Para os que pensam que só existe o futebol na face da terra, aí vão, algumas idéias que outros esportes utilizam em suas campanhas de marketing e, diga-se de passagem, com imenso sucesso.
Abaixo seguem algumas sugestões levantadas pelo Futebol Finance, que já começam a ser utilizadas por alguns clubes na Europa.
Por outro lado, já existem estudos por parte dos departamentos de marketing de alguns clubes, no sentido de incorporar ao futebol, métodos de marketing usados com grande sucesso pela turma do Futebol Americano, Rúgbi, Basquete, Hockey, Handebol e etc...
Agora, querem apostar que se algum dos nossos abnegados cartolas e seu círculo de assessores chegarem a ler essa postagem, vão dizer, que isso é impossível no Brasil e no nosso Estado, pois com a nossa cultura (adoram usar a palavra cultura como desculpa), tais idéias não dariam certo.
Imaginemos que o clube quer vender o direito de naming (permitir o estádio ser “batizado” com o nome da empresa) do seu estádio por uma temporada, sendo que este está avaliado, por exemplo, em 1 milhão de Euros.
O clube divide o valor pretendido em 50 bilhetes de rifa no valor de 20.000€ cada, convidando empresas potencialmente interessadas em patrocinar o clube a comprar quantas quiser.
Após o sorteio a empresa vencedora associará o seu nome e marca ao nome do estádio. (método utilizado na Liga de Rúgbi Inglesa).
Outro método é o de criar objetivos para a aquisição de bilhetes de rifa.
Por exemplo, a empresa que gastar 10.000€ em ingressos da temporada ou lugares anuais ganhará 1 bilhete de rifa para o sorteio anual do direito de naming do estádio e se gastar outros 10.000€ extra, terá direito a entrar no sorteio para ser patrocinador exclusivo de um jogo da Liga. (método utilizado na Liga de Futebol Americano)
O método seguinte tem como objetivo o patrocínio das camisas do clube.
O clube coloca à disposição das empresas interessadas, por exemplo, 100 bilhetes de rifa ao preço de 10.000€ cada, sendo que as empresas que comprarem o bilhete especial no valor de 20.000€ terão direito a 3 bilhetes.
O 1º prêmio será estampar a marca da empresa vencedora nas camisas do clube nos jogos efetuados em casa; o 2º prêmio o patrocínio nas camisas nos jogos fora; e o 3º prêmio um placar publicitário em destaque no estádio do clube.
As restantes empresas terão direito a 10 ingressos para todos os jogos da equipe em casa, que poderão ser utilizados (ou não) para campanhas publicitárias próprias. (método utilizado na 2ª Liga do Futebol Inglês - Premiership)
O sistema de rifas é apenas um exemplo de muitos outros utilizados, mas na falta imaginação dos dirigentes dos clubes para angariar novas receitas, onde em muitos casos nem existe um diretor de marketing, estas sugestões não deixam de ser interessantes e um alerta de que o dirigismo amador já não tem espaço num futebol chamado de profissional.
Aos diretores que ainda duvidam, sejam bem-vindos ao marketing profissional.
Um comentário:
Fernando Amaral, o problema é mesmo de cultura. Cultura destes dirigentes que só fazem reclamar e pouco fazem...
As ideias são ótimas, pois quebram o pouco poder de investimento do empresariado local.
A propósito, outra forma de contribuição do empresariado local é formar uma rede descontos para sócios, como acontece no Internacional/RS...
Mas as ideias que vc publicou aí são mesmo muito boas...
Pena são nossos dirigentes...
Sds Alvinegras.
Abecedista.
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