quinta-feira, setembro 16, 2021

Globo foca no Brasil e desiste de campeonatos do exterior...

Exclusivo: Globo foca no Brasil e desiste de campeonatos do exterior

Redação do Máquina do Esporte

Na última janela de negociação dos direitos de transmissão da Champions League para o mercado brasileiro, o Grupo Globo decidiu não fazer qualquer proposta à UEFA para a aquisição do campeonato, que acabou indo para o SBT e a Turner.

A recusa da Globo em participar da concorrência faz parte do novo posicionamento da emissora, revelado por Fernando Manuel Pinto, diretor de esportes da empresa, durante o programa “Tá Ligado”, apresentado pela Máquina do Esporte, nesta terça-feira (24).

“Não é só uma questão de viabilidade. É um posicionamento e um foco do investimento. É um aspecto notável da empresa de estar concentrando seus esforços na paixão dos brasileiros pelo futebol brasileiro, num investimento na indústria e no esporte local. Mas olhamos com grande atenção o crescimento e a relevância do futebol europeu”, afirmou o executivo, responsável pelas negociações de direitos de transmissão envolvendo o futebol.

Em quase 50 minutos de bate-papo, Fernando Manuel falou sobre a relação da emissora com o futebol brasileiro, explicou os motivos para a divulgação da carta endereçada aos clubes das Séries A e B do Brasileirão na última segunda-feira (23), e comentou sobre a possível formação de uma liga de clubes, além da alteração da legislação, que outorga apenas ao mandante dos jogos os direitos de venda da transmissão de uma partida.

Crítico do calendário do futebol brasileiro, o executivo também explicou o porquê da necessidade de ele ser repensado, o que reduziria o tamanho e a relevância, por exemplo, dos campeonatos estaduais.

“Antes de ser um produto para a mídia, o futebol precisa ser um bom produto esportivo. Esse é um tema que levanto desde 2016, 2017. A gente precisa cuidar do calendário. Jogos demais trazem prejuízo técnico, canibalizam o produto. Eles tornam a oferta exagerada, e isso tem impacto não só para a televisão, mas para a ida do torcedor ao estádio”, afirmou Fernando Manuel, que disse ainda que algumas competições, sem citar quais, deveriam ter prioridade no calendário, “como em um embarque de avião”.

Um comentário:

jornal da grande natal disse...

Desculpa de amarelo: comer barro.