segunda-feira, janeiro 28, 2019

Há mais de 25 anos, a imprensa esportiva, por desinformação, insiste num erro...




Precisamos falar sobre o Sol

Por Marcelo Damato

Pinçado do blogue do Juca Kfouri

Há mais de 25 anos, a imprensa esportiva, por desinformação, vem insistindo num erro: jogar futebol das 11h às 13h é desumano porque joga-se com sol a pino e, portanto, na hora de maior calor do dia.

O Sol está de fato no ponto máximo de sua altura ao meio dia, mas ainda falta um tanto para chegar ao momento de maior calor do dia: isso acontece por volta das 14h (15h no horário de verão).

Para quem não acredita, basta olhar os sites de previsão do tempo, como Wheather Channel.

Todos os dias, salvo por algum feito ligado à nebulosidade, o pico de calor ocorre nesse horário.

E a temperatura cai suavemente pelo menos por umas três horas.

Isso acontece porque, se é a radiação do Sol a responsável pelo clima da Terra não ser gélido, não é a radiação direta a maior responsável pelo aquecimento.

A maior parte desse efeito é provocada pela radiação que a Terra absorve do Sol e depois reemite em forma de raios infravermelhos (aqueles que assam os bolos nos fornos, por exemplo), que são invisíveis.

A luz visível não tem efeito direto de aquecimento.

Para perceber, basta comparar as antigas lâmpadas de filamento com as atuais de LED.

Duas lâmpadas que produzem a mesma iluminação geram um calor totalmente diferente, porque a tecnologia antiga, como funciona por meio do aquecimento do filamento até deixá-lo em brasa, gera muito infravermelho.

A diferença vem na conta de luz: a lâmpada de LED consome cerca de 85% a menos.

De fato, todos nós, ao menos inconscientemente sabemos disso.

Se a radiação direta do Sol fosse a única ou a principal responsável pelo aquecimento, as manhãs não seriam muito mais frescas do que as tardes, todas as noites seriam frias e as madrugadas não seriam mais frias que as noites.

E principalmente, o momento mais frio do dia não seria na hora do nascer do Sol.

Assim, jogar das 11h às 13h no verão (10h às 12h pelo sol) enfrenta-se o mesmo calor de jogar das 17h às 19h (16h às 18h “reais”) ou até um pouquinho menos, quando se olha as curvas de temperatura.

Tendo consciência de qual é o momento mais quente do dia, jogadores e torcedores pode melhorar sua hidratação, o que é muito importante jogar com sol a pino é mais perigoso por outros motivos, como a exposição a raios ultravioleta, por isso se deve sempre usar filtro solar, no campo e na arquibancada.

*Marcelo Damato, jornalista esportivo e físico.

Nenhum comentário: