Patrocínio de camisa ultrapassa
R$ 3 bi de faturamento na Europa
Estudo da Repucom, que mediu
faturamento de 6 principais ligas de Europa, mostra crescimento de 13% no setor
Por Adalberto Leister Filho, para
o site “Máquina do Esporte”
Mesmo em um ano de crise
econômica global, o mercado de patrocínio de camisas no futebol experimentou
crescimento de 13% na última temporada.
Essa é a conclusão de relatório
produzido pela Repucom, instituto de pesquisa que estudou o faturamento das
seis principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Alemanha, Espanha,
França, Itália e Holanda).
Segundo a agência, os clubes
faturaram € 830 milhões (R$ 3,364 bilhões) com o patrocínio de camisa na atual
temporada (2015-2016).
Em 2014-2015, o montante havia
sido significativamente menor: € 736 milhões (R$ 2,983 bilhões).
“No ritmo atual de crescimento, os investimentos em patrocínio de
camisas de futebol irão superar o bilhão de euros nas próximas temporadas”,
afirma John Stainer, diretor da Repucom no Reino Unido.
O maior crescimento foi obtido
pelos clubes da Premier League, cujas camisas tiveram um crescimento de arrecadação
de 35% em relação ao ano anterior.
De € 244 milhões (R$ 989
milhões), os times ingleses atingiram € 330 milhões (R$ 1,337 milhões).
Com isso, a parcela dos times
ingleses sobre o total de ingressos das seis principais ligas atingiu quase 40%
do total.
“A Premier League segue impulsionando essa tendência, crescendo mais
rápido que qualquer outra liga no continente. É uma indústria que atrai grande
quantidade de dinheiro vinda do exterior”, afirmou Stainer.
Para que a curva de crescimento
se mantivesse nas ligas europeias, foi fundamental o investimento de empresas
estrangeiras, a maioria de fora da Europa.
Um total de 62% do total de
patrocínios vem de firmas de outro país.
Quem mais depende de capitais
externos é a liga espanhola, na qual 87% do valor arrecadado em patrocínios de
camisa é de empresas estrangeiras, incluindo as que estampam a vestimenta de
Barcelona e Real Madrid.
Na Inglaterra esse índice é de
82%.
Na França, 60%.
Os Emirados Árabes são o
principal investidor do futebol europeu, em grande parte graças ao patrocínio
da Emirates às camisas de Arsenal, PSG, Real Madrid, Milan e Hamburgo.
O país do Oriente Médio doou um
montante de € 163 milhões aos clubes do velho continente, o que representa um
aumento de 9% em relação à última temporada.
Atrás dos Emirados estão Alemanha
(€ 136 milhões) e Estados Unidos (€ 87 milhões), graças ao setor
automobilístico.
O setor que mais cresce é o de
apostas, com aumento de 180% e montante de € 42 milhões.
“Para as marcas, o patrocínio de
camisa de uma equipe gera retorno do investimento, mas a chave é entender que
clubes e ligas representam as melhores oportunidades”, analisa Stainer.
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