sábado, maio 16, 2009

O Site Chance de Gol é vítima da paixão obtusa e do desconhecimento do assunto que trata...

Não tenho nenhuma procuração de Marcelo Leme de Arruda, responsável pelo site Chance de Gol para defendê-lo em Natal, ou em qualquer outro lugar, mas tenho o direito de como leitor, ficar indignado diante de tanta baboseira escrita sobre o autor e o site.


Que um leigo não entenda, compreendo...


Que um torcedor mediano e apaixonado, tenha urticárias ao ver os números contrários aos seus sonhos e desejos de torcedor, até posso digerir, mas que alguém com instrução superior ou responsável por emitir opinião em um veículo de comunicação, faça ataques ao site e a seu autor, com base apenas em achismos ou pretenso preconceito do autor do site, contra um clube ou uma região do país, já é dose cavalar...


Marcelo Leme de Arruda, não tem patota, trabalha só...


Marcelo Leme de Arruda, não é “matemático”, nem com e nem sem aspas...


Marcelo Leme de Arruda é estatístico graduado, e pós-graduado pela USP e, em 2007, iniciou seu doutorado em estatística, voltado para aplicações de probabilidade estatística ao esporte.


Marcelo Leme de Arruda é membro da RSSSF e fundador e co-presidente da RSSSF Brasil.


Respeitado em todo o país o estatístico em seu site, explica detalhadamente de que forma elabora seu trabalho (lado esquerdo do site, na seção Outras Informações)...


No caso especifico, onde Marcelo coloca o Atlético Goianiense à frente do Vasco, ele o faz antes mesmo do campeonato da série B começar e, tal posição é perfeitamente compreensível para quem conseguiu ler e entender as explicações teóricas sobre a metodologia usada...


Só para ilustrar, um dos componentes utilizados por Marcelo, são os resultados passados; qualquer um que se der ao trabalho de analisar apenas os resultados de 2008 verá que o Atlético obteve melhores resultados que o Vasco no computo geral.


Pois bem, nenhum daqueles números é fixo ou lá permanecem imóveis, mas variam a cada rodada, seja para melhor ou para pior.


Ah, a USP não costuma deixar que seus alunos recebam diplomas caso sinta que são profissionais com aspas e por outro lado, estatística é a aplicação através das teorias probabilísticas para explicar a freqüência de fenômenos e para possibilitar a previsão desse fenômenos no futuro...


Estatística não se emociona.

4 comentários:

fernando disse...

na verdade meu caro fernando amaral é que nossos clubes são pobres de jó, dirigidos de forma amadora como se ainda estivessemos na decada de 70. na verdade nos do RN não torcemos, nos REZAMOS para não cairmos, essa é a nossa realidade.

Bruno Moura disse...

Amigo, enfim uma defesa lógica e fundamentada de uma pessoa que faz um trabalho impar no Brasil.

Parabens pela posição tomada e pelas palavras escritas.

Sobre o Marcelo Leme, não é de hoje que suas estatisticas servem de base para "previsões" de muitos. É um profissional de extremo respeito!

Sobre o Atlético Goianiense, é um elenco, não um time, que estão juntos a 3 anos, com estrutura invejavel, salários em dias e apoio financeiro.

Mesmo com jogadores se destacando, e tendo assédios dos times maiores, ninguem consegue levar esses jogadores, tamanha a organização que é no clube. Só quem acompanha de perto sabe seu potencial, ou quem analisa números e estatísticas, como o Marcelo Leme.

Anônimo disse...

Prezado Sr. Fernando Amaral,

Foi-me assegurado por seu professor orientador e supervisor de tese de mestrado que o citado Sr. Marcelo Arruda é fanático sãopaulino.

O Sr. está coberto de razão quando escreve "Estatística não se emociona" . Mas Estatística tampouco faz mágica ! As corretíssimas técnicas estatísticas de previsão não fazem a mágica de torná-las realísticas quando aplicadas a situações sob premissas erradas. O professor da USp , seu orientador, me disse, por exemplo, que em todas as equações de seus modelos, o Sr. Marcelo Arruda considera o campo morumbi "neutro" para jogos envolvendo o S.Paulo contra Palmeiras ou Corínthians.


Paulo Azeredo
pauloazeredo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Lembrem-se de duas coisas quando forem falar ou querer trabalhar com futebol:

1º - MATEMÁTIA NÃO COMBINA COM FUTEBOL, EXCETO A VELHA CONTINHA DE SOMAR (QUERER INSERIR PORCENTAGENS, DIVISÕES, MULTIPLICAÇÕES, ETC, É ILUSÃO);
2º - NO FUTEBOL O QUE VALE É O MOMENTO, E NÃO O SEU PASSADO ( O TIME DE HOJE NÃO É MAIS O TIME DE ONTEM)!

Portanto, os números são falhos e inservíveis.