sexta-feira, julho 25, 2008

É só uma troca... Deveriam ser acordos comerciais!

Ao que parece, só falta o anúncio oficial dos dirigentes de América e Abc, para que todos tomem conhecimento dos novos “patrocinadores” de ambos os clubes.
O América seria “patrocinado” por uma empresa de telefonia móvel, enquanto o ABC teria o “patrocínio” da Petrobras.
Caso se confirme e creio que em breve será mesmo confirmada, a notícia é excelente, pois dá ambas as condições de melhorar suas finanças durante a disputa da Série B.
Porém, antes que soltemos fogos e rojões, é preciso se entender como se deu esse processo, pois caso contrário podemos cair na ilusão de que eles vieram para ficar.
Segundo se comenta, as duas empresas foram “convencidas” através de manobras políticas e não por intermédio de uma metodologia mercadológica.
Normalmente, uma empresa ao patrocinar seja lá o que for, costuma solicitar de sua agencia de propaganda um levantamento de todas as possibilidades e vantagens inerentes ao patrocínio.
Cada detalhe é minuciosamente estudado e só então, com base nesses estudos e nos ganhos da empresa sejam institucionais e financeiros, é assinado o contrato.
Esses contratos quando vantajosos para o patrocinador têm prazos de duração de médio e longo prazo. Mensalmente o responsável pela publicidade do patrocinador faz um levantamento do comportamento do mercado em relação ao patrocínio e faz ou não as correções necessárias.
O fato de que ambos os “patrocínios” tem prazo curto de validade, prova que é apenas uma troca de gentileza entre as empresas e os políticos que engendraram o negócio.
Talvez se americanos comprarem em massa celulares e usarem muito os produtos oferecidos pela empresa em questão, pode ser que a gentileza evolua para um patrocínio de verdade.
O mesmo deve fazer os alvinegros, enchendo o tanque de seus automóveis com o combustível da Petrobrás.


Um pequeno "roubo".

Aproveitando, vou “roubar” um comentário que o internauta Ernesto Luis fez no blog do Marcos Lopes sobre a questão do patrocínio...
Ernesto diz o seguinte: “Em todo o canto do mundo divulga-se o valor das negociações, só aqui é um mistério”.
Meu caro Ernesto, não sei se você é leitor do Fernando Amaral FC, mas a explicação é bem simples...
Tudo o que é feito de forma transparente, pode e deve ser divulgado. Tudo o que é usado e depois tem sua prestação de contas colocada a disposição de qualquer um, pode e deve ser divulgado...
Entendeu porque no Brasil, tudo é um enorme segredo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Na fase em que o nosso futebol se encontra, esses patrocínios serão bem vindos. Agora, é preciso mudar a mentalidade dos dirigentes de ABC e América, que são chegados a produtos 1,99, ou do vuco-vuco do Alecrim. em matéria de jogadores.