sexta-feira, maio 22, 2009

Me desculpem os leitores, mas não consigo entender tanta sensibilidade aflorada... É carência demais para mim!

Dizia meu professor de português, que aquele que não sabe interpretar um texto está fadado a jamais conseguir compreender nada do que lê e, portanto, terá sempre dificuldades em saber se aquilo que entendeu, foi realmente o que está escrito...


Na postagem, “Técnico, borracha, foi, mas pode voltar”, não fiz nenhuma afirmativa...


Comecei usando a expressão curiosa informação, sugerindo meu próprio espanto diante da informação que me foi passada...


Portanto, não entendi o raivoso comentário que publiquei na seção destinada a eles e que repito agora, preservando a grafia original.


"blog: Falei com a Direção do América nesse momento e essa informação não é verdadeira e jamais existiu. Fico triste por ter pessoas colocando inverdades em meios de comunicação afim de conquistar audiência através do América. Por favor, sr. Fernando Amaral, antes do senhor colocar qualquer noticia extra oficial ou oficial, consulte primeiramente a Direção do Clube, pois a torcida do Mecão já lhe conhece e não vai cair nessa. O América é muito maior que você, porque enquanto outros estavam fora de série, o América Futebol Clube BI-Campeão do Nordeste é quem sustentava e sustenta até os dias de hoje, a imprensa esportiva Norte Rio-Grandense. O NOSSO TREINADOR É GUILHERME MACUGLIA e não tente desestabilizar o América, porque a torcida do Mecão já está vacinada sobre esse tipo de noticia".


Bem, vamos por partes como faria um razoável esquartejador (jamais me compararia ao Jack, esquartejador profissional inglês, que ainda hoje, séculos depois, mantém sua identidade ignorada; Jack é um apelido que lhe foi dado pela imprensa sensacionalista de Londres).


Não vejo nenhum problema publicar comentários que discordem de mim, já os publiquei aos montes e, não censurei nenhum (meu leitor e dono do blog “O Abecedista” pode testemunhar a veracidade de minha afirmação).


Também, afirmo que aquele que desejar me criticar, discordar e até me dar uns puxões de orelha, não corre nenhum risco ao identificar-se, pois criticas fazem parte do processo democrático e costumam ser por mim, absorvidas sem maiores problemas.


Só não publicarei agressões, ataques pessoais, palavrões e ou qualquer tipo de comentário que considere ofensivo a qualquer pessoa ou clube (salvo uma ou outra brincadeira de bom gosto).


Dito isso, vou me permitir tecer alguns comentários sobre o comentário acima.


Fico feliz, que meu anônimo critico, tenha acesso à direção do América e com ela fale, isso mostra que o América tem uma direção aberta e sempre disposta a fazer o que é dever de toda a direção: dialogar com torcedores, imprensa e ou, qualquer pessoa que a procure.


Parabéns a direção do América, por sua postura aberta e democrática!


Normalmente, também falo com eles e sempre sou muito bem recebido.


Porém, não sei “a direção” com quem meu critico conversou, seria a pessoa correta, pois nem sempre é costume nos nossos clubes, diretores conversarem com outros diretores.


O Senhor Marcos Meira Pires, declarou em alto e bom som, que vários jogadores que chegaram ao América durante o estadual, não tinham passado por seu crivo e que, chegaram, trazidos por outros diretores sem que ele soubesse...


Por outro lado, negar e dizer que notícias, informações e até mesmo especulações veiculadas na imprensa, são inverdades, são dos hábitos, o hábito mais comum em nossos cartolas.


Quantas vezes uma contratação é negada pela manhã e a tarde o sujeito aparece?


Quantas vezes um técnico é mantido e prestigiado, após uma derrota e ao amanhecer, sua demissão é anunciada?


Creio que se formos levantar desmentidos que viraram verdades e verdades que viraram desmentidos, colecionaremos milhares deles ao longo da história do esporte bretão em terras tropicalientes...


Não coloquei nenhuma inverdade, pois em nenhum momento afirmei absolutamente nada...


Apenas publiquei uma informação que me foi passada por uma fonte que reputo ser da maior seriedade e que tem convivência próxima com o treinador Heriberto da Cunha e seu auxiliar técnico.


Apenas com o intuído de esclarecer, blogs, jornais e revistas, não buscam “audiência”, buscam leitores.


Em relação a checar as informações, concordo com meu critico, mas só as não oficiais, pois as oficiais não precisam ser checadas, pois, por serem oficiais, são de responsabilidade do clube e não necessitam ser checadas...


Tentei, mas não consegui contatar Heriberto da Cunha e, como o nome do dirigente americano foi omitido, não tinha como chegar até ele e, é claro, não achei conveniente, ligar para todos eles perguntado algo como: “e aí fulano foi você ou não foi”?


Sobre fato da torcida do América me conhecer (apesar do sentido dado pelo meu critico ser pejorativo), não me causa espanto, pois no Fernando Amaral FC, consta uma foto minha, e como é de conhecimento de todos, trabalhei e trabalho numa televisão e nunca fui a um estádio cobrir uma partida por uma emissora de rádio, usando capuz.


Mas se a expressão; “a torcida do América lhe conhece”, se referir a qualquer critica que tenha eu feito e desagradado os mais sensíveis, desejo informar que elogiarei quando os elogios forem merecidos e criticarei quando considerar a critica cabível...


Para a informação do meu anônimo critico, o direito de expressão é salvaguardado pela Constituição Federal e, ao que consta, a Carta Magna do país não faz restrições ao direito de expressão, mas dá a quem se sentir ofendido, o direito de procurar pelos meios legais, obter reparação.


Para finalizar, direi ao meu anônimo critico que concordamos quanto ao fato do América ser maior que eu, aliás, não só o América, mas qualquer instituição que tenha surgido do sonho de uns poucos, crescido, florescido e caído nos braços do povo.


Mas, permita-me uma pequena correção, em relação a sua a firmação, “no período em que outros estavam fora de série, foi o América, Bi-Campeão do Nordeste (a CBF não reconhece a promoção da Revista Placar, mas isso não tira o mérito do América, pois esse realmente terminou a competição na qual ocorreu a promoção, à frente dos seus co-irmãos nordestinos) quem sustentou a imprensa esportiva norte-rio-grandense”...


A América, assim como o ABC e os demais clubes, não sustentam a imprensa esportiva (só se o senhor sabe de algum caso de algum jornalista, comentarista, radialista ou veículo, que receba dos cofres de algum clube), eles são isso sim, a razão de termos uma imprensa esportiva, pois se não existissem, não haveria necessidade de tanta gente a volta deles.


Porém, imprensa e clubes, vivem uma relação de mão dupla, pois é a imprensa que promove os jogos, emula torcedores e repercute assuntos que por serem polêmicos, criam o ambiente propício para as intermináveis discussões entre gente grande, sobre assuntos na maioria das vezes sem nenhuma importância vital.


Ah, também é do meu conhecimento que aquele a quem o senhor chama de “NOSSO TREINADOR”, é Guilherme Macuglia, mas saiba que ele só continuará sendo “NOSSO TREINADOR”, se obtiver vitórias e resultados, pois caso contrário, não me espantarei se o senhor se postar junto a massa, mantendo-se assim anônimo, para xingar e exigir a queda de quem o senhor chama de "NOSSO" (amor de torcedor por jogador e treinador, tem a mesma duração de um pedra de gelo exposta ao sol).


E POR FIM, A TORCIDA DO AMÉRICA, ASSIM COMO A TORCIDA DO VASCO, DO FLAMENGO, DO BOCA JUNIOR OU DO LÁ VAI BOLA, NUNCA ESTARÁ VACINADA CONTRA NADA, POIS É A FALTA DE VACINA QUE FAZ O FUTEBOL SER O MAIOR ESPORTE DO UNIVERSO.


Obrigado por ler o Fernando Amaral FC, continuarei a publicar suas criticas e ou sugestões, pois quem sustenta esse blog, são os seus leitores.

3 comentários:

fernando disse...

caro fernando. não perca seu tempo com um idiota desse.

Guilherme Dantas disse...

Porque essa figura tão influente no América se esconde no anonimato?

Filipe Mamede disse...

A crítica sempre foi uma espécie de alfândega das idéias, já dizia Balzac. É perfeitamente legítimo dentro do jornalismo, principalmente àquele que cobre as quatro linhas, se sustentar através de suposições e palpites. Você já disse tudo Fernando. Engrosso o coro.