais levaremos o time à série C”, ou será que foi só incompetência a primeira substituição do alvinegro ser após os 30 minutos da segunda etapa com o time precisando ganhar do já rebaixado lanterna da competição? Será que a entrada de Alvinho aos 46 minutos do segundo tempo foi para fazer o gol da vitória ou para parar o jogo?

Se você perguntar a Frasqueira vai escutar uma resposta unanime "SIM" o ABC deve entregar o jogo ao alvinegro paulista, não por falta de dignidade ou de caráter, mas porque torcida é paixão e sem essa rivalidade o futebol não teria graça e não seria a religião que é em todo o mundo.

Não, a atual equipe do ABC não entregará o jogo ao Bragantino, não por seu caráter ou por sua dignidade e muito menos porque horam a historia do clube, mas sim pelo que isso repre$entará para os seus bolsos, rivalidade, estádio cheio, pressão da torcida para entregar o jogo? Nada disso é mais importante que um punhado de farinha a mais nos seus sacos.

É impossível exigir dignidade e caráter aos que hoje estão no grandioso ABC FC.

Se eu ordenasse, costumava dizer, que um general se transformasse em gaivota, e o general não me obedecesse, a culpa seria do general? Seria minha!..
...É preciso exigir de cada um, o que ele pode dar.
Saint-Exupéry

Mendonça