quarta-feira, março 30, 2011

Não deu para desenhar, mas acho que expliquei...


Não costumo fazer isso...


Não é do meu feitio, mas como passou dos limites, não resisti.


Ontem, lendo como de costume os blogs, os sites, os jornais e os afins; deparei-me com um texto de um blogueiro que encharcado de amor por seu rincão e ansioso em desqualificar o Vasco da Gama (meu Deus, como essa tática é tosca e contra producente) fez o seguinte questionamento:


“Quero tão somente lembrar que esse time chamado Vasco da Gama, por que será da gama”?


Li e reli, e então, pensei: ou está de sacanagem, ou fumou algum coentro estragado...


Ainda incrédulo diante de tal pérola, voltei a ler...


Caraca, é sério mesmo, voltei a pensar com meus botões.


Na hora meu impulso foi deixar um comentário com a seguinte explicação:


Meu caro blogueiro, na verdade, a ideia era que o clube fosse batizado como Vasco da “Grama”, pois a intenção era com o tempo, praticar o futebol e, como o futebol, acabaria tendo suas pelejas disputadas em campos gramados, os fundadores, mesmo sendo, todos remadores, queriam deixar registrado no longínquo ano de 1898 o quão visionários eram...


Depois pensei que seria melhor algo assim:


Caro blogueiro, os fundadores do Vasco eram remadores e estudantes que nutriam profundo interesse pela química e então, resolveram que o clube cujo nome Vasco já havia sido escolhido, precisaria de um segundo nome que o torna-se mais pomposo...


Depois de demoradas confabulações, ficou acertado que fariam um concurso para escolha do segundo nome do Vasco.


A galera mais interessada em partículas propôs dois nomes: Vasco da Alfa e Vasco da Beta e, a turma que curtia a radiação, emplacou o Vasco da Gama...


Venceu a turma da radiação, pois todos concluíram que o da Gama, soava melhor que da Beta ou da Alfa.


Mas, existe uma corrente, que afirma que a escolha do nome Vasco da Gama foi sugestão de seu Manoel, dono de uma padaria em São Januário, onde os remadores costumavam curtir um pãozinho com manteiga e café nos fins da tarde...


Seu Manoel ao presenciar a discussão dos jovens, se aproximou e disse:


- “Ó pá, já que os gajos estão cá em meu estabelecimento a discutir o nome do futuro clube; posso dar uma sugestão”?


- “Claro seu Manoel, disse um dos rapazes”.


- “Pois bem, não são todos remadores”?


- “Sim seu Manoel, respondeu outro”.


- “Então, ó filhos de Deus”...


- “Batizem o clube com o nome do navegador e explorador nascido em Sines, o Almirante-mor e Vice-rei da índia, Vasco da Gama”, completou seu Manoel, enquanto servia pastéis de nata para a rapaziada.


Todos se entre olharam e imediatamente concordaram com a sugestão...


Essa versão, mesmo que plausível, ainda é contestada por muitos historiadores, pois ninguém consegue acreditar que seu Manoel, nascido na freguesia de Amora, mais precisamente, em Paivas e, dono de uma padaria no bairro proletário de São Januário, pudesse ter tal ideia.


De todo modo meu caro blogueiro, talvez isso explique a carraca São Gabriel estampada no escudo do clube e a cruz pátea que adorna a camisa do clube...


Se esta teoria está correta, o da Gama não tem nenhum tipo de significado ou tradução, pois é um nome que o Almirante-mor, herdou de seu pai, Estevão da Gama.


Espero ter colaborado com a melhoria de seus conhecimentos, mas o aconselho a mudar de estratégia, pois desqualificar um adversário, só diminuiu as conquistas de quem você deseja exaltar.



6 comentários:

Mauro Antunes disse...

Sou Flamenguista ,mas não burro! Esse rapaz faltou às aulas de história ou só pode estar de sacanagem! Outra coisa é essa mania de "time pequeno" da Copa do Brasil querer comparar-se aos grandes! Pow estão de brincadeira! O Nova Iguaçu,Duque ou Madureira ganham o campeonato do RN Fácil! Abração de um carioca seu fã!

Fabiano Costa ABC FC 2011 disse...

"Vice-Rei da Índia"

Vasco da Gama. Vice desde de sempre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo Montenegro disse...

Grande Fernando Amaral, parabéns pelo texto. Simplesmente, adorei! Fantástico! Fiquei curioso para saber quem foi esse "artista"... kkkkkkkkkkkkk. Grande abraço.

Anônimo disse...

Pois, podia-se ter chamado Clube Regatas Vera Cruz ou Clube Regatas Álvares Cabral...e a justificação seria semelhente à dada pelo senhor Manoel.
Terá o senhor Manoel confundido quem descobriu o Brasil?

Luciano disse...

A ignorância realmente é muito triste.

Anônimo disse...

O Clube Regatas Vascão da
Gama é o melhor Clube do Rio de Janeiro!
Existe também o Vasco da Gama, um clube de Sines, obviamente à memória do navegador.