segunda-feira, junho 18, 2007

No jogo dos aflitos na Ilha do Retiro, o árbitro e a PM conseguiram ser os "mortinhos" da partida.

O jogo...
Se de um lado o América pretendia não correr muitos riscos, do outro o Sport não podia deixar de arriscar. Jogando em casa e precisando sair em busca do resultado o rubro negro pernambucano bem que tentou, mas o América que foi para jogar no contra ataque, para esperar o Sport e depois tentar o bote certeiro, acabou conseguindo seu intento. No primeiro tempo a equipe rubra foi basicamente duas vezes à frente e nas duas vezes marcou. Já no segundo, o time americano se encolheu e deixou o Sport bater até conseguir o empate, aliás, as duas equipes sofrem do mesmo mau, tem defesas frágeis e ataques muito ruins. Para ser sincero, diante do que vi hoje fica difícil acreditar que Sport e América, consigam alguma arrancada sensacional que os afaste do fantasma do rebaixamento. No jogo não houve ninguém melhor que ninguém, houve sim o mais insistente, e esse foi o Sport.

O Árbitro...
Não costumo falar de arbitragem, nem tão pouco costumo divergir do meu amigo César Virgilio, mas hoje vou falar e divergir. Havia tempo que não via um juiz tão ruim, tão atrapalhado e tão incapaz quanto esse senhor. Em relação ao César, divirjo com pesar, mas divirjo. César tem razão quando diz que em termos disciplinares ele é ruim, mas erra quando diz que tecnicamente ele foi bem e que sua arbitragem não influiu no resultado da partida. Tecnicamente ele foi péssimo, pois ou expulsava Souza e o Bia, ou não expulsava ninguém. Por outro lado, foi condescendente com o zagueiro do Sport que num lance acertou um pontapé na cabeça de um avante do América. E para finalizar, influenciou sim no resultado da partida, pois conseguiu marcar falta fora da área um pênalti claríssimo a favor do Sport. O senhor Marco Antônio da Silva Sampaio foi à pior figura em campo num jogo, onde a maioria dos jogadores se esforçou para ficar com o posto.

Lori e a PM...
As coisas já não andam boas para o treinador do América, a pressão é grande, achar a solução não é tarefa fácil e ainda pegar pela frente um trio de arbitragem desses, é dose. Não vou discutir se o Lori merecia ou não ser expulso, particularmente acho que sim, mesmo estando coberto de razão em seu desespero. Porém, diz à regra que não é permitido gestos ou palavras ofensivas ao árbitro, mesmo que esse mereça algo bem mais dolorido que isso. Por outro lado faltou ao policial que escoltava o Lori, bom senso para deixá-lo sair sem precisar conduzi-lo pelo braço como tentou fazer. Lori não é criminoso e nem tentaria se evadir do local, pois já havia sido julgado, condenado e apenado pelo árbitro. Creio que até mesmo a sua reação brusca ao puxar o braço poderia ter sido relevada, mas certos policias adoram platéia e de bom senso nada entendem... Para piorar, resolveram invadir o vestiário e algemar o treinador americano, fato que por si só deixa claro o despreparo da policia para lidar com situações de tensão.

Um comentário:

Unknown disse...

Fernando: enviei mensagem p seu gmail. Tchau....