sexta-feira, junho 12, 2020

A Liga da Espanha voltou nesta quinta-feira, e com ela o cabo de guerra entre Barcelona e Real Madrid...

Imagem: Autor Desconhecido


O cabo de guerra entre Barcelona e Real Madrid

Com 11 rodadas e 33 pontos para serem disputados, o Campeonato Espanhol retorna nesta quinta-feira, 11, e desde a temporada 2014/2015 a diferença entre líder e vice-líder não era tão pequena na vigésima sétima rodada.

Por Taís Viviane/Universidade do Esporte

Apenas dois pontos separavam Barcelona e Real Madrid quando o Campeonato Espanhol foi pausado há mais de três meses por conta da pandemia do Covid-19.

Mas, se a diferença entre os eternos rivais é pequena, a distância dos dois para o Sevilla, terceiro colocado, é grande o suficiente(doze pontos para o Barcelona e nove para o Real Madrid), para que seja altamente improvável que os andaluzes fiquem com o título do campeonato nacional nesta temporada.

Assim, com o iminente retorno do Campeonato Espanhol é bom relembrar como foram as trajetórias de Culés e Merengues até a vigésima sétima rodada da liga espanhola.
O Barcelona

Mesmo sendo líder, o clube catalão passa pela sua pior temporada em mais de 10 anos.

Com 58 pontos, são dezoito vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

O Barcelona nunca dependeu tanto de Lionel Messi, 31 dos 63 gols que os blaugrana marcaram neste Campeonato Espanhol tem participação direta do argentino, 19 gols e 12 assistências, fazendo dele o líder do campeonato espanhol e do Barcelona em ambos os quesitos.

A última vez que o Barcelona chegou para a 28ª rodada com cinco derrotas foi na temporada 2007/2008, os culés terminaram aquela campanha na terceira colocação com 67 pontos e nove derrotas, foi a última vez que o Barcelona marcou menos de 85 pontos no campeonato nacional.

Com uma tabela mais fácil que a do seu rival, a equipe da Catalunha terá seis jogos fora de casa, um a mais que o Real, e cinco em casa.

Os blaugrana enfrentarão quatro times do Top 10 (Sevilla, Atlético de Madrid, Villarreal e Athletic Bilbao), e são nesses confrontos que a equipe catalã tem encontrado mais dificuldade nesta temporada, em 14 jogos são oito vitórias, dois empates e quatro derrotas contra esses times, resultando em um aproveitamento de 61,9%.

Nos outros sete confrontos com os times fora do Top 10, dois estão no meio da tabela e livres de risco de rebaixamento (Osasuna e Alavés), e cinco equipes estão da 15ª colocação para baixo (Valladolid, Celta de Vigo, Mallorca, Leganés e Espanyol), contra esse grupo o rendimento do Barça sobe consideravelmente, são dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota nas 13 vezes que os culés enfrentaram a parte de baixo da tabela, totalizando um aproveitamento de 82,05%.

A partida contra o Atlético de Madrid, que busca entrar na zona de classificação para Champions League, e o derby catalão contra o Espanyol, devem ser os confrontos mais complicados, apesar da fase extremamente negativa dos periquitos.

Outro ponto interessante é que partidas que seriam em campos complicados como Ramón Sánchez Pizjuán, casa do Sevilla, e La Cerámica, casa do Villarreal, podem acabar se tornando mais simples devido à ausência da torcida rival.

Em busca do vigésimo sétimo título, a equipe de Quique Setién, conseguiu recuperar jogadores como Jordi Alba, Arthur e Luís Suárez, que em condições normais são titulares na equipe catalã, apesar do uruguaio ainda não ser uma certeza para o jogo da volta contra o Mallorca.

Quem ainda ocupa o departamento médico é o francês Ousmane Dembélé, que só deve voltar em meados de agosto.

Real Madrid

Caçando o trigésimo quarto título, o clube merengue vem em uma temporada melhor que a anterior, e liderava a competição até a 26ª rodada.

Com 56 pontos, são dezesseis vitórias, oito empates e três derrotas.

No Campeonato Espanhol, Karim Benzema é o destaque da equipe na temporada com 14 gols e 6 assistências, Sergio Ramos é o vice-artilheiro com 5 gols.

Luka Modric e Toni Kroos, com 5 assistências cada, ocupam a segunda posição no ranking de assistências merengue.

Com seis partidas em casa e cinco fora, o Real Madrid terá pela frente seis confrontos contra o Top 10 (Getafe, Real Sociedad, Valencia, Villarreal, Granada e Athletic Bilbao), mas aqui estão os adversários contra os quais os madridistas tem o melhor desempenho.

Das 12 partidas contra essas equipes, até agora, são sete vitórias, cinco empates e nenhuma derrota, contabilizando um aproveitamento de 72,2%.

Contra os rivais da parte de baixo da tabela é que os merengues encontram a maior dificuldade, são nove vitórias, três empates e três derrotas, em um aproveitamento de 66,66%.

O Real Madrid enfrentará os três times que estão, atualmente, na zona de rebaixamento (Mallorca, Leganés e Espanyol), um que ainda corre risco de ser rebaixado (Eibar), e um que, teoricamente já está a salvo (Alavés).

Para os madridista, os derbys e clássicos já passaram então as partidas não devem ter doses a mais de rivalidade, porém jogar contra o Athletic Bilbao em San Mamés sem sofrer com a pressão da torcida rival, pode ser um bônus para o time de Zidane.

Para a retomada do campeonato, o Real Madrid recuperou jogadores como Hazard e Asensio, que podem ser muito importantes para a etapa final da temporada.

O belga tem um rendimento muito abaixo do esperado até agora, apenas 1 gol e 4 assistências no campeonato, e não joga desde 22 de fevereiro quando se machucou contra o Valencia, mas voltou em boa forma da quarentena.

Já o espanhol, que se rompeu o ligamento cruzado anterior e lesionou o menisco externo do joelho esquerdo, em julho de 2019, tem a chance de voltar ao futebol e marcar a diferença para o clube da capital.

O departamento médico dos merengues está ocupado apenas pelo defensor Nacho e o atacante Jokic.

Mallorca X Barcelona, sábado, 13/06, às 17h.

Real Madrid X Eibar, domingo, 14/06, às 14h30.

Nenhum comentário: