quinta-feira, maio 14, 2009

Propor algo assim por aqui, seria morte certa...

A França há muito instituiu um procedimento que de início, recebeu todo o tipo de critica por parte dos adeptos da livre gestão dos clubes...


A DNCG (Direção Nacional de Controle e Gestão) foi qualificada como um órgão maléfico, pois interfere diretamente na forma como os clubes franceses gerem suas finanças, ou seja, fiscaliza e pune o clube que descumpre suas obrigações financeiras e, ponha em risco a própria existência.


Porém, o alto grau de endividamento de algumas equipes, somados a irresponsabilidade de gestores, controladores e sócios (na Europa, são os sócios que aprovam ou não as contas dos órgãos de controle financeiro dos clubes), tem provocado uma mudança de opinião em relação aos franceses e sua DNCG.


Hoje, os clubes franceses são os clubes com menos problemas financeiros no continente e nas mais de 60 auditorias realizadas pela DNCG, a pena mais comum é a que estabelece um orçamento para contratações ou impõe limites na massa salarial dos clubes.


Na França, as contas dos clubes são públicas e acessíveis a todos os torcedores e, portanto, nenhum dirigente pode contar lorota ou dizer que quem quiser saber como andam as coisas, precisa se tornar sócio ou membro de nenhum conselho...

O próprio Joseph Blatter, presidente da FIFA, elogiou e destacou como exemplar o campeonato francês no que se refere à situação e transparência financeiras dos clubes...


Blatter afirmou: “o futebol francês é hoje um exemplo para todos”.


A DNCG é composta por uma Comissão de Controle dos Clubes Profissionais, uma Comissão Federal e Regional de Controle de Clubes e uma Comissão de Apelo.


Essas comissões são constituídas por membros de todas as entidades relevantes relacionadas ao futebol francês; Federação, Liga, Associações de Clubes, Associação de Jogadores e etc.


Sua missão é assegurar que os clubes respeitam os regulamentos necessários para a participação nos campeonatos...


Examinar e controlar a situação jurídica e financeira dos clubes segundo os padrões exigidos pela Federação e a Liga de Clubes...


Aplicar penalização aos clubes que não cumpram as especificações exigidas e por fim, publicar na imprensa as contas dos clubes.


Entre as penas previstas, está à proibição de contratar novos jogadores, a obrigação de contratar jogadores dentro de um orçamento ou massa salarial limitada, limitação do número de transferência de jogadores, rebaixamento de divisão, proibição de exercer a prática desportiva e a exclusão de todas as competições.


Em relação à publicação dos relatórios, a DNCG, fica responsável por disponibilizar anualmente ao publico, as contas de todas as equipes francesas profissionais e também, o Relatório Global Anual, do Estado e Situação do Futebol na França.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é tão interessante que faço questão de comentar seu teor com meus amigos e colegas de trabalho, bem como sugerir o acesso para aqueles que não conhecem seu espaço virtual.

Leonardo ( Ponta Negra )

Luciano disse...

Que bom seria uma "DNGG" por aqui também.
Mas já é querer demais, embora acredite que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde.
Parabéns pelo blog
Bis bald!
Luciano