sexta-feira, agosto 15, 2008

Ainda estamos muito longe... Que pena!

Se fossemos mais cuidadosos com a história, se fossemos mais respeitosos com o passado, se fossemos mais cultos, poderíamos ter no domingo um motivo para sair de casa e ver um clássico do nosso futebol protagonizado por futuros astros de nossas equipes...
Seria bom lotar as ruas a volta do Juvenal Lamartine com carros, seria muito bom ver as ruas tomadas de gente vestida de vermelho e gente vestida de preto e branco a fazer algazarra, tremular bandeiras e caminhar em direção a entrada principal do nosso mais antigo estádio de futebol.
A policia militar é bem verdade, teria trabalho para organizar o tráfego, mas ninguém se importaria, afinal, América e ABC iam jogar a final do Campeonato Estadual de Juniores.
Vendedores de todo o tipo de guloseimas estariam a atravancar a passagem, pessoas andariam de um lado para o outro, em busca de um amigo ou parente para que juntos pudessem assistir juntos a partida.
Dentro do estádio, mesmo apertadinho, veríamos as arquibancadas cobertas e confortáveis, lugares marcados, a velha tribuna de honra impecavelmente conservada e repleta de dirigentes bem educados a discutir o futuro dos jovens atletas e é claro, a fazer as gozações de praxe.
O gramado em perfeitas condições proporcionaria as duas equipes, a oportunidade de um jogo bem jogado e facilitaria a quem soubesse tratar a bola com carinho, ser “carinhoso”.
No final, os derrotados sairiam em silencio, tristonhos e acabrunhados, mas comentariam entre si, que mesmo perdendo, o goleiro fez uma grande partida e logo, logo, estará na equipe principal.
Outros lembrariam que o atacante é habilidoso, mas infelizmente as traves e a sorte, não quiseram colaborar.
Já os vencedores, comemorariam e cantariam até a rouquidão e depois veriam felizes o meia esquerda levantar a taça de campeão.
Bem, nada disso vai acontecer por um simples motivo: Somos primários demais, somos desmemoriados demais, somos pouco instruídos demais, somos toscos demais para entender que a alma do futebol do Rio Grande do Norte, está no Juvenal Lamartine e que o futuro do futebol do Rio Grande do Norte, está nas categorias de base...
Mas por sermos tudo o que citei acima, achamos que o Juvenal Lamartine é só uma velha construção malcheirosa e que os profissionais alugados é que são à força de nossos times...
Por isso no domingo, teremos meia dúzia de gatos pingados, 22 meninos que brincam de categoria de base, alguns dirigentes que fingem investir nas bases, nenhuma ou talvez uma emissora a transmitir a partida e um gramado que causaria repulsa até no mais famélico dos jegues.
Que pena!

Nenhum comentário: