domingo, fevereiro 04, 2007

Minha lista tríplice...

Excelentíssima Senhora Governadora Wilma de Faria,

Venho respeitosa e humildemente lhe oferecer uma ou outra sugestão para ocupar a recém criada Secretaria de Esportes. Sei que estou sendo ousado, talvez até impertinente, pois quem sou eu para indicar nomes à senhora. Não tenho nenhum curral (além de não entender de bovinos e similares, sou um dos que aceitaram como sagrada e universal a lei assinada no dia 13 de abril de 1888), feira só faço as minhas (ainda assim para pagar trinta dias depois), nunca consegui entender a utilidade real de um líder comunitário (a utilidade prática sim), não consigo fazer promessas falsas sem me trair com certo rubor na face e lhe confesso que se esculacho com alguém ou o considero pessoa pouco digna, não consigo abraçá-lo posteriormente nem em nome de interesses maiores (aliás, meus interesses sempre foram pequenos, já que os maiores custam caro e podem embrulhar meu estomago). Fiz esse preâmbulo apenas para confirmar o que irão lhe dizer; “esse sujeito é um cara de pau governadora, não tem liderança, não tem voto, mas ousa indicar nomes”. Eles estão cobertos de razão, esse ano, nem o voto de meu filho, consegui mudar. Isso prova minha total inépcia para a vida pública. Porém governadora, fui um dos que vibraram com a criação da secretaria, fui um dos que aplaudiram sua atitude. Acredito que a senhora tenha dado uma prova cabal de que deseja mudar os rumos do esporte potiguar (desculpe a rima pobre e medíocre, deve ser a excitação do momento). Acredito que a senhora pretenda finalmente estabelecer uma política para o setor e por fim, torço por isso. Seria maravilhoso poder contar a minha netinha que foi uma mulher que trouxe a luz, a um segmento que sempre viveu nas trevas. Mas vamos ao que pretendo... A senhora já pensou no peso que essa secretaria terá entre atletas, dirigente e amantes do esporte? Já imaginou que será necessário um conhecimento vasto, não só da estrutura do nosso esporte, mas também da história dos que militam no meio? E a envergadura moral e intelectual do secretário, já foi friamente analisada? Lembre-se governadora que esse homem precisará ter lido mais de 30 livros (dos bons) e precisará ter uma cultura esportiva além do Globo Esporte. Ele terá que conhecer o rúgbi, o badmington, a bocha, peteca e outros, afinal será secretário de esportes, não é mesmo? Terá que ir a Brasília, conversar com o ministro do setor, apresentar projetos consistentes e relevantes (por favor, não permita coisas do tipo: “ginástica cidadã, musculação social e peladão do trabalhador carente”). Perdoe-me, quase esqueço o COB, CBF e as grandes empresas, que se, convencidas por argumentos sólidos e irrefutáveis, poderão se tornar parceiras dos projetos esportivos do Rio Grande do Norte. Acho que fui prolixo novamente, perdão. Bem, esses são os nomes que sugiro a senhora: Desembargador José Rocha, Empresário Flávio Anselmo e o Professor Doutor Horácio Accioly. Os três têm envergadura moral e intelectual para o cargo, os três têm conhecimento de causa, os três transitam livremente entre os que fazem o esporte local, os três saberiam se cercar de gente preparada para assessorá-los e os três não lhe fariam passar nenhum constrangimento. Agora só para finalizar, imagine ter um empresário combativo, vencedor e com experiência no ramo como Flávio Anselmo. Um jurista com a estatura e anos dedicados ao esporte como o Desembargador José Rocha, ou um pesquisador com conhecimento cientifico e anos de serviços prestados à Universidade e ao esporte em geral. Se essa fosse sua lista governadora, juro, não queria estar no seu lugar...
Meus sinceros votos de sucesso e minhas desculpas pela impertinência.
Fernando Amaral.

Nenhum comentário: