sábado, janeiro 03, 2009

Isso explica a longa distancia que nos separa do profissionalismo de verdade...

Dirigente de futebol no Brasil, não tem a menor idéia sobre qualquer assunto que ultrapasse o lugar comum das arquibancadas e das resenhas esportivas...

O Presidente do Corinthians Andrés Sanches deu uma declaração que chega a assustar pela ingenuidade e pela total falta de conhecimento geográfico...

“Neste ano, vendemos 3 milhões de camisas. No ano que vem projetamos 6 milhões de camisas.
Vamos buscar mercados novos, como China, Ásia e Arábia, que são os maiores consumidores do futebol. E com o Ronaldo tudo fica mais fácil”.

Por partes, por favor...

Caramba Andrés, o que é a Ásia para você?

A China fica na Ásia a milhões de anos e por acreditar que você ao citar a Arábia, esteja se referindo a Arábia Saudita – me vejo na obrigação de informar que o referido país, também faz parte do continente asiático.

Por outro lado, Andrés Sanches nada sabe sobre a lógica do consumo e tão pouco está informado sobre as estatísticas em relação ao futebol.

Mas, vamos lá...

Quanto maior o poder aquisitivo de uma população, maior será seu consumo (regrinha primária). Portanto, o maior consumo do planeta está localizado nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Sobre o consumo de produtos ligados ao futebol, a Ásia, nunca, jamais e em tempo algum, consumiu mais que o continente europeu.

O consumo dos asiáticos de produtos ligados ao futebol se restringe a países como Japão, Singapura e Coréia do Sul.

Na Tailândia, Indonésia, China e Malásia, há consumo de produtos ligados ao futebol sim, porém esse consumo, apenas reforça o todo.

Sobre o nome de Ronaldo como alavanca para o consumo no mercado externo e principalmente no mercado asiático, Andrés Sanches mostra mais uma vez que ainda não saiu da arquibancada e que assim como qualquer torcedor comum, está fortemente influenciado pelos mitos criados e mentiras repetidas pela mídia patriótica...

Ronaldo só vendia camisas na Ásia por ter jogado muitos anos na Europa e por ter tido uma ótima participação na Copa do Mundo realizada na Coréia do Sul e Japão em 2002.

Os clubes brasileiros não têm a menor influencia na vida das torcidas do resto do mundo, somos para eles, insignificantes...

Não se encontra fora das colônias brasileiras no exterior, ninguém usando ou comprando camisas de clubes nacionais e quando isso acontece, são estrangeiros que por aqui passaram e levaram para casa um produto considerado exótico e diferente.

Quem quiser viver de sonho que viva...
Por maior que seja seu ataque de fúria patriótica, a realidade infelizmente é essa.

O último clube brasileiro que habitou corações e mentes no mundo inteiro foi o Santos dos anos 60, pois não ganhava apenas títulos, era mágico, soberbo, inesquecível...

O Botafogo de Garrincha, Nilton Santos e companhia, balançou corações na África, América Central e Caribe, apenas isso...
Depois do Santos e do Botafogo, mais ninguém fez sucesso algum além fronteiras.

Ah!
Quase esqueço...

O Paulinho em seu blog faz uma pergunta interessante sobre o resultado da venda das 3 milhões de camisas que Andrés Sanches afirma ter vendido...

Aqui vai: “se cada camisa vendida rende uns R$ 10 ao clube, cadê os R$ 30 milhões de 2008?

Interessante, não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante porque sabemos que uma camisa não rende apenas R$ 10,00 ao clube.
Ronaldo e o Corinthians serão o maior fiasco de 2009. Podem anotar !!!!