terça-feira, abril 15, 2014

Amanhã tem coroação na CBF... Marco Polo Del Nero, será coroado, mas poderia ser um poste, um cone, uma jarra de suco ou um bull terrier.

Para que servem as federações estaduais?

Por Juca Kfouri.

Como se sabe, amanhã as 27 federações estaduais, mais os 20 clubes da primeira divisão, elegerão o candidato único Marco Polo Del Nero como presidente da CBF.

Ele só assumirá em janeiro do ano que vem e sua eleição agora se dá por uma manobra que antecipou a reunião do colégio eleitoral para abril com receio de que um fracasso na Copa do Mundo pudesse alterar o quadro.

Del Nero, que só fez agravar a crise por que passa o futebol no interior paulista e organizou campeonatos estaduais cada vez menos interessantes, será eleito por aclamação porque os clubes se comportam como vaquinhas de presépio e as federações vivem de mamar nelas.

Antigamente, e bote antigamente nisso, as federações ainda tinham pelo menos a função de montar as seleções estaduais que, entre 1922 e 1963, disputavam os campeonatos brasileiros de seleções estaduais, sempre vencidos por cariocas e paulistas, com exceção do último, conquistado pelos mineiros, e o de 1934, pelos baianos.

Em 1987 ainda houve uma tentativa de ressuscitá-lo, mas, em vão.

A verdade é que, como a jabuticaba, as federações estaduais são coisas nossas e, ao contrário da frutinha, são inúteis e perniciosas.

As federações estaduais estão para o futebol brasileiro assim como as capitanias hereditárias estiveram para o período colonial, criadas pelo rei de Portugal e que por 225 anos atravancaram a vida brasileira.

Se eram para ser um meio de representação dos clubes e de organização de torneios, as federações viraram um fim em si mesmas e promovem campeonatos falidos, além de terem a hegemonia na CBF.

Cabe aos clubes acabar com elas, coisa que só acontecerá quando se fizer a revolução modernizadora em nosso futebol.

Sabe quando?

Talvez quando o Joaquim, netin do Marin, for vovôzin e nosso futebol estiver enterradin nos bolsos cheios da cartolagin…

Do blog:

O mais incrível é ver que na imprensa local, ninguém, absolutamente, ninguém é capaz de perceber tal coisa...

O que se lê por aqui é que nossa federação tem ótimas relações com Marco Polo Del Nero e isso pode beneficiar nossos clubes.

Risível, não fosse vergonhoso...

Em outras palavras:

Se tiver uma boa relação e se essa relação proporcionar dividendo, tanto faz se à frente da CBF, estiver o Marin, o Del Nero, o Marcola, o Fernandinho Beira-Mar ou o Rivotril.

Um comentário:

Valdy Freire disse...

Fernando Amaral

Não pense que inteligencia só quem tem é você não!
Para os que não percebem nada, sobra inteligencia e falta vergonha.