As dez marcas esportivas mais
valiosas do mundo
Por Mike Ozaniam, para Revista
Forbes
1º) Nike
Valor da marca: US$ 26 bilhões
A Nike, cujo valor cresceu US$ 7
bilhões em relação ao ano passado, domina 95% do mercado de calçados de
basquete nos Estados Unidos, incluindo sua marca subsidiária Jordan. Suas ações
superaram as médias do mercado de ações durante o ano passado.
2º) ESPN
Valor da marca: US$ 17 bilhões
A receita da ESPN está mais alta
a cada ano graças a aumentos contratuais nos pagamentos de afiliadas. A receita
de publicidade do canal, por outro lado, tem caído.
3º) Adidas
Valor da marca: US$ 6,2 bilhões
A Adidas tem perdido mercado para
a Nike, mas a sua tentativa de ganhar mais espaço no campo do futebol, com o
lançamento de duas novas linhas, pode ser uma maneira de renovar seu apelo
entre os adolescentes.
4º) Under Armour
Valor da marca: US$ 5 bilhões
Em 2014, a Under Armour
ultrapassou a Adidas no mercado de calçados e vestuário nos Estados Unidos (e
passou de quinto lugar no ano passado para quarto nesse ano) com US$ 2,6
bilhões em vendas nos 11 meses desde o dia três de janeiro, em comparação aos US$
1,6 bilhão da concorrente alemã.
5º) Sky Sports
Valor da marca: US$ 4,6 bilhões
Sky Sports tem cerca de 5,5
milhões de assinantes que pagam uma média de US$ 38 por mês para o maior canal
de esportes via satélite da Europa.
6º) MLBAM
Valor da marca: US$ 2 bilhões
A marca, que valia US$ 520
milhões no ano passado, cresceu mais de três vezes graças a novos negócios,
como o com a The National Hockey League (NHL), pelo qual a MLBAM pagará US$ 100
milhões anualmente por seis temporadas para assumir as operações digitais e de
transmissão para jogos fora das áreas em que são jogados.
7º) YES
Valor da marca: US$ 1,3 bilhões
Durante 2014, temporada final do
jogador Derek Jeter, a rede YES, especializada em beisebol, teve uma média de
audiência de 2,99, 14% mais alto do que na temporada passada, e a maior
audiência de qualquer emissora regional de esportes do país. No ano passado, a
YES estava avaliada em US$ 680 milhões.
8º) Reebok
Valor da marca: US$ 830 milhões
Desde sua aquisição pela Adidas
em 2006, a porção do mercado de tênis que a Reebok detinha caiu de 8% a 2%. O
valor da marca, que era de US$ 880 milhões no ano passado, caiu 5,7%.
9º) NESN
Valor da marca: US$ 700 milhões
Os lucros da NESN tiveram um
ganho de dois dígitos graças a um aumento na taxa média mensal cobrada das
emissoras regionais afiliadas.
10º) UFC
Valor da marca: US$ 460 milhões
Em um esforço para crescer, a UFC
direcionou seu fluxo de receita em direção à televisão, com novos acordos com a
Fox, a Globo, a Televisa e outras emissoras, em vez de focar em pay-per-view.
Nenhum comentário:
Postar um comentário