segunda-feira, junho 18, 2007

Sem a grana do contribuinte, o "jardim" de idéias dos nossos parlamentares murcharia.

Diogo Mainardi já disse que no Brasil é preciso para com essa história de embate de idéias na política. Afinal, onde já se viu político brasileiro ter idéias... Ele tem razão.
Para provar essa tese o Deputado Poty Junior deu forte e decisiva contribuição. Num desses lances de marketing do absurdo, a Assembléia Legislativa resolveu “passear” pelo estado e se instalou em Mossoró e foi lá que Poty Junior, pomposamente apresentou um projeto que segundo ele vai alavancar o futebol do estado. “O Bola de Ouro” (parece nome de jogador de sinuca).
O projeto não cria nada de novo (o espanto era se criasse) e cai na mesmice de sempre... Meter a mão no dinheiro público através da renuncia fiscal. Isto é, o governo cede parte do ICMS para os clubes (tem até uma tabela onde o deputado ranqueia os clubes para a divisão do bolo).
Segundo o parlamentar esse dinheiro serviria para pagar as despesas das equipes. tsc, tsc, tsc... É aí que mora o perigo. Todos sabem como os cartolas são criativos na criação de despesas e como são escorregadios na hora de prestar contas.
Um parêntese; o São Gonçalo já publicou como manda a legislação federal seu balanço anual? E os outros? Pelo que sei só o ABC o fez.
E para encerrar o projeto e lhe dar uma feição cidadã, o deputado propõe em troca que os clubes emprestem seus conhecimentos ao estado, dando aulas de futebol, fazendo palestras e promovendo recreação nas escolas públicas.
É estranho que o deputado já tendo exercido o mandato de prefeito, não saiba que existem profissionais concursados na secretária de educação para atuar exatamente onde ele pretende colocar os clubes... Os professores de educação física.

Nenhum comentário: