sábado, julho 12, 2014

De Dilma a Mick Jagger... texto pinçado do Facebook do cineasta Rafael Medelima.

Por Rafael Medelima.

Já tinha um tempo não que não escrevia nada por aqui. Tinha me cansado do debate “feicebuquiano”!

Porém, uma coisa ficou presa no filtro que eu havia criado para não cair mais nessas ciladas de rede social, em meio à enxurrada de razões pelas quais perdemos o jogo contra a Alemanha, uma me entalou! 

Vinha relutando contra tantos argumentos e motivos para não mais destilar minha opinião por aqui... 

Vinha evitando expor a minha humilde visão, aos intelectuais politicamente-corretos-politizados-nas-redes-sociais, mas não deu!

Certa vez, quando Renan Barão perdeu o título do UFC, José Aldo, competidor e campeão da sua categoria, falou sobre algo que conhece bem: a torcida brasileira. 

Ele disse: "Brasileiro não gosta de esporte, gosta de ganhar!" 

Acertou na mosca! 

Imediatamente após o 5º gol da Alemanha, no "fatídico" 8 de Julho de 2014, ainda em seus sofás, fiquem certos meus amigos, milhões de dedos indicadores começaram, imperceptivelmente, a enrijecer e a procurar um dono para a Culpa, alguém para onde ele, o dedo indicador, pudesse orientar seu rancor, sua decepção, sua frustração! 

Ah, sim!

FRUSTRAÇÃO! 

Não aquela frustração advinda da capacidade limitada ou uma frustração proveniente de um acidente de percurso, mas a frustração da traição, de sermos traídos por um selecionado esportivo que nunca precisou de 11 jogadores, apenas de Neymar... (e de Galvão, Porque todo herói precisa de um cantador para divulgar seus feitos, ainda que o áudio não esteja bem sincronizado com o vídeo!);.

E com o Dedo em riste, fomos crucificando individualmente, nossos traidores: Fred, Dante, Marcelo, Oscar, Júlio César, Felipão... 

Em momento algum tivemos a percepção de que praticávamos um esporte que tem por essência a disputa. 

Em momento algum a exaltação da qualidade de Tony Kroos, o melhor meio de campo que já vi jogar numa copa, foi maior do que os erros cometidos por Fernandinho, ou qualquer outro... 

Fomos terríveis com os Alemães... eles não nos ganharam, nós que perdemos o jogo. 

Afinal, a Alemanha tinha empatado com a... como é mesmo??? 

Algéria... ou Argélia... 

Enfim, não importa! 

Talvez o Miller, "aquele jogador pouco gracioso, magrelo, desengonçado" por não ter o "rebolado pavônico" do Hulk, não fosse digno de receber os louros de seus gols, pior, o Klose não poderia ultrapassar Ronaldo na artilharia das copas... quando o fez, derrota dupla, vergonha dupla...

Se antes do 12 de junho, eu recebia diariamente informes em todos os formatos, de como a copa tinha sido comprada, do esquema da FIFA com o famigerado "governo do PT", depois do dia 8 de Julho, numa imediata adequação de discursos, não obstante nossa tremenda incapacidade de aceitar que fomos derrotados, apelamos para o ridículo: 

Em meus acessos a WattsApp e a Facebook, eu jamais tinha visto uma quantidade de compartilhamentos sobre como o Thiago Silva, o Neymar, o Villa, o Armero tinham entregue o "esquema de venda da copa".

O Mick Jagger, talvez o ególatra mais vitorioso de todos os tempos, por manter durante mais de 50 anos um grupo egocêntrico, alimentado por sexo, drogas e Rock'n Roll, tornou-se um ícone de nossa má sorte e, a despeito da atuação de Schweinsteiger no jogo de terça, o fato do Little Mick torcer pelo Brasil nos fez perder o jogo. 

A presidente Dilma, indiferente à versatilidade de Lahm, vendeu a copa à FIFA em troca de alguns investimentos suíços...

Perdemos! 

Simplesmente porque eles foram melhores do que nós (ou "Tóis"); porque o aquele não era o nosso dia e não estávamos tão fortes psicologicamente; porque não conseguimos, enquanto grupo, explorar a habilidades individuais que tínhamos; Perdemos porque eles nos venceram! (Por mais lógico que isso pareça).

Talvez o legado da copa pudesse ser: aprendam a torcer, aprendam a perceber que a supremacia técnica por vezes humilha os derrotados e mais, acreditem que há tempo pra melhorar e pra vencer novamente. 

Aprendam que a derrota faz parte do jogo e que se formos jogar essa frustração no imponderável nunca estaremos prontos para ganhar! 

Aprendamos com os próprios alemães, quando derrotados nas últimas 4 copas, foram cientes de suas limitações e trabalharam duro para corrigi-las.

Ainda somos soberanos no futebol mundial, temos 5 títulos, temos o melhor jogador que já chutou uma bola (mesmo ele sendo um idiota), temos um povo que quebra o protocolo e canta o hino completo pelo seu país.

Fizemos a melhor copa que algum país jamais poderá fazer, não pelos estádios, pela polícia na rua, pela estrutura, mas pelo sentimento do povo, não nos percamos no despeito contra aqueles que foram, eventualmente, melhores do que nós. 

Seria muito sem graça se fossemos sempre campeões!

Sábado a copa acaba para nós e poderá acabar com uma derrota, tanto faz... nessa copa fomos melhores do que 28 seleções e bola pra frente!

Nenhum comentário: