domingo, agosto 26, 2007

Gustavo Carvalho enfim caiu na real... Melhor assim!

O presidente Gustavo Carvalho em entrevista reconheceu que a débâcle teve inicio ao final do campeonato estadual, que errou nas contratações e deixou claro nas entrelinhas que vai limpar a casa e guardar o rico dinheirinho do clube para coisas mais úteis... Quero aqui abrir um parêntese e dizer que me surpreendi com o Gustavo, me surpreendi com sua sinceridade e confesso que esse era o Gustavo que esperava ouvir. Gustavo não deixou de como torcedor exaltar a grandeza de seu clube, mas também reconheceu humildemente que economicamente o América é pequeno diante dos gigantes da Série A. Falou a verdade, e é essa verdade que deveria ter sido colocada desde o início. Era esse Gustavo de hoje que esperei até cansar... Mas ainda bem que as derrotas servem para curvar os homens, servem para fazê-los refletir e ver que a verdade pode ser difícil de engolir, mas sempre será menos dolorosa que a fantasia e que o sonho insano. Sei que a maioria dos meus colegas de crônica irá discordar de mim, mas sou e sempre fui contra o esbanjamento em contratações, sou e sempre fui contra a irresponsabilidade e sou e sempre serei contra quem cria falsas ilusões. Quem conhece história sabe quantas vidas e quantos sonhos foram destruídos pelos que vedem ilusões, o América é um clube digno, tem valor e uma história que merece ser respeitada. Isso não há como negar! Mas a partir daí, dizer que o clube pode e deve lutar de igual para igual com Flamengo, Vasco, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, é no mínimo uma maldade. Afirmar que o lugar de um clube que recebe três milhões de cota é na Série A ao lado de quem recebe dezenove, vinte ou mais, é insanidade total. O América deve lutar por grandes conquistas, mas não consegui-las não é motivo de vergonha, nem razão para se sentir inferior... Subir e descer nas divisões do futebol é normal para clubes do porte do América, anormal é não compreender isso. Tenho que concordar com o presidente Gustavo Carvalho quando ele diz que não vai comprometer as finanças do clube, assim como tenho que concordar com ele, quando afirmou que não permitiu que o América se lançasse em uma aventura temerária gastando por conta um dinheiro que não tinha. Encerro dizendo que me sinto muito a vontade para escrever tudo isso, pois não mantenho relação com Gustavo, não votei nele, não freqüento o corredor da folia, não lhe devo nenhum favor e também nunca lhe desejei nenhum mal... Reconheço seus méritos nas campanhas passadas e se ao deixar a presidência do clube, o fizer com América livre de credores, já terá feito muito. O sonho do América e dos americanos deveria ter sido o de ficar um pouco mais, de ganhar de alguns poderosos e depois se deliciar... Ser membro efetivo e cativo da primeira divisão, Copa Sul americana, Taça Libertadores e Tóquio, foram delírios do verão passado que o vento forte de agosto tratou de dissipar.

Nenhum comentário: