“Creio que chegou a hora de
produzir e difundir os dados econômicos que podem gerar apreciações
fundamentadas sobre a dinâmica de nosso futebol como negócio. O jornalismo
deveria contribuir com essa tarefa e entender que não se trata de repetir
dados, que a tarefa é analisar como foram produzidos (análise crítica da
elaboração) e qual seu significado (mediante comparações que nos ajudem a
pensar)”.
“Tenho a impressão de que os
alunos de jornalismo não estão muito predispostos a estudar metodologia de
pesquisa, estatística e economia. Creio que há uma rejeição não refletida sobre
as disciplinas com base ou aporte substancial da matemática, da lógica e da
teoria da argumentação. Se esse for o caso, os diplomados pelos cursos de
comunicação perderão importância no mercado e, ainda, no campo do
reconhecimento social e legal”.
Professor Doutor Hugo Rodolfo
Lovisolo.
Doutor em Antropologia Social
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor Adjunto da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado em Desenvolvimento Social da UNISUAM
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