sábado, maio 25, 2019

Andoni Goikoetxea, o Açougueiro de Bilbao...

Imagem: Autor Desconhecido

Andoni Goikoetxea, o Açougueiro de Bilbao

A história do jogador que virou um personagem, não justamente pelo bom futebol, mas que entrou para a história como inimigo nº 1 dos craques dos anos 1980, e também foi um dos principais representantes do orgulho basco por defender as cores do Athletic de Bilbao com muito vigor físico, o suficiente para que o peculiar apelido não seja nenhum exagero.

Pedro Henrique Brandão Lopes

A revista alemã 11 Freunde publicou em sua edição de agosto de 2013, uma lista com os marcadores mais violentos da história do futebol.

O primeiro da lista é o espanhol Andoni Goikoetxea, que ficou marcado por causar fraturas em Diego Maradona, no tornozelo do argentino, e na perna de Bernd Schuster.

Ainda segundo a revista, o italiano Claudio Gentile ocupa a segunda posição e o alemão Uli Borowka completa o pódio.

Antes da eleição da 11 Freunde, em 2007, o jornal The Times já havia feito uma lista dos jogadores mais duros da história do futebol e Goikoetxea foi agraciado com a honraria.

A fama foi confirmada com o título em ao menos duas eleições de veículos de imprensa em países diferentes e distantes temporalmente, e não deixa dúvidas: não é nenhum exagero chamar Andoni Goikoetxea de o Açougueiro de Bilbao.

Nascido em 23 de maio de 1956, na cidade de Alonsotegi, na província de Biscaia, no País Basco, Andoni Goikoetxea Olaskoaga, fez fama pelo vigor físico que empregava às suas performances que nunca aliviavam para nenhum adversário que ousasse cruzar o caminho entre Goiko e a bola.

No ritmo da vontade e força, muitas vezes desmedidas, de Goikoetxea, o Athletic Bilbao viveu tempos dourados de conquistas como o bicampeonato espanhol nas temporadas 82/83 e 83/84, e no ano de 1984 a Supercopa da Espanha e a Copa do Rei.

A decisão da Copa do Rei de 1984 é um dos jogos polêmicos de Goikoetxea, um dos porque toda a briga generalizada que termina na voadora da foto ao lado em que o volante basco atinge o camisa 10 culé, foi desencadeada por uma grave lesão que o Açougueiro de Bilbao causou a Maradona um ano antes.

Meses antes, também num encontro entre Barcelona e Athletic Bilbao, Goikoetxea deu um carrinho duro e desleal em Maradona.

O resultado foi uma fratura no tornozelo de El Diez, que afastou o craque dos gramados por meses, além de 18 jogos de suspensão para o Açougueiro de Bilbao.

No reencontro, justamente uma decisão como pano de fundo. Goikoetxea, que nunca aliviou, mesmo vencendo o título quis bater mais uma vez em Maradona, que nunca teve sangue de barata e revidou.

A atitude de El Pibe de Oro, claro, desencadeou uma pancadaria entre jogadores dos dois clubes e o porte físico de Andoni Goikoetxea, falou mais alto.

Dessa vez, porém, nada de suspensão para Goiko que seguiu sua carreira no Athletic Bilbao, sem nunca repetir o mesmo sucesso daquele início de década, mas também sem nunca abandonar os Leones. Até que em 1987, se despediu de Bilbao para defender o Atlético de Madrid, onde jogou até se aposentar em 1990.

O Açougueiro de Bilbao, ainda chegou a prometer uma fratura à Zico na Copa do Mundo de 1986, competição em que as seleções brasileira e espanhola se enfrentaram na primeira fase, mas para a sorte do Galinho de Quintino, a promessa nunca se concretizou.

Nos 16 anos de carreira profissional, defendendo o Athletic Bilbao, Atlético de Madrid e Seleção Espanhola, entre 1974 e 1990, Andoni Goikoetxea jogou 339 partidas, anotou 43 gols, e acumulou ainda 65 cartões amarelos e 9 vermelhos, além de incontáveis brigas e entradas duras e proporcionar 2 fraturas a adversários.

Definitivamente esse último número é um quesito que poucos podem contar na carreira, considerando ainda o quilate dos carques quebrados por Goikoetxea, é impossível não afirmar que Goiko foi o verdadeiro Açougueiro de Bilbao.


Nenhum comentário: