sexta-feira, janeiro 08, 2010

O fosso que separa as categorias de base do Santos e do ABC, foram os motivos da derrota por 4x2...

O ABC perdeu para o Santos por 4x2 em sua segunda partida na Copa São Paulo de Futebol Junior, disputada pelo Grupo P...


Nenhuma surpresa.


Afinal, existem diferenças gigantescas entre o Santos e o ABC no que concerne a categoria de base...


A primeira e fundamental: estar na equipe sub 20 de um time como o Santos, é estar a um passo da equipe profissional.


Estar na equipe sub 20 do ABC é ter que torcer para que uma crise se abata sobre o clube, pois só assim, a oportunidade irá surgir (em tempos de “vacas gordas”, a maioria vê seu sonho se esfumaçar diante da avalanche de contratações).


A segunda, é que o Campeonato Paulista Sub 20 é disputado por equipes fortes, onde grande parte dos jogadores recebe salários maiores que a média nacional e outros, já contam com convocações para a seleção brasileira e jogos internacionais disputados por suas equipes...


O Campeonato Potiguar é disputado por equipes inexpressivas, onde raros recebem algo além de vales transporte e cujo único jogo realmente importante, acaba sendo entre os dois maiores rivais.


Agora mesmo, o Santos está disputando a Copa, sem o meio campista Alan Patrick e o zagueiro Rafael Caldeira, que estão no Uruguai com a seleção brasileira para a disputa do Torneio de Seleções de Punta del Este (Brasil, Argentina, Chile, México e Paraguai).


Hoje, essas e outras diferenças foram preponderantes para garantir a vitória santista e, nem mesmo o esforço dos meninos do ABC no segundo tempo, conseguiu por em risco a vitória já assegurada no primeiro tempo, quando o Santos saiu para o intervalo com a vantagem de 3x0 no placar.


Porém, vencer o Comercial de Mato Grosso não é nenhum problema de difícil solução, o problema é ter que depender de uma série de resultados favoráveis para conseguir chegar entre nove melhores segundos colocados pelo índice técnico.


Talvez seja apenas uma utopia de minha parte, mas espero ainda ver os clubes do Rio Grande do Norte, investindo maciçamente na formação de seus futuros jogadores, mesmo que tal ação receba criticas de torcedores e jornalistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Algumas observações.

1) Desde o ano passado que a Copinha é sub-18.

2) O Santos disponha em seu elenco de jogadores de todo o Brasil, o que revela sua capacidade de investimento.

3) O ABC FC, ao contrário, segundo falou o repórter da Sportv, tinham, com exceção de um, todos os jogadores nascidos no Rio Grande do Norte, o que é consequencia do baixo poder econômico e de investimento do Clube. Por outro lado, porém, vejo tal fato como algo muito positivo pois valoriza os atletas da região, do Estado.

Gostei muito do ABC FC ontem, principalmente por ver o time com um desempenho excelente mesmo diante de um TUDO-PODEROSO Santos.

De resto, concordo com absolutamente com Fernando Amaral. O investimento precisa ser maior, o trabalho precisa evoluir, abrir novas fronteiras e etc.

Da mesma forma, os jogadores precisam ter suas oportunidade no profissional, o que cobro quase que diariamente lá no blog O Abecedista.

Não sei se vc leu, mas fiz uma montagem de um time base do ABC FC para o Estadual lá no blog, que transcrevo aqui:

Goleiro: Wellington (disputou a Copa SP sub-18 2009)

Lateral-direito: Paulinho (disputou a Copa SP sub-18 2009).
Zagueiro: Leonardo (veterano).
Zagueiro: Edson (disputou a Copa SP sub-18 2009 e está disputando a edição 2010).
Lateral-esquerdo: Delano (das bases) ou um novo contratado.

Volante: Marquinhos.
Volante: Sorato (disputou a Copa SP sub-18 2009).
Meia: ???
Meia: ???

Atacante: João Paulo (das bases).
Atacante: ???

Sds.

Esse pessoal tem qualidade e potencial. E a prova de que meu comentário não puxa a sardinha para todo aquele que joga na base, é que Gabriel, que não vem jogando absolutamente nada, não está na lista.

É isto.

E parabéns por defender as categorias de base.

Sds.

Abecedista.