segunda-feira, julho 01, 2019

Fernando Redondo e suas peculiaridades com a Copa do Mundo...

Imagem: Brunskill/Getty Images

Fernando Redondo e suas peculiaridades com a Copa do Mundo

Por Marcos Vinicius/Universidade do Esporte

Todo jogador de futebol tem um sonho: jogar ao menos uma copa do mundo.

É o ápice para todo atleta.

E se eu te falar que um jogador argentino que responde pelo nome de Fernando Redondo, rejeitou jogar não uma, mas duas Copas do Mundo, você acreditaria?

Na Copa do Mundo de 1990, que aconteceu na Itália, o ex-meio-campista, que na época atuava no Argentinos Juniors, preferiu prosseguir a sua formação acadêmica em economia, ao invés de disputar a competição.

Em entrevista ao portal La Nacion, Redondo relembrou do fato, e a justificativa para preferir os estudos a seleção foi que, era apenas a pré-convocação para Copa do Mundo, e que tinha de fazer uma escolha, porque não daria para jogar a Copa e estudar ao mesmo tempo.

Nos bastidores, o que se fala é que havia uma divergência do jogador com a metodologia defensiva de Carlos Bilardo, entretanto, Redondo desmente o fato, mas deixa a "pulga atrás da orelha" se realmente não foi por uma escolha ou por ter divergências com os métodos de Bilardo, que conseguiu o vice campeonato daquela Copa.

Porém, ele não concluiu a graduação, porque se transferiu para o modesto Tenerife da Espanha, em uma das maiores lambanças da diretoria do Argentinos Juniors, que esqueceu de renovar com o craque argentino, deixando o jogador sair a custo zero.

Passaram oito anos da primeira recusa e a Copa do Mundo aconteceu novamente no continente europeu, o país sede daquela vez foi a França.

A história se repetiu, mas em um contexto bem diferente da primeira ocasião.

Daniel Passarela era o treinador em 1998 e exigiu que todos os jogadores que fossem convocados e tivessem cabelos longos, cortassem para ficar com os cabelos curtos aos moldes do treinador.

Redondo que tinha acabado de vencer a Champions League pelo Real Madrid, sendo apelidado de "El Príncipe", se recusou a cortar suas longas madeixas e não se submeteu ao autoritarismo de Passarela, que não o convocou, dando a desculpa que o "El Príncipe" não queria jogar na lateral esquerda.

Só que verdade seja dita, Passarela fazia da Albiceleste seu quartel general, sendo ele o comandante e os jogadores seus soldados.

Com esse modo tirânico de comandar a Argentina, o máximo que Passarela conseguiu foi chegar nas quartas de final daquele Mundial, quando perdeu para a Holanda por 2 a 1.

Mesmo com a recusa em jogar as edições de 1990 e 1998, Fernando Redondo, ainda assim conseguiu jogar uma Copa do Mundo, em 1994, em que o Brasil chegou ao tetra, e a Argentina não passou das oitavas sendo eliminada pela Romênia de Hagi, por 3 a 2, jogo que encerrou a única participação de Fernando Redondo, "El Príncipe", em Copas do Mundo.

Nenhum comentário: