quarta-feira, novembro 27, 2019

O ex-zagueiro da seleção francesa, Lilian Thuran fala sobre racismo... O futebol é o local mais fácil de combater o racismo.

Imagem: The Independent

O ex-jogador francês Lilian Thuram-Ulien disse na última terça-feira, em Coimbra, que o futebol é o local mais fácil de combater o racismo...

"Para anular o racismo no futebol não é preciso passar pela história colonialista", salientou o ex-zagueiro da seleção francesa, nascido em Guadalupe, nas Antilhas, afirmando que é apenas preciso "mudar a forma de perceber as coisas".

Lilian Thuran falou na conferência Educação Contra o Racismo, promovida no âmbito do projeto de investigação Memoirs - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra...

Segundo o ex-atleta atleta, é preciso perguntar aos futebolistas brancos porque é que permanecem no gramado quando existem atos de racismo com jogadores negros.

"É necessário levar os jogadores brancos a assumir as suas responsabilidades e a serem capazes de perceber a violência dos seus atos", disse, numa alusão à falta de solidariedade.

Durante quase duas horas, em conversa com estudantes universitários e licenciados, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, o recordista de jogos pela seleção francesa falou sobre racismo e colonialismo...

Diante de dezenas de pessoas, o Thuran disse que o racismo "é uma construção social" e que, na França, que colonizou e escravizou pessoas, "é muito difícil falar do tema".

Depois de ter abandonado o futebol, Lilian Thuran criou em 2008 uma fundação com o seu nome, através da qual faz a pedagogia antirracista junto das escolas francesas.

Nenhum comentário: