quarta-feira, abril 17, 2013

O auxiliar de linha Belchior Ferreira de Mendonça, foi exemplamente punido... o curioso é que quem o puniu exemplarmente não considerou que o apenado tenha agido de má fé e que seu "erro tenha sido anormal".



"Tenho certeza que não houve má fé. Foi um erro normal, que pode acontecer com qualquer um. Mas esse erro acabou interferindo no resultado do jogo e prejudicando o ABC. A comissão não podia deixar de puni-lo".

Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (CEAF).

Com essa frase o Coronel Ricardo Albuquerque justificou a punição imposta ao Auxiliar de Linha, Belchior Ferreira de Mendonça, por ter marcado erradamente um impedimento de um jogador do ABC na partida contra o Baraúnas no último fim de semana.

Belchior foi afastado dos jogos do campeonato estadual e vai passar por um reciclagem na escola de arbitragem...

Depois, Belchior voltará a atuar em partidas das categorias de base.

Lendo alguns colegas, vi que a maioria concorda que Belchior errou – eu mesmo concordo, mas assim como todos os colegas, precisei ver e rever várias vezes o lance para concluir que o erro do auxiliar aconteceu...

Portanto, levando-se em consideração que Belchior não tinha como ver e rever o lance para decidir se marcava ou não o impdimento as palavras do coronel Ricardo de que não houve má fé e que o erro foi normal, considero que a punição foi desproporcional ao erro.

Por outro lado, considerar que o impedimento erroneamente marcado tenha interferido no resultado da partida, é presunção e especulação, pois ninguém tem como garantir que a validação do lance significaria a vitória do ABC.

No mais, fica bastante claro que se este caso fosse na esfera judicial, morreria no nascedouro pois qualquer estudante de direito anularia o “inquérito” por total falta de consistência e ainda usaria as palavras do coronel Ricardo como prova do excesso da punição.





4 comentários:

Miguel Mendes disse...

O cara tem que ser muito inocente para achar que houve um simples erro. O América trabalho muito bem fora de campo. Alex Padang tem muitos amigos fora das quatro linhas.

O gol do ABC foi anulado apenas pela amizade que o bandeirinha tem com Padang, só amizade.

Valdy Freire disse...

Amaral, você poderia fazer um pesquisa, neste próprio campeonato, quantos erros de marcação ou deixaram de marcar penaltis, gols, e.t.c dos diversos times, inclusive dos rebaixados e chegaremos a conclusão que esta punição foi uma advertência para os juízes olharem o abc diferente dos demais clubes.....

L disse...

Que lógica incrível essa do Valdy Freire!Se assim ocorresse o ABC hoje seria campeão não?Eles puniram esse bandeirinha apenas pra não tornar tão absurdo a quantidade de erros já ocorridos com o ABC nesse estadual.Nesse mesmo jogo vale considerar também a sacanagem de fecharem o módulo 3 do Frasqueirão ao torcedor do ABC por motivos de "segurança" segundo a polícia militar,ou seja ,até pela PM nós somos prejudicados em jogo completamente ausente de riscos quanto a segurança dos torcedores: nos bastidores todos tramam e gargalham do que fazem ao ABC.Por que isso?Não sei, talvez inveja,medo;eu acredito mesmo é que isso ocorra pelo o que o ABC representa no RN:o povão.Tem sido assim a muito tempo e acredito que só irá piorar:o ABC sempre tem de lutar contra tudo e contra todos desse estado para que consiga ser campeão, desde dos tempos do Juvenal,do Castelão, do Machadão e agora do Frasqueirão.Também vale salientar que já a vários jogos em que o ABC possui vantagens no placar os acréscimos são exagerados e "sem motivo":em Santa Cruz aconteceu isso, em Caicó de novo.E o mais engraçado é que o america foi muito bem beneficiado em Mossoró no primeiro turno contra o Potiguar, ou o Valdy não se lembra?Beneficiado ao ponto de os torcedores do Baraúnas se revoltarem contra o roubo ao seu maior rival.O juiz daquela partida apitou novamente jogos do america nesse estadual e o mais engraçado é que o roberto reclamou desse mesmo árbitro agora no segundo turno, uma piada é claro.O ABC foi olhado sim de forma diferente dos outros clubes: quase todos os seus jogos em casa são nas 4ª a noite, pegamos nos três primeiros jogos em sequência os três times do interior mais fortes da competição e o primeiro clássico foi em goianinha; foi um olhar especial demais na minha opinião e pra completar tudo o ABC está em uma crise de finanças.Mas o ABC só consegue vencer com luta e sofrimento e é nessa que eu e a frasqueira vai até o fim; viva o ABC FUTEBOL CLUBE!!!

Anônimo disse...

Rapaz, agora me responda: Qual o robô capaz de fazer um comentário?