segunda-feira, novembro 10, 2014

Coluna Bate-Pronto... Toda segunda-feira, aqui no Fernando Amaral FC.



 A partir desta segunda-feira, a coluna Bate-Pronto vai fazer parte do Fernando Amaral FC...

Seu autor: Renato Vasconcelos.

Renato já escreveu por aqui...

Em 07 de maio de 2013, sob o título: A copa do mundo é nossa! (É nossa?), postou sua opinião sobre o evento que marcaria o ano de 2014 no Brasil.

Eu, por minha vez, já registrei o que penso de Renato...

Agora, apenas acrescento minha imensa satisfação de poder contar com as opiniões deste jovem estudante de jornalismo ao se juntar a um projeto que este ano completou 9 anos, trará multiplicidade de opinião e com ela, mais democracia ao blog.

Seja bem-vindo Renato...

Que essa parceria seja longa e profícua.

Ah, aqui você é livre para escrever, aqui ninguém vai lhe dizer sobre o que escrever.

Fernando Amaral.

BATE-PRONTO 

Por Renato Vasconcelos

TOM SOBRE TOM (1)

O alvirrubro se preparou como pode. Afinal de contas, o objetivo a ser alcançado a essa altura do campeonato não é nada simples. A torcida compareceu ao estádio Arena da Dunas, pintando as arquibancadas de vermelho e branco. A vitória era o único resultado aceitável.

Pena que para o lado dos alvirrubros da terra do ET brasileiro (Varginha). O Boa Esporte dominou o jogo no segundo tempo, após uma excelente primeira metade do América, que acabou empatado em 1x1. O gol do mecão foi marcado por Max, enquanto Thomas (duas vezes, sendo um de falta) e Karanga descontaram para os mineiros.

As missões continuam difíceis. O Boa chegou aos 53 pontos e ao G-4, mas tem na cola Atlético Goianiense e Avaí, com os mesmos 53, Santa Cruz (52) e Ceará (51) na briga pelo acesso à série A do brasileiro. Enquanto isso, o América, soma apenas 36 pontos, ficando em situação delicada na luta contra o rebaixamento e vê cada vez mais perto a possibilidade de um Centenário (com “C” maiúsculo). 

TOM SOBRE TOM (2)

Duelos de alvirrubros no Rio, duelos de alvinegros no Rio. Mas se no “Grande do Norte” os potiguares não se deram bem, no “de Janeiro”... Também não. 

É bem verdade que o jogo começou empatado, tanto no placar, como é habitual, como no confronto direto no ano. Após a vitória do cruz-maltino em Natal, no primeiro turno da série B, o ABC arrancou um empate em São Januário e uma vitória no Arena das Dunas pela Copa do Brasil.

O duelo foi marcado para o Maracanã (ou ‘New Maraca’, eca!), e levou quase 50 mil torcedores que fizeram a festa com a vitória magra do Vasco por 1x0 (gol de pênalti de Douglas). O jogo, muito feio por sinal, não honrou o palco, mas garantiu ao Vasco a terceira colocação na tabela, praticamente garantindo o acesso. Com 41 pontos, o ABC ainda luta contra o rebaixamento, mas viu todos os seus adversários diretos tropeçarem, mantendo-o na 13ª colocação.

TÁ COM A MACACA!

Após a vitória por 2x0 sobre o Bragantino, a Ponte Preta carimbou seu passaporte para a Série A de 2015. Segundo time a garantir o acesso, os campineiros ultrapassaram o Joinville e agora lideram a série B.

SANTÍSSIMA TRINDADE

Que Messi é o Deus de Barcelona ninguém duvida, mas foi pensando nos momentos apagados do argentino que a diretoria do Barcelona, muito católica, imagino, resolveu não ter dúvidas e contratar de uma vez a SANTÍSSIMA TRINDADE DO MERCOSUL para garantir a abundância de gols. 

A partida contra o Almería, neste fim de semana, foi um desses momentos. Entrando em campo com Munir, Pedro e Messi, Luís Enrique viu seu time voltar para o vestiário perdendo por 1x0. Não teve dúvidas, resolveu completar a trindade e não correr riscos.

Neymar marcou, após passe magistral de Luís Suárez. O uruguaio ainda fez mais uma assistência quando deixou Jordi Alba sozinho de frente para as redes. Vitória garantida surge a dúvida: Barcelona renova a crença no pai, filho e espírito santo, ou se converte ao politeísmo? 

Veremos.

LA LIGA 

Barcelona e Real Madrid colidiram em um jogo com expulsão, invasão de campo e muitos outros requintes, mas não, não foi pela Liga das estrelas. Aliás, afirmo com toda certeza que nem o maior clássico do mundo teve tantos adereços como o jogo de hoje (09) que definiu os semifinalistas do segundo turno do Campeonato do Paço da Pátria. A equipe do Real Madrid, já classificada para a fase decisiva, enfrentou uma equipe do Barcelona que necessitava do resultado para se qualificar. 

O jogo:

Após um primeiro tempo morno, a equipe do Real Madrid viu seu adversário abrir 2x0 no segundo tempo, com gols de Juninho, numa bela jogada individual pela direita, e Garrincha (9), que na cobrança do escanteio, pegou a sobra do belíssimo voleio de Bismarck (aquele mesmo que jogou no meio-campo do Fortaleza) e completou pra dentro.

O lateral-direito Evandro ainda marcou mais um para o Barcelona, mas com um detalhe. Após a contusão do goleiro titular, o lateral-esquerdo Romário, assumiu a proteção da meta do Real Madrid. 

O Real ainda descontou com Everton. O talentoso camisa 10 do Real não é nenhum James Rodríguez, mas teve categoria para marcar em cobrança de falta.



LA LIGA (2)

O futebol de várzea é mesmo um patrimônio cultural do Brasil! O campo da Associação Desportiva do Paço da Pátria é uma dessas joias que merecem ser imortalizadas pelo cinema. Completamente irregular, o campo tem como limites laterais e de linha de fundo a calçada das casas que rodeiam o campo. Sim, qualquer finalização errada, desarme viril ou disputa de bola próximo a lateral coloca a pelota em cima da residência de algum dos vizinhos. 

Não bastasse o cenário, o “clássico espanhol” contou com invasão de campo por variados tipos de cachorro, por um carro de som (uma pampa improvisada), isso tudo com a bola rolando, e pelo banco de reservas do Real Madrid, após lance mais duro próximo à linha de fundo, que ocasionou a expulsão do zagueiro Franceles, do Barcelona. Um dos atletas do Real, que estava descascando uma laranja na beira do campo no momento da confusão, adentrou o gramado com uma faca na mão enquanto tentava apaziguar a situação.

Árbitro apitando jogo e marcando impedimento, meninos descalços como gandulas, atletas fora de forma, chiadeira da torcida... É... La liga pode se modernizar e se capitalizar o quanto quiser, a realidade crua pode ser muito mais divertida.  

Nenhum comentário: