sábado, maio 16, 2009

Hora de começar a refletir...

Acabou a segunda rodada da Série B e já tem gente começando a coçar a cabeça...


Concordo e concordo pela obviedade de ter que concordar com aqueles que dizem “ainda ser cedo” para desespero e afobação.


Porém, é também necessário que se saiba que a grande margem de manobra aparentemente a disposição na teoria, fica enormemente reduzida na prática.


Quando mais avançarem as rodadas, pior será para quem estiver enfrentando dificuldade em obter pontos, pois os atletas ainda disponíveis pedirão mais para jogar numa equipe claudicante (quem quer jogar num time perdedor?).


Portanto, os que estão “patinando” no momento, ou correm agora, ou terão imensas dificuldades para encontrar o bom e barato que tanto sonham.


Por outro lado, as derrotas acumuladas a permanência ou proximidade da zona de rebaixamento, costumam desequilibrar os já normalmente desequilibrados e, tornam a pressão praticamente insuportável tanto para jogadores, como para treinadores e dirigentes...


Pressão é salutar se for feita dentro dos limites compatíveis com o perfil psicológico de cada um, mas num grupo tão heterogêneo como um time de futebol, é praticamente impossível detectar quem sucumbirá primeiro e quem suportará mais...


O problema é que normalmente, quem primeiro “desaba” são os comandantes e, quando eles desabam, os comandados são por eles arrastados.

Nenhum comentário: