quarta-feira, abril 30, 2014

Racismo: ainda repercute forte o ato lamentável do torcedor do Villarreal...

Imagem: Plátano de Canárias


Os plantadores de banana das ilhas Canárias se uniram a campanha contra racismo que espocou no mundo inteiro, após Daniel Alves ter reagido a agressão vinda da arquibancada do estádio El Madrigal do Villarreal, comendo a banana que foi atirada em campo por um torcedor do clube da Província de Castellón.

Em nota oficial, a ASPROCAN, associação que reúne os plantadores de banana das ilhas Canárias, divulgou nota, onde diz:

"Plátano de Canarias quiere unirse a estos dos clubes de fútbol, a sus aficiones y a los miles de seguidores que estos días han expresado su repulsa por lo ocurrido, mostrando que el deporte sigue siendo un marco excepcional de convivencia y respeto."

O presidente da associação afirmou que a banana é fruto do trabalho de milhares de agricultores das ilhas que se esforçam diariamente para produzir a fruta e para transmitir valores de respeito e solidariedade humana.

FIFPro

Quem também se pronunciou foi a FIFPro, Federação Internacional de Futebolistas Profissionais, órgão que representa 65.000 jogadores em todo o mundo.

“Lamentamos que muitos jogadores estejam sendo vítimas do comportamento de torcedores que perturbam as partidas com seu ignorante e indecente comportamento.”

“Nos últimos anos temos tido informação do dramático aumento de incidentes racistas no futebol profissional. Os futebolistas deveriam ter a mesma proteção que qualquer outra pessoa tem em seu lugar de trabalho e poder trabalhar num ambiente livre de racismo ou qualquer outro tipo de discriminação", afirmou a direção da FFIPro em seu site.

Villarreal CF

O presidente do Villarreal, Fernando Roig, disse que não há a menor possibilidade do torcedor que jogou a banana no campo, voltar a frequentar o estádio El Madrigal, as dependências do clube ou participar de qualquer evento em que o nome do clube esteja envolvido.

“Rechaçamos qualquer ato de violência, discriminação, racismo e xenofobia... Porém, não concordamos que toda uma torcida seja rotulada de racista em função de um ato isolado.”

“Não se pode esquecer que foram torcedores que indicaram para as forças de segurança o autor da deplorável atitude”, concluiu, Fernando Roig.

Nenhum comentário: