sexta-feira, setembro 10, 2021

O novo Governo dos talibãs anunciou que vai proibir as mulheres afegãs de praticaram modalidades desportivas em que possam expor o rosto ou o corpo...

Imagem: Autor Desconhecido

O novo Governo dos talibãs anunciou que vai proibir as mulheres afegãs de praticaram modalidades desportivas em que possam expor o rosto ou o corpo, noticiou a estação de televisão australiana SBS.

"No críquete, elas poderão enfrentar uma situação em que o seu rosto e corpo não serão cobertos. O Islã não permite que as mulheres sejam vistas desta forma", disse o chefe-adjunto da comissão cultural dos talibãs à SBS, Ahmadullah Wasiq (foto), citado hoje pela agência Associated Press...

"É a era da informação e haverá fotos e vídeos, e depois as pessoas assistirão a isso. O Islã e o Emirado Islâmico do Afeganistão não permitem às mulheres jogar críquete ou praticar o tipo de esporte em que são expostas", acrescentou.

Wasiq disse à SBS, em agosto, que os talibãs permitirão que o críquete masculino continue a ser praticado no Afeganistão e deu a sua aprovação para que a equipe nacional masculina viajasse para a Austrália para um período de preparação, que deve começar em 27 de novembro...

A Cricket Australia anunciou hoje que não lhe restará outra alternativa senão cancelar as partidas com a seleção afegã se se confirmarem as notícias de que "o críquete feminino não será apoiado no Afeganistão".

"A nossa visão para o críquete é que é um desporto para todos e nós apoiamos inequivocamente o jogo para as mulheres a todos os níveis", concluiu o comunicado divulgado no site da Cricket Australia.

O ministro dos Esportes australiano, Richard Colbeck, disse que a decisão dos talibãs sobre o desporto feminino é "profundamente preocupante".

"A exclusão das mulheres do desporto a qualquer nível é inaceitável", disse Colbeck, segundo a Associated Press...

"Exortamos as autoridades desportivas internacionais, incluindo o Conselho Internacional de Críquete, a tomarem uma posição contra esta terrível decisão", acrescentou.

Na terça-feira, os talibãs anunciaram um Governo provisório totalmente masculino para o Afeganistão, com veteranos da sua linha dura, que governou o país entre 1996 e 2001, e da luta de 20 anos contra a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que terminou em agosto...

O movimento extremista divulgou, na quarta-feira, uma ordem determinando que as manifestações terão de ser previamente autorizadas pelo Ministério da Justiça, o que levou à anulação de vários protestos que estavam previstos para hoje em Cabul.

Um comentário:

jornal da grande natal disse...

Eu já sabia. Rsrs