sábado, fevereiro 10, 2007

Marcos Gusmão vai treinar Papua Nova Guiné...

Imagem: PNGFA
Partida pelo Campeonato Nacional de Papua Nova Guiné
Babaka FC x Goilala FC


O brasileiro Marcos Gusmão será o novo treinador da seleção de Papua Nova Guiné.

Alguém tem idéia de onde fique ou sabe qual é sua capital?

E sobre o futebol local, alguém poderia responder de chofre a uma única pergunta?

Creio que não.

Mas vamos lá, vamos fazer essa longa viajem até a Oceania e conhecer um pouco sobre esse país e sobre seu futebol.

Papua Nova Guiné está localizada em uma ilha entre o mar de coral e o pacifico sul, mas ocupa apenas a metade leste da ilha, a metade oeste é território da Indonésia com 820 km de fronteira separando as duas nações.

Sua população é segundo o censo de 2006, estimada em 5.670.544 milhões de habitantes, divididos em cinco grupos étnicos, papuaneses, melanésios, polinésios, negritos e micronésios.

A capital é Port Moresby.

O futebol não é o esporte principal, perde feio para o rugby e no ranking da FIFA, o país é o de número 177, entre os 207 que fazem parte da entidade.

Apenas em 2006, é que foi criada a NSL (National Soccer League) com a participação de apenas cinco equipes semi-profissionais.

O campeão foi o Petroleum Resourses Kutubu Souths United da capital Port Moresby e o vice, foi o Tuguba Laitepo Blue Kumuls da cidade de Lae.

Os outros times se chamam, Gele Hills United, Madang Flying Fox e Welgris Momads.

Os jogos são disputados em dois estádios com capacidade para 10 mil pessoas (os maiores do país) e para 2007, esperam a chegada de mais um competidor na NSL.

Anteriormente, o campeonato era disputado no sistema regional e classificavam as duas melhores da cada região (Região Sul com 12 clubes, Região das Ilhas com 6 clubes, Região das Terras Altas com 10 clubes e a Região de Momase com 16 clubes), para a disputa do campeonato nacional.

Agora esse sistema deverá continuar por algum tempo, mas o vencedor do campeonato nacional, não será mais o representante do país em competições internacionais.

Quem irá representar o país, será o campeão da Liga de Soccer Nacional.

Papua Nova Guiné é isso, um país pequeno, com problemas de ordem econômica e buscando seu espaço no futebol.

A decisão de investir, de trazer estrangeiros e tentar qualificar o esporte, se deu com a mudança da Austrália para a Confederação Asiática de Futebol, o espaço aberto pelos gigantes australianos deu a todos a possibilidade de sonhar com conquistas dentro da sua própria confederação e com isso obter o reconhecimento internacional.

Marcos Gusmão vai ter a possibilidade de fazer história, de deixar no coração desse pequeno país um pouco do Brasil e do nosso futebol, mas Marcos irá se deparar não só com as dificuldades normais de quem é pioneiro, terá que se acostumar também com clubes de nomes estranhos e engraçados para nós.

Nomes como Goilala FC, Rapatona FC, Guria FC e o Babaka FC.

Boa sorte treinador.

2 comentários:

Conde Valak disse...

Ola, Acredita que vi essa postagem hoje 2019. pois e, provavelmente serei novamente o treinador da seleção de Papua ate a copa de 2022. Abs.

Fernando Amaral disse...

Que bom...

Tomara seja uma passagem repleta de sucesso.

Boa sorte e um forte abraço.