O campeonato argentino tem uma “malandragem” especialmente criada, no melhor estilo latino americano para evitar a queda das grandes equipes para as divisões secundarias.
Lá, a tal regra, rebaixa os times com base na média de pontos dos últimos três anos...
A regra é a seguinte: para definir o rebaixamento, somam-se os pontos de todas as últimas três temporadas e divide-se pelo total de jogos. Os clubes que disputaram todas as últimas três temporadas têm seus pontos divididos por 114. Os clubes que disputaram as 2 últimas temporadas têm seus pontos divididos por 76. E os recém-promovidos têm seus pontos divididos por 38. O nome deste sistema é promedio de puntos (média de pontos) e é bastante criticado, já que prejudica bastante os recém-promovidos, forçando-os a marcar um bom número de pontos, cerca de 48 pontos em 38 jogos (significaria uma 10ª posição), para poder escapar do descenso. Os dois piores da classificação, 19º e 20º, do promedio de puntos são rebaixados. Os outros dois piores, 17º e 18º, disputam uma repescagem com o 3º e 4º da Primeira Nacional B.
Enfim, um grande só vai para a Primeira Nacional B, ou Segunda Divisão, se conseguir a proeza de ser medíocre por três anos consecutivos...
A “malandragem” é tão bem “preparada”, que ainda assim, caso não fique em décimo nono ou vigésimo, tem a oportunidade de permanecer na Primeira Divisão, disputando um play off com o terceiro ou o quarto colocado da Primeira Nacional B...
Ainda não entendi por que por aqui, a CBF não copiou essa esdruxula formula (eles adoram ajudar os grandes).
Pois bem, o CA River Plate, conseguiu as duas proezas: ficou por três anos patinando na média de pontos e no paly off, perdeu a vaga para o Belgrano de Córdoba.
Depois de perder na última quarta feira em Córdoba para o Belgrano por 2x0, hoje, em Buenos Aires, diante de 55 mil expectadores que lotaram o Monumental de Nuñez, o River Plate empatou em 1x1 e despencou para a Segunda Divisão.
Fundado em 1901, o CA River Plate, é um dos mais tradicionais clubes da América do Sul...
34 vezes campeão argentino, 1 vez campeão da Copa Intercontinental, 1 vez campeão da Copa Interamericana, 2 vezes campeão da Taça Libertadores da América, o River ao ser rebaixado, deixa um imenso vazio na Primeira Divisão do futebol argentino.
3 comentários:
Deixei um recado no seu orkut. 1º coisa que me lembrei ao ver o rebaixamento, foi um post seu antigo aqui mesmo no FAFC sobre o campeonato argentino e sua fórmula para evitar o rebaixamento de Boca e River.
rsrsrsrs
Abraço
Quem é que a CBF mais ajuda?
Não me parece que seja o Vasco
Realmente Fernando não sei como a CBF ainda não importou essa fórmula.
Que coisa ridicula...
Postar um comentário