sábado, maio 19, 2018

Gianluigi Buffon... A emotiva carta de despedida da Juventus.

Imagem: Facebook de Gianluigi Buffon



6111

Seis mil cento e onze dias.
Seis mil cento e onze momentos de pura paixão.
De alegria e de lágrimas, de derrotas e de vitórias.

Eu quero dizer obrigado.
Obrigado a todos vocês.
Porque cada um de vocês ajudou a tornar especial cada segundo de minha vida em branco e preto. E essa vida se tornou minha segunda pele.
Uma pele que eu vesti, amei e honrei. Aquela que guardei e protegi com todo meu coração, com todos os meus limites, mas, acima de tudo, com toda a paixão que eu sempre tive.

Amanhã será o fim de uma jornada.
O capítulo final de um livro que nós escrevemos juntos.
A emoção é profunda.
Quase esmagadora.

Uma nova jornada começa.
Um novo capítulo.
É assim que deve ser.
Para a Juventus, cujo espírito irá permanecer além de seus indivíduos. Para sempre!
E que irá adicionar mais páginas maravilhosas à história que eu imagino sem fim.
Porque esse clube tem um único e inigualável DNA. Irrepetível e magnífico.
Juventus é uma família. Minha família.
E eu nunca vou parar de amá-la, agradecendo e chamando de “casa”.
Porque ela me deu muito. Ela me deu tudo.
Certamente, muito mais do que eu dei a ela.

Uma nova jornada começa.
Um novo capítulo.
É assim que deve ser.
Para mim, quando começarei a olhar para o futuro com novos olhos.
Quando eu aceitarei novos desafios, com a atitude de alguém que sempre entra de cabeça e quer se manter “no jogo”.
Eu encarei muitos desafios em minha vida: alguns deles eu ganhei, outros tantos perdi. Então, eu sei que cada um deles dá uma excitação peculiar, porque cada um é diferente.
E, portanto, mais difícil.

A primeira vez que cheguei ao estádio, estava de bicicleta. Era bastante jovem.
Amanhã eu gostaria de – metaforicamente – sair caminhando, a fim de experimentar cada momento sem sentir a dureza da separação. Eu gostaria de aproveitar cada adeus.
Para saborear cada emoção.
Para perceber que sempre estarei perto do lugar que considero minha casa.
Para sempre!
E para dizer adeus a todos os companheiros e amigos que eu sempre considerarei meus IRMÃOS.

Fino alla fine! 

Para sempre seu,

Gianluigi Buffon.

A carta em italiano

6111

Seimilacentoundici giorni.
Semilacentoundici attimi di pura passione.
Di gioia, di pianti, di sconfitte e di vittorie.

Grazie.
Grazie ad ognuno di voi.
Perché ognuno di voi ha contribuito a rendere speciale ogni istante della mia vita in bianconero. Una vita che è diventata una seconda pelle.
Una pelle che ho indossato, amato e rispettato. E che ho custodito e protetto con tutto me stesso.
Con tutti i miei limiti, ma anche con tutta la passione che mi ha sempre accompagnato.

Con domani si conclude un percorso.
Termina un libro che abbiamo scritto insieme.
L’emozione è tanta.
Troppa.

Comincerà inevitabilmente un percorso nuovo.
Un libro nuovo.
Deve cominciare.
Per la Juventus che rimarrà oltre qualunque calciatore, sempre!
E che continuerà a scrivere altre pagine importanti del suo libro che io penso e immagino infinito. Perché il suo è un DNA unico ed ineguagliabile. Irripetibile e magnifico.
La Juve è una famiglia. La mia famiglia.
E io non smetterò mai di amarla, ringraziarla e chiamarla “casa”.
Perché mi ha dato tanto. Tutto.
Sicuramente molto più di quanto io non abbia fatto nei suoi confronti.

Comincerà inevitabilmente un percorso nuovo.
Un libro nuovo.
Deve cominciare.
Per me che imparerò a guardare il futuro con occhi diversi.
Che inizierò a raccogliere le nuove sfide che la vita mi proporrà con la curiosità di chi non vuole smettere di sentirsi “in gioco”.
E che sentirò il sano timore di chi di sfide ne ha vissute tante, a volte vinte, molte altre perse, ma che è consapevole che ognuna di esse è diversa dalla precedente.
E pertanto più difficile.

Sono arrivato allo stadio in bicicletta. Ero tanto giovane.
E domani vorrei metaforicamente allontanarmi a piedi per poter assaporare ogni istante, sentire la fatica del distacco. E la gioia dei saluti.
Per emozionarmi.
E per capire che mai sarò lontano da quel posto che chiamerò “casa”.
Per sempre!
E per poter salutare i compagni e gli amici che mai smetterò di chiamare FRATELLI.

Fino alla fine! 

Per sempre vostro,

Gianluigi Buffon.

Nenhum comentário: