domingo, dezembro 30, 2007

Gols lindos e grandes jogadas acontecem em qualquer lugar... Mesmo isso seja dificil de aceitar pelos patriotas.

Costumam propagar que só o Brasil e seu futebol são capazes de proporcionar grandes jogadas e gols maravilhosos esteticamente falando, mas sempre me rebelei contra afirmações que pretendem estabelecer verdades absolutas.
Não sou daqueles que saem por aí, afirmando que nossas praias são as mais bonitas, nem poderia, afinal, sempre necessitei trabalhar e, portanto não tive como conhecer todas as praias do mundo.
Nunca disse serem nossas mulheres as mais lindas, mais exuberantes e atraentes do planeta, mesmo que as considere um prazer aos olhos. Sempre parti do principio que beleza é algo relativo e que cada um tem seu conceito pessoal de beleza...
Mas, como vivo em um país onde a necessidade de alto afirmação, é uma constante, aprendi a conviver com tais arroubos ufanistas, xenófobos e por vezes risíveis por parte da mídia.
O vídeo acima prova que grandes gols, grandes jogadas e jogadores talentosos, nascem em qualquer parte do planeta...
Porém, nesse vídeo em particular, temos a participação de um brasileiro, o potiguar Sinha, que dá apenas dois toques na bola, mas o faz com grande visão de jogo e com perfeita noção de coletivismo...
Lembre-se que Sinha precisou sair do Brasil para ter uma oportunidade real de mostrar seu talento e o fez. Sinha pode não estar no patamar dos gênios, mas por aqui, teria desaparecido sem deixar vestígio...
O que seria uma pena, para ele e para o futebol...
Viva o México que abriu as porta para esse brasileiro e que apesar de pouco observado consegue fazer parte de jogadas e gols como esse.

sábado, dezembro 29, 2007

Morre Phil O'Donnell...

Imagem: Diário AS (Phil O'Donnell quando ainda jogava pelo Celtic)
Mais um jogador morre em uma partida de futebol...
Desta vez foi o escocês Phil O’Donnell de 35 anos que atuava pelo Motherwell da Primeira Divisão da Escócia. O’Donnell havia acabado de pedir para ser substituído durante a partida contra o Dundee United, e ao se dirigir para fora das quatro linhas caiu antes de conseguir chegar próximo do banco de sua equipe. Levado as pressas para o Wishaw General Hospital, O’Donnell infelizmente faleceu.

O Machadão está assim...

Imagem: Autor Desconhecido

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Homens se confrontam de frente e não escudados na superioridade numérica...

Aquele que se esconde no meio da multidão para proferir impropérios, é um ninguém...
Aquele que se protege entre a turba para coagir e amedrontar, é um covarde...
Aquele que apoiado pelo número acua, é um pobre coitado...


- Assim são todos aqueles na ultima quarta feira, arreganharam seus dentes e uivaram com lobos ferozes contra o repórter Levi Araújo no Centro de Treinamento do América.
Escondidos, protegidos e apoiados pela deformidade compacta da massa, tentaram parecer lobos, quando na verdade são a raia miúda a macular as cores do América e sua ordeira torcida.
Na sua maioria, são ignorantes demais para conhecer a técnica que usaram, porém, repetiram o que há séculos fazem os intransigentes, os tresloucados, os fanáticos e os estúpidos que pensam poder através da coação covarde impor sua vontade.
O que mais me enoja nisso tudo, é que esses idiotas, são os mesmos que se dizem cristãos, que mandam cartões de Natal, cheios de frases feitas e que repetem a cada encontro, os velhos e surrados augúrios de um ano novo melhor...
Pior, são os mesmos que chegam em casa e posam de bons sujeitos e tentam vestir a fantasia de homens sérios diante de suas mulheres e filhos.
São os mesmos que clamam por justiça para si, mas que desejam justiçar o outro.
Aqui me solidarizo com Levi Araújo, não por ser um companheiro de profissão, mas por ser um homem bom, um trabalhador correto e que na quarta feira, sentiu a força da barbárie e nada pode fazer, a não ser retirar-se.
Levi não merecia passar por tal constrangimento, o América Futebol Clube não merece ter sua história e seu nome manchado por um bando de desequilibrados e os dirigentes do América que a tudo presenciaram em silencio, deveriam ter sido os primeiros a garantir o direito de Levi exercer seu trabalho, deviam ter sido os primeiros a defender o América contra os que em vão usam o nome da instituição.

Quem também está no Qatar é Felipe... Joga no Al Sadd.

Imagem: Qatar Football Association
Acabei de ler no blog do Marcos Lopes que Leandro Sena está se transferindo para o Qatar, porém achei estranho o nome do clube citado como sendo um dos fortes times da região...
Al Mesaimeer Sport Club não consta com filiado da Qatar Football Association, nem na primeira divisão e nem na segunda divisão.


Primeira Divisão
01 Al Sadd Sports Club (http://www.al-saddclub.net/)
02 Al Arabi Sports Club (http://www.alarabi.qa/)
03 Al Gharafa Sports Club (ex Al Ittihad) (http://algharafa.com/)
04 Al Rayyan Sports Club (http://rayyanclub.com/)
05 Al Shamal Sports Club (http://alshamalclub.com/)
06 Al Khor Sports Club (http://alkhorclub.com/)
07 Wakra Sports Club (http://alwakrh.com/)
08 Qatar Sports Club (ex Al Esteglal) (http://qatarsc.com/)
09 Ummsalal Club (http://ummsalalclub.net/)
10 Al Sailiya Sports Club (http://alsailiyaclub.net/)


Segunda Divisão
01 al Markhiah Sports Club
02 al Shahaniah Sports Club
03 Msemer Sports Club
04 Maether Sports Club (ex Al Shabab)
05 al Karaitiat Sports Club
06 Al Ahli Sports Club

Os três maiores clubes do país são o Al Sadd, o Al Arabi e o Al Rayyan.
A equipe do Al Sadd, conquistou 12 Campeonatos Nacionais, 12 Copas Amir, 4 Copas Coroa do Príncipe e 11 Copas Sheikh Qassim.
Já o Al Arabi, conquistou 7 Campeonatos Nacionais, 8 Copas Amir, 1 Copa Coroa do Príncipe e 3 Copas Sheikh Qassim.
Enquanto o Al Rayyan venceu 7 Campeonatos Nacionais, 3 Copas Amir, 3 Copas Coroa do Príncipe e 2 Copas Sheikh Qassim.

Levando em consideração a grafia e um possível erro na informação passada ao Marcos Lopes, desconfio que o clube em questão, seja o Msemer Sports Club. Caso seja o próprio, é preciso uma nova correção, pois o clube em questão é apenas um clube médio no país, disputa a segunda divisão e nunca ganhou nenhum título em sua história.
Porém, desejo a Leandro Sena toda a sorte e sucesso.

Deu na coluna do Claudio Humberto...

O goleiro Fábio dos Santos, que atua no Dong Tam Long Futebol Clube, agora é cidadão do Vietnã. Os jornais locais saudaram o novo vietnamita, que vai enfrentar a Tailândia e a Indonésia na Copa da Ásia.

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Eu não disse nada de mais e ele me botou para fora...

Imagem: Kicker

O futebol negócio e o futebol show, podem andar juntos...

Organizados, bem planejados e ricos, Barcelona e Real Madrid representam hoje, 0.062% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol.
Mesmo possuindo as folhas de salariais mais caras da Europa, Real e Barcelona destinam no máximo 55% de sua arrecadação para pagamento de seus jogadores e ninguém ousa propor algo diferente.
Na temporada passada (2006/2007), os dois gigantes do futebol espanhol faturaram juntos 1.66 bilhões de reais e há cerca de três temporadas geram cada uma, cerca de 103.6 milhões de reais de novas receitas.
Responsável pelo levantamento, a Casual Auditores que só com seus estádios, Santiago Bernabéu e Camp Nou, o Real e o Barcelona arrecadam juntos 233.1 milhões de reais, só com a venda de carnês antecipados de ingressos e mensalidades de seus sócios.

O peladão, é uma instituição mundial...

Imagem: Mike Gibson

Um dia na Granja Comary, segundo Ubiratan Leal...

- Teresópolis, manhã de 10 de outubro. O treino da Seleção Brasileira é cancelado, mas os jornalistas continuam na Granja Comary tentando descobrir algum assunto para enviar às suas redações. Surpreendentemente, Dunga desce das acomodações e passa no meio dos repórteres. Um pára, faz o sinal de “jóia” e cumprimenta como quem busca aprovação e intimidade: “e aí, capitão?”. Não faltava mais nada para se perceber que aquele era um território hostil para o Balípodo.
Os bastidores da cobertura da Seleção na Granja Comary antes da estréia nas Eliminatórias contra a Colômbia deixam evidente a necessidade da imprensa de estar ao lado da cúpula cebefista. Mesmo que nem sempre isso tenha efeito prático. Elogios, adoção do discurso oficial e dependência do que a assessoria de imprensa da CBF determina. A ausência – por vezes total – de algo a ser noticiado também contribui para o cenário, fazendo que os repórteres façam “contorcionismo jornalístico” para mandarem o número de boletins ou reportagens combinado com o editor.
A sensação de que as coisas não são como deveriam ser começa logo na chegada. A Granja Comary, ao contrário do que o público pode imaginar, não fica fora da cidade. Pelo contrário, ela induziu uma valorização de sua região e seu entorno se transformou em um bairro de Teresópolis. Isso não teria tanto problema se as próprias instalações da Granja não fossem um condomínio fechado, em que a Seleção tem de dividir espaço com casarões de inverno da elite carioca.
Lá dentro, fica evidente que há uma hierarquia interna. No alto da pirâmide social da cobertura da Seleção, estão os profissionais da Globo, que têm acesso privilegiado a quase tudo e só andam entre eles, salvo raras exceções. A seguir, jornalistas já experientes na cobertura do dia-a-dia da CBF. Entre esses, há duas categorias: os que têm viagens custeadas pela entidade (e, portanto, contam com algumas regalias) e os que apenas estão por lá com freqüência. Na base dessa “sociedade” estão os repórteres que não têm tanta intimidade com o ambiente cebefista e, por isso, ficam meio de lado.
Os jogadores descem dos quartos (que ficam no alto de um morro) e se preparam para o treino. Antes disso, uma rodada de entrevistas na zona mista. A primeira pergunta para Ronaldinho: “Se você marcar um gol, pretende fazer a dança do siri?”. De fato, uma informação fundamental para a torcida brasileira. Quando a pergunta não é boba, é óbvia, como “Robinho, você pretende continuar como titular da seleção e marcando gols?”. Alguém acha que ele responderia “não”?
O festival da falta de assunto só é interrompido quando aparece um carro preto. Os portões se abrem para ele, que entra imponente, como se dominasse o lugar. De dentro do veículo sai “o Presidente”. Pelo menos todos o chamam assim, mas ele também responde por Ricardo Teixeira.
O presidente da CBF entra no vestiário e manda chamar imediatamente os jogadores que dão entrevista coletiva. Tudo tem de parar para ele bater um papo com o elenco. Jornalistas ficam contrariados. Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da entidade, até se esforça para ajudar os repórteres, mas deixa bem claro quem manda: “o presidente não é visita nunca. Ele pode vir aqui quando quiser e será bem-vindo”. Junto com a comitiva de Teixeira aparecem algumas crianças, que têm acesso privilegiado para pedir autógrafos aos jogadores. E os jornalistas seguem esperando os atletas para as entrevistas.

Jogadores vão aos treinos e não há notícias. Nada de relevante acontece. Quer dizer, Robinho estava contundido e alguns especulavam a respeito da gravidade da lesão. Outros percebiam que Dunga montou o time titular com Kaká como principal atacante. Rendeu algumas reportagens, mas, para muitos, é preciso mais e qualquer declaraçãozinha serve. Mesmo que não seja novidade ou não tenha conteúdo algum.
Um exemplo. Depois de falar com Kaká, um repórter sai vibrando da zona mista. “Já tenho a manchete!” Quando perguntado por um colega qual seria, responde: “Kaká disse que quer jogar nas Olimpíadas”. Imagine se o milanista daria uma resposta diferente após a celeuma criada pelo pedido de dispensa da Copa América.
Enquanto isso, alguns repórteres conversam com o assessor de um dos patrocinadores da Seleção para marcar entrevistas, em claro conflito de funções. Passar pela sala de imprensa não é mais motivador. O local está cheio, com jornalistas se amontoando nas mesas para conseguir enviar suas matérias enquanto cameramen tentam posicionar seus equipamentos para a entrevista coletiva. O pessoal do rádio aproveita para enviar boletins às redações. Pérolas como: “Ronaldinho Gaúcho vence torneio de Winning Eleven na concentração da Seleção”.
No dia seguinte, a situação é pior. O treino da manhã é cancelado em cima da hora e a horda de repórteres não tem o que fazer. Para a sorte de muitos, Dadá Maravilha aparece na Granja Comary com a camisa da Seleção. Dario faz algumas brincadeiras, solta frases de efeito e salva a pauta de muita gente. A presença de Ester e Daniela Alves, da Seleção feminina, também rende entrevistas.
Curiosamente, o contingente de jornalistas da Sportv cresce exponencialmente. A emissora estava contrariada com a determinação da CBF que as televisões não podiam montar tendas para fazer seus programas e havia mandado uma equipe pequena em um primeiro momento. Também corre a história de que Kaká e Ronaldinho estariam irritados com a Globo pela pressão que fizeram sobre o pedido de dispensa de ambos da Copa América (Kaká negou o fato).
Nesse momento, a sala da Escola Brasileira de Futebol, espaço da Granja Comary para cursos, se transforma em quartel-general informal da equipe da Globo/Sportv. O espaço serve até para eles se trocarem, dando um sinal inequívoco da relação íntima entre a CBF e a emissora carioca.
Um repórter global parece contrariado com a ausência de notícias e conversa com um assessor da CBF. Pergunta se pode subir aos alojamentos para fazer algumas imagens. Em teoria, a imprensa não tinha acesso. Mas o assessor responde: “Sobe lá. Todo mundo sabe quem você é e ninguém vai te barrar”. Mais tarde, minutos antes de o treino da tarde começar, o mesmo repórter é visto saindo dos vestiários depois de filmar um pagode dos jogadores. Privilégios que os demais jornalistas não tiveram.
A sensação de que tudo só funciona na base da troca de favores é grande e motiva outros repórteres a buscarem a aprovação da cúpula cebefista como se fosse um mandamento. Em uma entrevista coletiva de Dunga, um chega a perguntar: “Já estamos nos dando melhor?”.
O cenário só muda quando Marcelo Madureira, do humorístico Casseta & Planeta, vai a Teresópolis para gravar um quadro para o programa. O comediante pega o recebe o microfone para perguntar a Dunga se “no Equador é grande”. O problema é que sua intervenção foi logo no início da entrevista coletiva do treinador, que se irrita e deixa a sala de imprensa sem falar com mais ninguém. Os outros jornalistas ficam sem declarações para publicar e com muitas reclamações a fazer para a assessoria de imprensa da CBF por não deixar o comediante para o final da coletiva.
De qualquer modo, já é hora de voltar. São 7 horas de estrada até São Paulo. A sensação é que muita gente também gostaria de ter ido embora para não precisar ficar mais tempo cumprimentando “autoridades” e falando sobre o nada.

Guerrero, foi guerreiro nesse lance...

Imagem: Kicker

No país do futebol, o basquete americano vende muito mais...

No país do futebol, a NBA vende muito mais produtos que a soma dos produtos de todos os clubes das Séries A e B.
Existe no Brasil uma empresa que vive em função do basquetebol americano e segundo se sabe, vive muito bem obrigado.
Dirigida pelo publicitário Luiz Angelotti, a Creative Licensing Brasil é a detentora dos direitos de licenciamento e comercialização dos produtos da NBA no país e, chega a faturar cerca de 50 milhões de dólares anualmente.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Falta no árbitro

Imagem: Diário AS

Divulgada a tabela da Série B...

A CBF divulgou a tabela dos Campeonatos Brasileiros da Série A e Série B. Vou repetir aqui, o que disse na Rádio Globo... No momento é impossível fazer qualquer analise, pois ninguém sabe quem irá vestir a camisa tanto do América, como a do ABC em maio. Por outro lado, nem sequer sabemos se as comissões técnicas serão as mesmas. Então é melhor aguardar e deixar para dar pitaco mais perto do início da competição.

Nego é do Atlético Mineiro e fim de papo...

Amanhã dia 27 de dezembro, Nego estará se apresentando ao Clube Atlético Mineiro. Assinará contrato por 2 anos e vai receber 25 mil reais não mão, além de um salário de 10 mil reais por mês.
Porém, caso jogue 5 partidas como titular no Campeonato Mineiro, seu salário será reajustado para 15 mil reais e se mantiver a titularidade no Campeonato Brasileiro, passa a receber 20 mil reais.
Em relação ao ABC, o negócio foi feito da seguinte maneira... O ABC vai receber 400 mil reais. 200 mil a vista e dois chegues de 100 (correção feita a partir do alerta do leitor Lucas). O primeiro para Janeiro e o segundo para fevereiro, além de ainda ficar com 30% do repasse do jogador.

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Papai Noel é esperança...

Imagem: Desenho de Gustavo Duarte - Montagem de Fernando Amaral
Verdes são os campos por onde correm meus heróis...
Soltos, leves e livres...
Não me importa se ao final...
Perco ou ganho...
Não me visto de verde por amor ao resultado...
O verde é meu manto sagrado...
Que rego com as lágrimas derramadas nas derrotas...
Que rego com as lágrimas que afloram nas vitórias...
Sou assim...
Verde como a folha do Alecrim...
Verde como são os campos por onde correm meus heróis...

Papai Noel é povão...



Imagem: Desenho de Gustavo Duarte - Montagem de Fernando Amaral

Minha bandeira é preta e branca...
Desfraldada é meu céu...
Recolhida é meu aconchego...
Minha bandeira é preta e branca...
E com ela hei de marchar...
Pelos campos da vida...
Nas vitórias tremulará orgulhosa e altaneira...
Nas derrotas ficará apertada junto ao peito...
Pois só minha bandeira preta e branca...
Sabe consolar meu coração alvinegro...

Papai Noel é vermelho...

Imagem: Desenho de Gustavo Duarte - Montagem de Fernando Amaral
Ao cair da tarde o sol pinta de vermelho as nuvens no horizonte...
Não sinto medo da noite negra que se aproxima...
Pois vermelha é a chama que irá rasgar o véu escuro e iluminar meu caminho...
Sigo em direção ao amanhecer...
Pois o sol é vermelho...
Como sangue que faz pulsar meu coração...
Nós que marchamos sob a bandeira vermelha...
Somos orgulhosos de nossa história...
Somos amantes apaixonados...
Afinal, somos vermelhos...
Como vermelho é o amor...

domingo, dezembro 23, 2007

Correções são sempre bem-vindas...

Obrigado Fabiano pela correção...

Gente civilizada é outra coisa... Joan Laporta Presidente do Barcelona e Ramon Calderon Presidente do Real, assistem lado a lado o clássico...

Imagem: Diário AS

Casillas para Iniesta, Julio Batista marca e o Real vence o Barcelona...

Imagem: Diário AS
Manchete do Diário AS de Madrid - Navidades Blancas
Manchete do Jornal Marca de Madrid - Blanca Navidad
Manchete do Jornal Mundo Deportivo de Barcelona - Pesadilla antes de Navidad


- As manchetes dos principais jornais esportivos da Espanha mostram como Madrid e Barcelona repercutiram a vitória do Real diante do rival catalão.
Os jornais de Madrid festejaram com manchetes bem perecidas, o Marca estampa em sua primeira página a manchete “Natal Branco” e o Diário AS, comemora com a manchete, “Brancas Festas”. Já em Barcelona, o Mundo Deportivo estampa a decepção da Catalunha diante da derrota: “Pesadelo antes do Natal”.
Com um gol de Julio Batista, o Real Madrid conquistou um expressivo resultado no Nou Camp, derrotando o Barcelona diante de sua torcida. Com esse resultado, o Real passa a ser líder isolado da competição com 41 pontos e deixa o Barcelona em segundo com 34.
Mesmo restando ainda 21 rodadas para o término da competição, esses 7 pontos de vantagem dão ao Real, tranqüilidade e deixam o Barcelona numa posição perigosa.

Torcida é isso, o resto assiste aos jogos e solta fogos...

- Existem clubes que imaginam serem amados pela massa, mas existem clubes que são realmente amados pela massa...
O Corinthians é um desses clubes que pode bater no peito e dizer sem medo de errar: Sou amado pela massa e a massa é minha razão de existir.
Depois de ter suas contas remexidas pelo Ministério Público, ver seu presidente afastado por suspeita de desvio de recursos do clube e envolvimento com lavagem de dinheiro, o Corinthians sucumbiu e acabou rebaixado para a Segunda Divisão.
O que poderia ser o fim para muitos, para o Corinthians foi à prova de que sua torcida mesmo ferida, humilhada e decepcionada, é capaz de manter viva a mística alvinegra.
Em meio ao caos e tentando uma saída, a direção do Corinthians lançou o Kit “Eu nunca vou te abandonar” e para surpresa de muitos, o sucesso foi total e imediato.
Somente no último sábado, foram vendidos 1.600 kits nas lojas do clube e segundo a direção corintiana, 50 mil já estão nas mãos de torcedores.
Se levarmos em consideração que o Kit ainda está no seu quarto lote e que esses quatro lotes, são lotes pré-venda, dá para se ter uma idéia da enorme quantidade de kits que serão adquiridos nos próximos meses...
Não foi a toa que depois de sentir a força da massa corintiana, a Medial Saúde investiu 16,5 milhões de reais para ser a patrocinadora do clube em 2008.
Torcedor não paga sozinho os custos de um clube de futebol, mas pode ser um fator decisivo no momento de conquistar parceiros e investidores.
Ninguém investe em quem pensa que é, mas todo mundo investe em que é.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Dia cinzento, vôo sereno...

Imagem: Raul Alexandre

Oi Natal...

Dos novos nomes anunciados pelo América, um com certeza pode ser considerado uma ótima aquisição...
Fabrício que estava no Gama, foi muito elogiado por todos com quem mantive contato.
Yan começou no Vasco como um jogador promissor e depois andou por Fluminense, Flamengo, Penafiel e Bacabal.
Lembro dele no Vasco, era um jogador habilidoso e de toque refinado... Porém, inconstante.
Se formos analisar pela lista de clubes onde jogou veremos que a curva é descendente, mas o que vale para algumas profissões, nem sempre valem para o futebol.
Tomara Yan ainda possa realizar pelo América, algumas das boas partidas que realizou com a camisa do Vasco...
Tomara que com o passar do tempo, Yan tenha se tornado mais regular.

Adeus Natal...

- Nego é jogador do Atlético Mineiro! Ainda não consegui obter maiores detalhes, mas o acerto se deu entre seu procurador, a direção do clube mineiro e o Presidente Judas Tadeu.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Cabeça ou bola...

Imagem: Kicker

Depois de Beá, agora é Renê que abre a boca e reclama...

Marcos Lopes publicou matéria do Jornal Lance, onde o goleiro Renê afirma não ter recebido do América o valor em dinheiro correspondente aos direitos de imagem.
Após ler o blog do Marcos, entrei em contato com o advogado Felipe Augusto Leite e esse me confirmou ser a matéria verdadeira.
O advogado me revelou que por diversas vezes procurou a direção do clube rubro para tentar solucionar o impasse, mas que até o momento nada tinha sido resolvido.
Segundo Felipe Augusto, o valor pago e que deveria ter sido repassado aos atletas é de 18 mil reais, que seriam divididos igualmente entre os jogadores que pousaram para as fotos do Álbum Panini de Figurinhas, do Campeonato Brasileiro da Série A de 2007.
Ao ser questionado se sabia quem recebeu o dinheiro e por que não fez o repasse, Felipe Augusto me contou que telefonou para a editora Panini e que foi informado que o dinheiro foi repassado para o então presidente do América, Gustavo Carvalho.
Felipe ainda acrescentou que o América foi o único clube que o presidente recebeu no lugar dos atletas e que segundo lhe havia dito o diretor da Panini, isso teria ocorrido por ter Gustavo alegado que o América estaria passando por dificuldade e que assim que tudo fosse sanado, ele repassaria aos atletas.
Reproduzo abaixo a matéria do Jornal Lance, fazendo questão de citar o blog do Marcos Lopes como fonte inicial desse post.

Renê acusa diretoria do América-RN


Goleiro, ex-mecão, afirma que o clube não lhe pagou direito de imagens


O goleiro Renê, que defendeu o América de Natal durante grande parte da pífia campanha no Campeonato Brasileiro 2007, afirma que o clube potiguar lhe deve dinheiro referente a direitos de imagem. O arqueiro acusa o time de não lhe repassar o dinheiro referente à sua figurinha do livro de figuras ilustradas da Panini.
- A Panini pagou a diretoria do América e eles disseram que iam repassar para nós jogadores, mas isto nunca aconteceu. Quero meu dinheiro porque é um direito dos jogadores - reclamou.
O jogador, que se desligou do Mecão em agosto, revela que a empresa também foi enganada pelo Alvirrubro.
- O dinheiro ia ser repassado diretamente para nós jogadores, mas o presidente Gustavo Carvalho disse a eles que os jogadores tinham assinado um acordo para que ele recebesse primeiramente a quantia. Porém, isso nunca aconteceu, nenhum jogador assinou nada - acusou.

Que raiva!

Imagem: Kicker

Infelizmente Cleber não resistiu....

Há poucos dias publiquei que o jogador Cleber, meio campista do EC Bahia e que teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na manhã seguinte ao jogo do tricolor baiano com o ABC pelo octogonal decisivo da Série C, havia tido um piora em seu quadro clínico...
Hoje, infelizmente o Hospital Espanhol em Salvador confirmou a morte cerebral do jogador. Natural do Rio Grande do Sul, Cleberson Luciano Frolich tinha 31 anos, era casado e pai de duas filhas menores.
Seu corpo será sepultado na próxima sexta feira em Novo Hamburgo, cidade natal do jogador.

Tuna Luso Brasileira abre suas portas aos portadores de nanismo pituitário...

- A Tuna Luso Brasileira do Pará resolveu chamar a atenção da mídia e conseguiu...
Mas ninguém pense que essa atenção se deu por nenhuma grande contratação ou por ter a diretoria do clube paraense ter finalmente, solucionado todas as pendências financeiras e atraído algum mega investidor asiático ou árabe.
O motivo da curiosidade da imprensa paraense e nacional sobre o outrora forte clube cruzmaltino de Belém, se deve a exótica idéia de seu exótico treinador Carlos Lucena, de montar uma equipe composta só por portadores de nanismo (anões).
Lucena propôs e a direção da Tuna aceitou criar uma equipe, onde só anões possam jogar e até já batizou a nova equipe com o nome de Tuna Luso Gigante do Norte.
Segundo Lucena, a idéia surgiu como tentativa de proporcionar a essas pessoas não só a prática do esporte, mas também, elevar a auto-estima de cada um dos novos jogadores.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Na falta de um craque no banco, o jeito foi cair um do céu...

Imagem: Kicker

Surgem os primeiros nomes...

Como esse blog já havia adiantado, Paulo Rangel é jogador do América para a temporada 2008. Além dele, virão Paulinho Marília, Juninho Petrolina, Dailson lateral do Votoraty, Jorge Guerra lateral esquerdo do Santa Cruz de Recife, Leonel volante do Ituiutaba de Minas Gerais, do zagueiro Samir do Fast Club de Manaus e do meia Franklin que foi das categorias de base do próprio América e que jogou a Copa Rio Grande do Norte pelo Santa Cruz.
Paulo Rangel e Franklin são boas pedidas, mas sobre os outros, terei que esperar um pouco mais.
Sobre Juninho Petrolina, é craque dentro de campo, mas segundo se comenta, é um Pelé fora de campo...

Arturzinho e Lupercio Luiz... Nada mais justo!

Dentre os muitos homenageados pela Revista Dez na Rede do jornalista Alan Oliveira, dois considero de extrema justiça.
Arturzinho do América e Lupercio Luiz... Arturzinho não só pelos cinqüenta anos de carreira, mas pelo que fez durante esses cinqüenta anos e Lupercio Luiz, por ter conseguido em tão pouco tempo, elevar Mossoró a condição de cidade modelo no esporte amador.

Cobram tudo de Dunga... Até o voto.

Na escolha dos melhores do mundo, Dunga por ser treinador da seleção brasileira não pode votar em Kaká e aí, votou em Pirlo volante da seleção italiana e do Milan.
Por esse voto, Dunga passou a ser criticado por grande parte da imprensa tupiniquim, que imaginou Dunga votando em Lionel Messi da Argentina ou Cristiano Ronaldo de Portugal.
É impressionante a má vontade dos jornalistas brasileiros com o Dunga. Mas, pior ainda é a mania de tentar impor aos outros a forma de pensar linear da maioria...
Messi e Ronaldo são craques, mas Pirlo não é um perna de pau qualquer, além disso, Dunga tem o direito sagrado de votar em quem quiser.
Lamentavelmente a imprensa esportiva, adora impor suas verdades, mas tem o péssimo hábito de não aceitar a verdade alheia.

Estava frio e solitário...

Imagem: Kicker

Audálio é do ABC...

Audálio é do ABC e ponto final... Assim terminou a novela mexicano-potiguar, envolvendo o jogador e os dois clubes de maior torcida do estado.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Audálio é ou não é, jogador do ABC?

- No Globo Esportivo primeira edição, Levi Araújo colocou no ar e ao vivo o jogador recém contratado pelo alvinegro e para surpresa de todos, Audálio disse que nada havia de concreto ainda.
Segundo o atleta, a direção do Coruripe se negou a liberá-lo sob a alegação que teria recebido outras propostas e que gostaria de analisá-las. Audálio afirmou ainda que seu contrato com o clube alagoano expira somente em 2010 e que apesar de querer honrar o acerto com o ABC, terá que conseguir sua liberação junto ao Coruripe.
Mas ao se questionado sobre quem seriam os clubes que apresentaram propostas para contratá-lo, Audálio sem pestanejar afirmou que o América de Natal seria um dos interessados.
De imediato Levi entrou em contato com Paulinho Freire que afirmou peremptoriamente desconhecer o fato...
O tempo dirá com quem está a verdade...

Os melhores do mundo...

Imagem: Blog do Ailton Medeiros
- A FIFA fez justiça a Kaká, fez justiça ao futebol jogado com habilidade e com objetividade. Kaká hoje reúne o que há de mais eficiente e moderno no futebol. Reúne talento, disciplina tática, postura coletiva e aquilo que faz qualquer treinador delirar...
É capaz de destruir qualquer bloqueio com seus passes precisos, com seus dribles desconcertantes e se o bloqueio for muito bem feito, seu chute mortal resolve o problema.
Já Marta, é uma jogadora plástica, elástica e desconcertante. Dona de uma intimidade incomum com a bola, a jogadora brasileira encanta ao espectador apaixonado pelo show.
Porém, Marta não é uma jogadora objetiva, não prima pelo jogo associado e faz de sua imensa habilidade algo somente seu.
Durante o último Campeonato Mundial disputado na China, Marta jogou um futebol exuberante, mas inócuo, pois no momento da decidir, Marta foi completamente anulada pelo peso da decisão.
Portanto, se a frase; "o que vale é bola na rede", cunhada no Brasil como símbolo da eficiência de um atacante for verdadeira, a eleita deveria ter sido a alemã Birgit Prinz.
Pois, para Birgit, o que vale é bola na rede e não dribles acrobáticos, mais inúteis. Birgit é a maior goleadora da história dos mundiais. Birgit com a bola nos pés é mortal, eficiente e eficaz...
Birgit não tem a magia de Marta, mas tem uma visão de jogo digna de um satélite espião. Birgit sabe, que dribles encantam que malabarismos seduzem, mas que nada disso supera o êxtase do gol.
Por isso Birgitt faz gols e ao fazer gols, elevou à Alemanha à condição de Bi-campeã do mundo.

Os ganhadores...

Futebol masculino:
Kaká (Brasil)
Lionel Messi (Argentina)
Cristiano Ronaldo (Portugal)

Futebol feminino:
Marta (Brasil)
Birgit Prinz (Alemanha)
Cristiane (Brasil)

Janeiro é mês de especulação...

- Janeiro é o mês das especulações, algumas vingam e outras acabam desmentidas pelos fatos... Ontem surgiram algumas delas e logo todo mundo ficou alvoroçado diante dos nomes cogitados. No ABC se fala numa possível volta de Marquinhos Mossoró, já no América os nomes são o de Juninho Petrolina, Paulinho Marília, Fabiano, Magal e até Max foi citado.
Pessoalmente não vou me arriscar a comentar sobre especulações, não creio ser proveitoso ficar analisando situações subjetivas.
Mas, nesse disse me disse, existe um ou outro ponto que julgo ser necessária uma breve intervenção. Comenta-se que Fabiano e Magal, aceitariam voltar para o América na Série B, porém não querem se sujeitar a disputa do Campeonato Estadual...
Se fosse eu dirigente do América, daria o caso por encerrado, mesmo considerando os dois, bons valores. Não concordo com esse tipo de posição, não concordo que o América seja colocado em segundo plano, nem aceito que profissionais tenham a pachorra de impor condição tão humilhante.
Sei que o Campeonato Paulista é mais atraente do ponto de vista financeiro e de mídia, mas acho inadmissível alguém ter a coragem de propor algo assim. Se for feito um raciocínio simplório sobre a posição dos atletas, veremos que até mesmo a possibilidade da vinda de ambos para a Série B, irá depender do que acontecer no Campeonato de São Paulo.
Suponha que ambos joguem um futebol maravilhoso no certame paulista, suponha que ambos despertem a atenção de um clube de maior projeção...
Feito isso, faça a seguinte pergunta; virão esses jogadores para o América na Série B?
Se sua resposta for não, você verá que tanto Fabiano como Magal, não estão apenas preferindo o Noroeste e o Guaratinguetá...
Na verdade estão preferindo apostar na possibilidade de aparecer um clube que ambos considerem maior que o América.
Se sua resposta for sim, você é um felizardo, pois nessa idade, ainda acredita em Papai Noel e Coelhinhos da Páscoa.

domingo, dezembro 16, 2007

Wembley pronto para ser um autódromo...

Imagem: Marca

Valeu Cafu...

Imagem: Autor Desconhecido



- Ele tem 37 anos, nunca foi unanimidade no Brasil e também nunca foi o que se chama de craque, mas ninguém é tão profissional, combativo e dedicado a profissão como Cafu.
Duvido que se encontre facilmente um atleta do futebol que tenha seu preparo físico, duvido ainda mais, que me mostrem sem muito esforço, um futebolista tão apaixonado por sua profissão como ele...
Talvez por isso, Cafu tenha chegado aos 37 anos, admirado por todos os que convivem com ele e vestindo a camisa de um dos maiores clubes de futebol do planeta.
Apenas para ilustrar e para provar que dedicação vale a pena, aí vão os títulos conquistados por Cafu em sua brilhante carreira (o levantamento a baixo foi feito pelo jornalista Sylvio Maestrelli em seu texto “Cafu eterno”).

Pela seleção brasileira, Cafu venceu as seguintes competições:


Campeão da Copa das Confederações em 1997.
Campeão da Copa América em 1997 e 1999.
Campeão do Mundo em 1994 e 2002.

Atuando por clubes, Cafu conquistou os seguintes campeonatos:


Recopa em 1995 pelo Real Zaragoza da Espanha.
Campeão italiano pela Roma em 2001.
Campeão italiano pelo Milan em 2004.
Supercopa pelo Milan em 2007.
Liga dos Campeões da Europa em 2007 pelo Milan.
Campeão mundial de clubes em 1992 e 1993 pelo São Paulo.
Campeão mundial em 2007 pelo Milan.
É mole?

O mundo é italiano...

Imagem: Marca



- O Milan da Itália é o novo Campeão Mundial de Futebol e com esse título chega à marca de quatro conquistas em 27 anos de competição.
Mesmo que oficialmente a FIFA não reconheça as disputas anteriores a 2005, historicamente ninguém pode contestar a vitórias obtidas no campo de jogo pelo clube italiano.
Na partida realizada hoje no Japão, bem que o Boca ainda tentou jogar de igual para igual, chegou mesmo a ter alguns bons momentos no primeiro tempo, mas na segunda etapa o Milan tomou as rédeas do jogo e venceu com facilidade por 4x2.
É difícil imaginar que um time que tenha em seu elenco jogadores como Kaká, Pirlo, Seedorf, Ambrosini e os eternos Maldini e Cafu, não tivesse a força necessária para chegar à decisão contra o bom time do Boca Juniors.
Foi à vitória do talento sobre a garra, foi a vitória que demonstrou o quanto é perigosa, a soma entre a estratégia italiana de se resguardar quando um time, tem em seu elenco jogadores habilidosos, inteligentes, combativos e um craque do calibre de Kaká.

Manchetes dos jornais italianos e argentinos, após a vitória do Milan sobre o Boca Juniors.

- El Clárin da Argentina: “Boca sufrió la contundencia del Milan”

- Olé da Argentina: “Picado fino”

- La Gazzetta dello Sport da Itália: “Milan campione del mondo”

Em minha opinião, a melhor de todas foi a do Olé da Argentina, que se traduzida ao pé da letra, demonstra toda a superioridade dos italianos e o bom humor da redação do jornal...
“Cortado em pedacinhos”.

Tevez, marcou o gol da vitória do Manchester United sobre o Liverpool...

Imagem: El Clárin

Curtas...

- O combativo meio campista argentino, Simeone, é o novo treinador do River Plate de Buenos Aires.

- Na Inglaterra Manchester United venceu o Liverpool por 1x0 e o Arsenal venceu o Chelsea também por 1x0.

- Agora, o Arsenal é o líder com 40 pontos e o Manchester United, é o vice-líder com 39 pontos. Faltando ainda 21 rodadas para o final, a Premiership, promete muitas emoções.

Correção...

No texto “Todos têm o direito... Inclusive o Palmeiras”, esqueci de citar o São Paulo como um dos clubes que segundo a FIFA, podem ostentar o titulo de Campeão Mundial Interclubes. Agora, são os seguintes clubes que a FIFA reconhece como Campeões Mundiais: SC Corinthians Paulista, São Paulo FC, SC Internacional e AC Milan.
Agradeço ao Filipe Mamede e ao Carlos Henrique pelo alerta.

Capitão Padang volta ao comando...

Arte Digital: Fernando Amaral
A montagem acima teve como base, a brincadeira que o pessoal do www.kibelouco.com.br fez com o Corinthians... Portanto, não dêem chilique. É só uma bricadeira!

Todos têm o direito... Inclusive o Palmeiras.

A decisão da FIFA em considerar o Corinthians como o primeiro campeão mundial de clubes, casou profundo mal estar na cúpula da CBF...
Ricardo Teixeira deu sua palavra ao Governador de São Paulo José Serra, que lutaria para que a FIFA reconhecesse o Palmeiras, clube do coração de Serra, como um dos detentores do titulo.
O sonho do Palmeiras de também ser considerado campeão mundial, começou quando sua direção resolveu pleitear o reconhecimento pela FIFA, da Copa Rio de 1951 como o primeiro mundial interclubes.
A Copa Rio foi realizada no ano de 1951 sob o patrocínio da CBD (hoje CBF) e contou com o apoio de Jules Rimet, então presidente da FIFA.
Participaram do evento 8 equipes, divididas em 2 grupos de 4 equipes cada um. No Grupo do Rio de Janeiro, estavam, Vasco da Gama (Brasil), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Sporting Lisboa (Portugal).
O Grupo de São Paulo foi formado por, Palmeiras (Brasil), Juventus (Itália), Red Star Beograd (Iugoslávia) e Olympique de Nice (França).
No Grupo do Rio, o Vasco foi o primeiro colocado com 9 pontos, seguido pelo Áustria Viena com 6. No Grupo de São Paulo, a Juventus foi à primeira colocada também com 9 pontos e o Palmeiras ficou em segundo com 6 pontos.
Na semifinal de São Paulo, a Juventus passou pelo Áustria Viena, após um empate de 3x3 e uma vitória de 3x1 na segunda partida.
No jogo do Rio de Janeiro, o Palmeiras surpreendeu e eliminou o Vasco, que a época era à base da seleção brasileira, depois de vencer o time carioca por 2x1 no primeiro jogo e segurar um heróico 0x0 na segunda partida.
Classificado para enfrentar a Juventus, o Palmeiras se encheu de brios e a acabou conquistando o título de campeão, após vencer os italianos por 2x1 no primeiro confronto e obter um suado 2x2 no confronto seguinte.
Os alviverdes sempre reivindicaram o reconhecimento dessa conquista como uma conquista tão importante ou mais, que os confrontos entre o Campeão da América do Sul e o Campeão da Europa que se seguiram.
Mas infelizmente, ontem em Zurique, o Comitê Executivo da FIFA, resolveu que só poderá ostentar oficialmente o status de Campeão Mundial, aquele que for o vencedor do Campeonato Mundial patrocinado pela entidade...
Na prática isso quer dizer, que só o Corinthians, campeão em 2000 e o Internacional, campeão em 2006, podem se considerar campeões do mundo de direito.

Histórico

Copa Rio 1951

Grupo do Rio de Janeiro – Jogos no Maracanã

Vasco da Gama 5x1 Sporting Lisboa
Áustria Viena 4x0 Nacional
Nacional 3x2 Sporting Lisboa
Vasco da Gama 5x1 Áustria Viena
Áustria Viena 2x1 Sporting Lisboa
Vasco da Gama 2x1 Nacional

Grupo de São Paulo – Jogos no Pacaembu

Palmeiras 3x0 Olympique de Nice
Juventus 3x2 Red Star Beograd
Juventus 3x2 Olympique de Nice
Palmeiras 2x1 Red Star Beograd
Olympique de Nice 3x2 Red Star Beograd
Juventus 4x0 Palmeiras

Semifinal
Juventus 3x3 Áustria Viena – Pacaembu
Áustria Viena 1x3 Juventus – Pacaembu

Palmeiras 2x1 Vasco da Gama – Maracanã
Vasco da Gama 0x0 Palmeiras – Maracanã

Final
Palmeiras 1x0 Juventus – Pacaembu
Juventus 2x2 Palmeiras – Maracanã – 100. 933 pessoas assistiram ao jogo (82.892 pagantes)

Taça Intercontinental – Campeões

1960 – Real Madrid CF
1961 – CA Peñarol
1962 – Santos FC
1963 – Santos FC
1964 – FC Internazionale Milano
1965 – FC Internazionale Milano
1966 – CA Peñarol
1967 – Racing Club de Avellaneda
1968 – Club Estudiantes de La Plata
1969 – AC Milan
1970 – Feyenoord Rotherdam
1971 – Club Nacional de Football
1972 – Amsterdamsche Football Club Ajax
1973 – CA Independiente
1974 – Club Atlético de Madrid
1975 – Não realizado
1976 – FC Bayern München e.V
1977 – Club Atlético Boca Juniors
1978 – Não realizado
1979 – Club Olimpia


Copa Intercontinental Toyota – Campeões


1980 – Club Nacional de Football
1981 – CR Flamengo
1982 – CA Peñarol
1983 – Grêmio Foot-Ball Portoalegrense
1984 – CA Independiente
1985 – Juventus FC
1986 – CA River Plate
1987 – FC Porto
1988 – Club Nacional de Football
1989 – AC Milan
1990 – AC Milan
1991 – FC Red Star ou FK Crvena Zvezda (nome em sérvio)
1992 – São Paulo FC
1993 – São Paulo FC
1994 – CA Vélez Sársfield
1995 – Amsterdamsche Football Club Ajax
1996 – Juventus FC
1997 – BVB Borussia Dortmund
1998 – Real Madrid CF
1999 – Manchester United FC
2000 – CA Boca Juniors
2001 – FC Bayern München e.V
2002 – Real Madrid CF
2003 – CA Boca Juniors
2004 – FC Porto


Campeonato Mundial de Clubes – FIFA – Campeões

2000 – SC Corinthians Paulista
2001 – Não realizado
2002 – Não realizado
2003 – Não realizado
2004 – Não realizado
2005 – São Paulo FC
2006 – SC Internacional










sexta-feira, dezembro 14, 2007

Putz... Que dia ruim!

Imagem: Kicker

ABC foi buscar reforços na Série C...

O ABC divulgou hoje o nome de seus novos contratados e confirmou a lista dos jogadores que renovaram seus contratos com o clube.
Judas Tadeu presidente do clube, em entrevista coletiva, anunciou a contratação dos meias Fábio Costa (Coruripe/AL) e Ronildo (CRAC/GO), do atacante Valdir Papel (Bragantino/SP), do ala esquerdo Alysson (Vitória/BA) e do volante Audálio (Coruripe/AL).
Dos novos nomes o que mais me agradou foi o do meia Ronildo.

Ninguém quer vir jogar contra o Paranamirim...

O conselheiro e investidor do América Paulinho Freire, em entrevista a Rádio Globo, informou que o clube tentou vários jogadores, mas alguns preferiram disputar o Campeonato Paulista a vir jogar em Natal no primeiro semestre.

Quem fez a falta?

Imagem: Kicker

Beá quer receber...

- O atacante Beá que foi contratado pelo América para a Série A, abriu a boca e declarou que a equipe americana lhe deve 30 mil reais, referente aos salários de junho, julho e agosto de 2007. Segundo o Jornal Lance, Beá teria dito ainda, que está arrependido de ter aberto mão da cláusula contratual que lhe garantia o direito de receber o dinheiro da rescisão contratual.

Paulo Rangel é jogador do América...

Segundo soube, o América contratou Paulo Rangel do Baraúnas de Mossoró...
Salário de 6 mil reais mês.

Ranking das federações brasileiras...

- Pelo ranking oficial da CBF, a Federação norte-rio-grandense de Futebol é a décima segunda entre as 27 Federações do Brasil. A FNF somou 1.058 pontos. Em primeiro lugar ficou a Federação Paulista de Futebol com 15.667 e em último lugar está a Federação de Roraima com 45 pontos.

Felix Baumgartner desafiou os 509 metros de altura do prédio mais alto do mundo em Taiwan...

Imagem: UOL

Curtas...

- CA Boca Juniors e AC Milan, fazem a final do Campeonato Mundial de Clubes de 2007...

- O Clube Atlético Mineiro fez uma proposta absurda ao ABC para ter Nego em 2008. Os mineiros ofereceram 150 mil reais pelos direitos federativos do jogador...

- Fábio Capello deve ser o novo técnico da seleção da Inglaterra...

- A liga americana de Basebol não faz contratos mixurucas e nem os renova por pouco tempo. O New York Yankees renovou o contrato de Alex Rodriguez, seu terceira base, por um período de 10 anos e vai pagar ao jogador, 275 milhões dólares pelo período. O mais incrível é o recorde anterior, pertence também ao jogador Alex Rodrigues, que havia assinado em 200, um contrato com o Texas Rangers no valor de 252 milhões pelo mesmo período de 10 anos.

Marguit e as filhas Vitória e Luiza, ainda esperam por Cléber...

Imagem: UOL




Depois de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) aqui em Natal, após o Bahia ter sido derrotado pelo ABC no octogonal decisivo da Série C, o meia Cleber ainda luta por sua vida.
Sábado passado o jogador que se encontra internado na UTI do Hospital Espanhol em Salvador, dede o dia 22 de outubro, sofreu significativa piora...
Cléber teve que ser entubado às pressas, mas na terça feira passada, Cléber voltou a respirar sem auxilio de aparelhos.
O caso do jogador é comovente, pois no momento que apresentava melhoras, Cléber sofreu um segundo AVC e, um catéter infectado usado para drenar o sangue, acabou provocando um quadro de meningite no atleta. Segundo o médico do Bahia, Dr. Marcos Lopes, Cléber está inconsciente e corre sério risco de morte.
O triste, é que o Vitória deve a Cléber 60 mil reais e nem sua atual situação, provocou nos dirigentes do rubro negro baiano qualquer iniciativa de quitar a dívida.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Atacante não acredita em bola perdida... Confere todas!

Imagem: Kicker

Em fevereiro começa a corrida para uma vaga na Libertadores da América...

No dia 13 de fevereiro de 2008 às 20h30min no Estádio Leonardo Nogueira, o Baraúnas estará enfrentando o Criciúma de Santa Catarina pela Copa do Brasil.
No dia 27 de fevereiro de 2008 às 15h30min no Estádio de Moça Bonita em Bangu no Rio de Janeiro, o ABC estará enfrentado o Madureira pela Copa do Brasil.
Os enunciados acima deixam claro uma coisa; o Baraúnas terá em tese, um adversário mais difícil em sua estréia, mas jogará em casa e num estádio melhor.
Já o ABC, também em tese, enfrentará um adversário mais frágil. Porém o local do jogo, não é lá grande coisa.
Fiz questão de frisar que em tese um é mais forte e o outro é mais fraco, por uma simples razão; ninguém pode ainda avaliar nenhuma das equipes, pois todos os elencos, ainda estão em formação.

Pode parecer incrível... O atacante falhou e o goleiro também!

Imagem: Kicker

Os primeiros passos de ABC e Baraúnas...

- De acordo com o diagrama da competição que foi divulgado pela CBF, o Baraúnas, caso ultrapasse o Criciúma, pegará o vencedor de Bahia e Icasa do Ceará. Passando por Icasa ou Bahia, o tricolor mossoroense, poderá repetir o duelo contra o Vasco da Gama. Para isso, o Vasco terá que derrotar o Itabaiana e depois vencer o Bragantino ou o Democrata de Minas Gerais.
O ABC, se vencer o Madureira, terá pela frente o vencedor de Juventude do Rio Grande do Sul ou o Linhares do Espírito Santo. Dando tudo certo, o alvinegro poderá acabar enfrentando Corinthians ou o Atlético Paranaense de Wallyson na terceira fase, desde que um deles ultrapasse o Águia Negra de Mato Grosso do Sul ou o Paranavaí do Paraná.

terça-feira, dezembro 11, 2007

Roberto Medeiros no TV U Esporte...

Na última segunda feira quem deu um show de inteligência no TV U Esporte, foi o jornalista Roberto Medeiros...
Repercutiu bastante o papo que eu e Luiza tivemos com Roberto no programa.

Festa dos brancos...

Imagem: Kicker

América FC...

Alex Padang entrou com oficio em nome do América FC (assina como vice presidente do clube), solicitando prestação de conta da administração Alexandre Cavalcanti. No ofício, o América exige também o detalhamento do uso dos recursos advindos da CBF para a Federação...
O que tinha azedado, agora, parece que fedeu de vez.

ABC FC...

- Andei sabendo que Neto Potiguar foi contatado pela direção do ABC...

- A propalada oferta do Atlético Mineiro pelo zagueiro Nego é conversa fiada. O que existe mesmo, é uma proposta do Atlético Paranaense que deseja levar o jogador por empréstimo, apenas para jogar o estadual...

Festa dos vermelhos...

Imagem: Kicker

Deu no blog do Juca Kfouri...

- O Supremo Tribunal Federal não aceitou o recurso da CBF e, assim, o torcedor baiano Carlos Alberto Santana Machado ganhou sua ação de danos morais e materiais contra a entidade.
Ele acionou a CBF por considerar que o escândalo da arbitragem em 2005 -- o caso Edílson Pereira de Carvalho -- afetou também a Série B e não apenas a Série A, que teve 11 jogos anulados.
Como se recorda, o árbitro Paulo José Danelon também foi denunciado à época e ele atuou na Série B, que não teve nenhum jogo anulado.
O torcedor do Bahia é funcionário do Tribunal de Justiça do Estado e ganhou 10 mil reais a título de indenização.
A decisão, em última instância, permite que outros torcedores que se julguem prejudicados pelo mesmo episódio também acionem a CBF.
Para tanto, basta que apresentem ingressos ou provas de terem comprado TV por assinatura para receber os jogos da Segunda Divisão.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILPODER JUDICIÁRIO
N° 157/2007
Data da divulgação: quinta-feira, 06 de dezembro de 2007.
Brasília - DF
REPERCUSSÃO GERAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO 565.138-0 (324)
PROCED. : BAHIA
RELATOR : MIN. MENEZES DIREITO
RECTE.(S) : CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
CBFADV.(A/S) : CARLOS EUGÊNIO LOPESRECDO.(A/S) : CARLOS ALBERTO SANTANA MACHADOADV.(A/S) : JOSÉ WANDERLEY OLIVEIRA GOMES
EMENTA Código de Defesa do Consumidor.
Danos materiais e morais.
Recurso Extraordinário interposto pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.
Ausência de repercussão geral.
Decisão: O Tribunal, por maioria, recusou o recurso extraordinário ante a ausência de repercussão geral da questão constitucional suscitada, vencido o ministro Marco Aurélio.
Ministro MENEZES DIREITO
Relator

domingo, dezembro 09, 2007

A lamentável morte de um menino de 27 anos... Rafael Sperafico.

Imagem: UOL

Algumas considerações sobre a entrevista do Presidente do América ao Jornal O Poti...

Li a entrevista do Presidente do América Gustavo Carvalho, dada ao Jornal O Poti nesse fim de semana e sobre ela farei algumas considerações.
Quando perguntado sobre os motivos da queda do América, o Presidente lançou mão do velho, surrado e vazio chavão: “por diversos fatores”.
Creio que como “chefe supremo” do clube rubro, ele poderia enumerar item por item os motivos e indicar seu grau de responsabilidade em cada um deles.
Na mesma pergunta, Gustavo Carvalho voltou a afirmar que além “dos diversos motivos”, a cruel regra do Clube dos 13, impõem o que ele chamou de “tratamento desigual”...
Será que na condição de empresário, Gustavo Carvalho faz uma equânime partilha dos recursos obtidos em seus negócios? Não seriam também os grandes blocos que participam da festa promovida pela empresa de Gustavo Carvalho, tratados de forma “diferente”? Ele paga ao Chiclete com Banana o mesmo valor que paga a Pedrinho Mendes?
Portanto, esse discurso é apenas um sofisma cheio armadilhas para conquistar a patuléia. Gustavo sabe que tudo na vida tem seu valor baseado no valor que agrega e não em critérios emotivos ou de justiça.
Na Avenida Paulista, assim como na Wall Street, o peso de cada pessoa, empresa ou país, equivale ao peso em dólares que cada um possa trazer aos investidores.
Sobre suas explicações a respeito do que ele considera como maior erro da diretoria, não tem muito que comentar. Gustavo fala em vaidade imperceptível e na demora em percebê-la, fala também que essa vaidade acabou levando a dispensa de dois profissionais que haviam colaborado com o clube nos anos anteriores...
Faltou apenas, o Presidente acrescentar que junto com a vaidade, sua gestão foi acometida de outras “doenças” igualmente perigosas, tais como: arrogância, prepotência, empáfia e a síndrome da invencibilidade.
Porém, nada foi pior que a inação diante da derrocada que se avizinhava.
Questionado sobre o desmonte do time às vésperas do Campeonato Brasileiro e sobre a dispensa do Goleiro Fabiano, Gustavo disse que “o time dispensado não tinha sangue” e que era irresponsável.
Penso diferente, mas respeitarei o ponto de vista do Presidente. Em relação ao goleiro Fabiano, o Presidente afirmou que o goleiro foi dispensado por indisciplina e que por não aceitar quebra de hierarquia e indisciplina, dispensou o atleta.
Mas ao ler o exemplo dado por Gustavo como sendo um ato de indisciplina do goleiro Fabiano me assustei... “Na única vez em que foi para o banco de reservas, ficou sem falar com os colegas”.
Se bem me lembro dos conceitos de quebra de hierarquia e de indisciplina, que me foram ensinados por meu avô general e meu pai coronel, a atitude de Fabiano não se enquadra em nenhum deles.
No máximo poderia ser taxado de atitude infantil, deseducada ou fruto da falta de preparo para lidar com a adversidade. Nunca como indisciplina ou quebra de hierarquia.
Bernd Schuster, que hoje é técnico do Real Madrid passou anos sem falar com o treinador da seleção alemã e nunca deixou de ser convocado por isso.
Eu mesmo trabalhei alguns anos na extinta Fundação de Assistência ao Estudante, com um chefe a quem nunca dirigi a palavra, mas nem por isso, fui transferido ou ameaçado. Ele me designava tarefas e eu as cumpria.
Ou Gustavo achou o exemplo errado, ou o que ouve mesmo foi um choque de vaidosos e aí, ganhou o vaidoso que pagava.
O final da entrevista é dedicado a explicações contábeis e administrativas referentes à sua gestão...
Nesse ponto encerro minhas considerações, pois não tenho nenhuma informação para embasar qualquer comentário, assim como considero uma questão interna do clube e que deve ser discutida intramuros.
Gustavo encerra agradecendo o apoio que recebeu de diversas pessoas e da imprensa (não creio estar incluído) por terem contribuído para que o balanço final de sua administração fosse positivo.
Aí também discordamos, mas não vale à pena ir além, já que nosso conceito de positivo não é o mesmo.
No mais, desejo com toda sinceridade que Gustavo Carvalho seja muito feliz em sua vida pessoal e que esses anos à frente do América, tenham sido proveitosos no sentido de torná-lo um homem ainda melhor.

Queriam culpar o show da Rita Lee pelo que não fizeram...

Charge: Baptistão

Que fique bem vivo na memória...

Melhor assim, melhor não ter ganhado, a vitória poderia servir como cortina para encobrir todos os erros e desmandos de um ano que jamais deverá ser esquecido.
Esquecer 2007 é perdoar o imperdoável, é calar-se diante da omissão dos que não cobraram o que era de seu dever cobrar.
Esquecer é concordar com o uso da instituição América para fins pessoais.
Esquecer é passar a mão na cabeça dos arrogantes, dos falastrões e dos bufões que se jactavam de ter realizado o que era de sua obrigação realizar.
Ninguém é eleito e conduzido a liderança de um grupo ou instituição para errar, todos são alçados ao comando para fazer sempre o melhor.
Esquecer por fim, é permitir que a história se repita e ao se repetir, que traga ainda mais dor, sofrimento, desilusão e desonra a um clube que merecia ser tratado com respeito.
Acabou finalmente o sofrimento...
Coube ao Baraúnas a missão de desligar os aparelhos, apagar as luzes e deixar que a família chore uma morte já esperada...

O Baraúnas soube somar... Por isso ganhou!

Um time sem nomes de peso (normalmente são tão pesados que afundam as equipes onde estão), um time sem um treinador marrento e falastrão, um time decidido a ganhar a última competição do ano por essas bandas... Isso foi o que se viu no Baraúnas.
Sem alarde, sem discursos e sem conversa mole, o tricolor mossoroense armou-se para ganhar a Copa do Rio Grande do Norte e ocupar a segunda vaga da Copa do Brasil pertencente ao Estado.
Sabendo que o ABC não estava nem aí para a Copa, que o Alecrim é mais um sonho de seus apaixonados torcedores e que o América viria para disputa com o time dos dezessete pontos, o Baraúnas só precisou somar o as facilidades do grupo da capital com o despreparo do grupo do interior, para saber que suas chances eram claras e nítidas...
Venceu com folga a chave interiorana sofrendo apenas uma derrota para o ASSU por 2x1 e depois, eliminou o desinteressado ABC na semifinal. Na final, enfrentou e venceu o América em Mossoró por 3x2 e repetiu o placar no Machadão.
Nada mais justo, nada mais correto e nada mais a acrescentar.

Paulo Moroni cansou e disse adeus...

Paulo Moroni não é mais o treinador do América, comunicou que vai entregar o cargo e partir em busca de novos ares...
Moroni é um bom treinador, isso é inegável, mas mais uma vez errou ao deixar o Barras do Piauí e vir tentar a sorte no América. Essa é a segunda vez que Moroni deixa o certo pelo duvidoso e é a segunda vez que se decepciona.
Primeiro foi o São Gonçalo e agora o Barras...
Um apena, mas creio que desta vez Moroni vai passar um bom tempo longe de Natal. Só espero que ele amadureça, no sentido de não mais se deixar levar pelo canto suave da sereia...
Ávido leitor que é, deve saber que essas figuras mitológicas eram o terror dos navegantes gregos e responsáveis pela morte de inúmeras tripulações que se deixam seduzir por seu canto melodioso.
Boa sorte Moroni!

Souza também...

O mínimo que se espera, é que o América chame Souza para uma conversa e lhe dê uma despedida digna de sua história.

Isso é que podemos chamar de profissionalismo e organização...

Sobre o ridículo imbróglio da falta de luz no Machadão, não vou me pronunciar... Mas me concederei o direito de rir.

sábado, dezembro 08, 2007

Meu Deus!!! Eu consegui perder esse gol...

Imagem: Kicker

Marcelo Teixeira e Wiston Churchill... A diferença entre a ânsia de ficar e a hora de ir.

- Marcelo Teixeira é candidato a reeleição a presidência do Santos FC pela sexta vez, sendo que cinco desses mandatos foram consecutivos. O mais trágico, é que Marcelo Teixeira tem o apoio de Ricardo Teixeira, Presidente da CBF e Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol.
Sobre Ricardo Teixeira nada a acrescentar, mas sobre Marco Polo Del Nero, basta uma rápida pesquisa entre os clubes do Estado de São Paulo para se ter uma idéia de quem é esse senhor.
Infelizmente é assim que as coisas são no Brasil, basta um ou dois acertos para que a massa ignara e iludida permita através do voto a perpetuação no poder,de quem sabe transformar a obrigação do fazer bem, em algo extraordinário.
No Brasil o voto nunca foi instrumento de democracia e pluralidade, sempre foi instrumento de continuísmo...
Temos por incrível que pareça, a ditadura dos manipuladores disfarçada sob o manto do sufrágio universal, livre e soberano.
No país os políticos não representam ninguém, a não ser os intermediários entre eles e o povo. Aqui os políticos são financiados ou apoiados por sindicatos, empresas, associações, universidades, movimentos sociais, igrejas ou clubes de futebol. Portanto, quando chegam ao poder nada devem ao eleitor, seu compromisso é com sua turma.
Nos clubes de futebol, o fato ainda é mais grave, pois mesmo que a lei exija que o voto seja estendido ao quadro social, os dirigentes criaram uma saída bem de acordo com suas necessidades. O eleitor elege o Conselho Deliberativo e esse, por sua vez elege o Presidente.
Feito isso, tudo fica mais fácil, pois com um número reduzido de eleitores o candidato pode “manobrar” à vontade em busca dos votos que precisa.
Isso explica a enorme resistência que nossos dirigentes têm em relação à transformação dos clubes em empresas de capital aberto.
Aos conselheiros basta uns mimos, aos investidores haveria necessidade de mostrar eficiência, suficiência e eficácia...
Enfim, presidente que não gerasse lucros seria mandado embora sem maiores problemas.
Marcelo Teixeira é apenas um exemplo do ocorre tradicionalmente no futebol brasileiro e na nossa propalada democracia...
Poucos mandam, muitos imaginam influir e ninguém está nem aí para o resultado. O que todos querem, é alguma satisfação momentânea e pessoal, pois para o brasileiro, o futuro a Deus pertence.
Gosto sempre de citar um fato histórico que demonstra muito claramente a diferença entre quem sabe a diferença entre causa e efeito e quem nada sabe sobre isso.
Corria o ano de 1945 na Europa, a guerra havia chegado ao fim e na Berlin destruída, Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética reuniram-se para decidir o destino e a partilha do planeta. Em Potsdam, Winston Churchill, Harry Truman e Josef Stalin iniciaram as conversações ainda sob a euforia da vitória, mas já separados pela desconfiança mutua. Paralelamente, a Inglaterra viva seu período eleitoral e é nesse ponto que baseio meu argumento.
Churchill como era natural tentou a reeleição, afinal o velho estadista havia sido o único a resistir a Hitler desde sempre e sua determinação e intransigência foram fatores primordiais na derrota da Alemanha.
Mas, os ingleses são um povo que sabe como se utilizar dos políticos. Cansados da luta e ansiosos pela paz, sabiam que era hora de mudar, pois o velho Churchill segundo a visão britânica era o homem certo para os momentos de crise, mas o homem errado para os tempos de paz.
Queriam alguém menos teimoso, menos combativo e mais pragmático...
Votaram em Clement Attlee e mandaram para casa o homem que os havia guiado na vitória contra Hitler e a poderosa Wehrmacht.
Attlee nunca teve o estofo de Churchill, nunca conseguiu igualá-lo, porém tinha o perfil desejado pelos súditos de sua majestade e acabou assinando o mais importante acordo de paz da história moderna...
Esse mesmo fato se ocorrido por aqui, teria sido motivo de prorrogação de mandato ou histeria coletiva dos “donos” do poder...
O argumento seria um só; “prorrogaremos o mandato em nome da governabilidade e dos interesses maiores do Brasil”.
Alguém dúvida?
Ah! Churchill voltou a ser Primeiro Ministro inglês alguns anos depois, voltou no momento em que a guerra fria quase se tornou quente. Voltou quando os ingleses perceberam que era o momento de voltar...
Lá tudo tem seu tempo e cada homem seu prazo de validade.
Lá Churchill foi para casa cuidar de sua vida, por aqui, Ricardo Teixeira, Marcelo Teixeira e todos os outros permanecem aporrinhando a nossa vida.

Na área, o goleiro é quem manda...

Imagem: Kicker

Os riscos de aparecer algum Maracatu...

Estou preocupado com a possibilidade de aparecer algum maracatu durante a estada do ator Antonio Bandeiras e sua mulher, a também atriz Melanie Griffith em Natal.
Tomara que não surja nenhum idiota a oferecer camisas do ABC ou do América aos dois...
E Deus permita, que ninguém saia perguntado se Antonio Bandeiras é alvinegro ou alvirrubro. O pior, é que corremos dois riscos sérios.
O primeiro, é o de ver o Antonio Bandeiras e a Melanie Griffith serem levados para conhecer o Maria Lamas Farache, e ainda ter que participar de uma tarde dançante ao som do Cinzeiro de Motel.
E o segundo, é o pobre casal ter que visitar o Centro de Treinamento do América, e ter que dançar forró com os dançarinos da banda Cavaleiros do Forró.
Mas, duro mesmo é se algum entusiasmado repórter esportivo quiser saber o que Bandeiras achou da estrutura do nosso futebol, e se ele concorda que o lugar de América e ABC é na Série A...

Enfim o site do América voltou...

Depois de dois dias fora do ar, o site rubro voltou... Ainda bem!
Só espero que com o fim do mandato do Senhor Gustavo Carvalho, a censura imposta ao site seja derrubada e a seção Forum volte a ser utilizada pelos torcedores rubros.
Mesmo tendo sido um dos mais criticados pelos freqüentadores da seção, não senti nenhum alivio ou felicidade com seu fechamento. Não gosto de mordaças, não suporto censura.

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Estádios sempre são usados por manipuladores... Quando não são os dirigentes, são os ditadores!

Imagem: Congresso dos Estados Unidos da América

São Paulo está uma festa... Enquanto uns choram, outros se deliciam.

Recebi de um leitor que mora em Santos, e que como todo bom santista, ainda não parou de rir com a desgraça do alvinegro paulistano.



Corinthians: o teu destino
É jogar com o Bragantino...
E também, com melancolia,ter de enfrentar o Bahia...
Corinthians, vou te dizer: vai ser chato jogar com o ABC...
Mas pare, olhe e pense: pior ainda será pegar o Brasiliense...
Corinthians: tua fiel família terá de ir até Marília...
É quanta dureza!
Mais longe ainda é Fortaleza...
Corinthians: a tua sina é pegar o Tigre de Santa Catarina...
E o teu tal coração corintiano vai bater fraquinho em São Caetano...
Corinthians: mas que inhaca!
Será chato ter de estar com a Macaca...
Bem sei que teu peito sempre se inflama, mas aviso: vai ter jogo contra o Gama...
Corinthians: cavastes tua cova e agora terás de jogar com o Vila Nova!
E eu vou rir pra dedé...
Quando fores em Santo André...
Corinthians: hoje me redimi, pois terá jogo teu em Barueri...
E também (há, há, há) vais pegar o Ceará...
Corinthians, "péra" aí: tem cabimento jogo com o Avaí?
E também (olalá, olelê) por fim enfrentarás o CRB...
Corinthians: existe algum mal ter de jogar de novo em Natal?
Espero que tenhas digna atitude e encare novamente Paraná e Juventude...
Corinthians: para encerrar há algo que tenho de te falar...
Pela franqueza te peço perdão...

Mas teu lugar é mesmo na Segunda Divisão!

Carta de um pequenino alecrinense para Papai Noel...

O senhor sempre me esqueçe não é Papai Noel... Tudo bem, eu nem ligo!

Carta de um pequenino americano para Papai Noel...

Pôxa Papai Noel... Eu fui tão mau assim?

Carta de um pequenino abecista para Papai Noel...

- Papai Noel, esse ano o senhor não precisa me trazer nada... Já ganhei tudo!

Cadê o site?

- Ontem o provedor informava que o site do América estava em manutenção. Hoje não existe mais nenhuma informação... Alguém sabe que fim levou o site rubro?

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Escorregou e a bola subiu... Agora, só no próximo pênalti.

Imagem: Kicker

Azedou...

- Azedou definitivamente a relação entre o América e Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Mas, não azedou por nobres razões e sim por questões bananais!
Dizem os jornais e blogs que o América, irá pedir informações ao Presidente Alexandre Cavalcanti sobre como ele gere a entidade no campo econômico e administrativo. Trocando em miúdos, quer a direção americana uma detalhada prestação de contas.
O que teria isso de anormal pode questionar o leitor... Nada!
Absolutamente nada, se tal formulação fosse uma praxe dos clubes filiados a FNF. Mas, pergunto eu meu caro leitor, você acha mesmo, que os dirigentes americanos têm mesmo tanto interesse assim nessa prestação de contas? Está claro que não!
Caso fosse a tal prestação de contas tão importante assim, não só o América, mas todos os filiados a pediriam mais freqüentemente e a analisariam mais detalhadamente.
O que o América quer com esse pedido, é deixar claro que a lua de mel acabou, pois sabem os dirigentes do clube rubro, que quem procura acha...
E eles agora querem achar.

O motivo de ter azedado...

- Dizem que a irritação do alto comando americano com o Presidente Alexandre Cavalcanti e com o Senhor Pio Marinheiro começou depois que o alto comando do clube rubro, considerou “excessiva” a atenção dada ao ABC FC durante a Série C por ambos.
Segundo soube, o fato de serem os dois torcedores do América tornou a indignação ainda maior, e para piorar, alguém teria dito que nenhum dos dois se prestou a fazer o mesmo pelo clube rubro na Série A.
Como é normal que em casos onde o cérebro seja substituído por impulsos emocionais, o fato foi reduzido a termos simples.
Afirmar que a má campanha do América, poderia ter sido melhor caso o Senhor Pio Marinheiro e o Senhor Alexandre Cavalcanti tivessem nela se envolvido com maior afinco, me perdoem, é super valorizar os personagens.
Dizer que o ABC conseguiu sua ascensão a Série B graças à presença de ambos, é hiper valorizar os dois e tentar reduzir o feito alvinegro.
Mas para que ninguém diga que eu não falei de flores, até admito que o Presidente FNF Alexandre Cavalcanti e Pio Marinheiro representando a CBF, tenham “causado profunda impressão” no Piauí e na Paraíba.
Admito até, que eles com suas presenças ostensivas, possam ter constrangido árbitros nos estados já citados e dentro de casa. Mas, acreditar que o Presidente Alexandre Cavalcanti e Pio Marinheiro tenham causado alguma comoção na Bahia, em São Paulo ou em Goiás, é ou ignorância ou ingenuidade.
Portanto cabe aqui uma pergunta...
Que força tem o Presidente da FNF e o Representante da CBF para o Rio Grande Norte na Série A?
Tremeriam diante deles o Presidente da Comissão Nacional de Árbitros?
Os árbitros do quadro da FIFA se sentiriam pressionados ante a visão desses senhores nos corredores dos estádios?
Flamengo, Vasco, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e outros, sofreriam calafrios ao se deparar com Alexandre e Pio na tribuna de honra de algum campo de futebol?
Deixo a resposta para com os senhores, mas afirmo que antemão, que Alexandre Cavalcanti e Pio Marinheiro, podem até fazer muito sucesso na Série C...
Porém, na Série A são ilustres desconhecidos para a grande maioria.