Imagem: Autor Desconhecido
(Em pé: Augusto, Barbosa, Rafanelli, Danilo, Jorge e Ely. Agachados: Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico)
Este espaço não propõe defesa nem ataque a nenhum clube ou pessoa. Este espaço se destina à postagem de observações, idéias, fatos históricos, estatísticas e pesquisas sobre o mundo do futebol. As opiniões aqui postadas não têm o intuito de estabelecer verdades absolutas e devem ser vistas apenas como uma posição pessoal sujeita a revisão. Pois reconsiderar uma opinião não é sinal de fraqueza, mas sim da necessidade constante de acompanhar o dinamismo e mutabilidade da vida e das coisas.
4 comentários:
Caro amigo,
Bem lembrado o "Expresso da Vitória" e o título que o seu time conquistou, com méritos, e tentam reconhecê-lo perante a CONMEBOL e a FIFA - em vão até o momento.
Enfim, quero apenas tirar uma pouco do seu prazer em afirmar que o seu clube foi o primeiro time do Brasil, incluindo a Seleção Brasileira, a conquistar um torneio internacional. Sinto muito tirar um pouco desse orgulho que sente pelo seu time, mas ele não foi o primeiro do futebol brasileiro. A Seleção já havia conquistado o Campeonato Sul-americano (atual Copa América) em 1919 e 1922 e a Copa Rocca em 1914, 1922 e 1945.
Tá tudo no meu blog. :)
Abraços!
Caro Carlos Henrique,
O que o Fernando Amaral falou foi que o Vasco foi o primeiro a ganhar jogando FORA do Brasil. As Copas américas de 1919 e 1922 aconteceram no Brasil. As copas Julio Roca de 1922 e 1945 também aconteceram no Brasil.
A de 1914 aí sim, foi na Argentina. Porém como só dois países participavam e em 1914 foi só um jogo, surge a questão se isso foi um troféu dado ao vencedor de um jogo ou um título de uma competição. Semântica.
Finalmente, o Vasco teve sim o título de 1948 reconhecido, tanto que participou da Supercopa da Libertadores em 1997, organizada pela Conmebol, antes de ganhar o seu segundo título. Quem reconhece e homologa ou não títulos sul-americanos é a Conmebol, a Fifa não opina sobre isso.
Segue o trecho abaixo, extraído do sítio do netvasco:
"Finalmente, no inicio de 1996, o Comite Executivo da Conmebol (Confederacao Sul-Americana de Futebol) reconheceu o Vasco como o primeiro campeao sul-americano de clubes e confirmou a sua participacao como o sexto representante brasileiro na Supercopa, a partir de 1997. A decisao foi praticamente unanime a favor do Vasco, tendo o unico voto contra partido do representante brasileiro, o advogado Michel Assef, dirigente do Flamengo (quem mais poderia ser?).
Bruno.
Olá meu caro amigo Fernando Amaral, a história do C R Vasco da Gama está coberta de vitórias e grandes conquistas. Que bom visitar seu blog, estamos sempre tomando conhecimento de novos fatos e fotos da rica história do nosso futebol. Criei um novo blog só para o Futebol. Blog do Cau, sua visita será sempre bem vinda.
blig.ig.com.br/caurosa1
Saúde e paz.
Forte abraço
caurosa.
Valeu Bruno!!!
Ser HISTORIADOR é para poucos, mas ser ANTIPÁTICO e INDELICADO é privilégio de muitos, inclusive do Carlos Henrique.
Alguém já disse isso: "Não se deve apagar a luz do próximo para que a nossa brilhe".
Postar um comentário