segunda-feira, maio 04, 2009

Não duvido que sejam muitos, mas não sei se amam tanto...

Marcos Trindade é radialista e pesquisador, e seu blog é parada obrigatória para quem gosta de números e levantamentos sobre o desempenho do futebol potiguar, mas também, é fonte para quem deseja entender as dificuldades e agruras que vivem assolando nossos dirigentes, diante dos sempre exigentes torcedores.


É de lá que trago os números que vou apresentar.


Sem querer polemizar e me atendo somente aos números, me pergunto como pretender atrair patrocinadores fortes, para um campeonato cuja média de publico é de 1.689 espectadores.


Como imaginar empresas investindo num campeonato que atraiu em 88 jogos, 148.627 sujeitos?


Como tentar sofismar afirmando que foi sensacional e emocionante um campeonato que colocou esse público nos estádios?


Além disso, alguém sabe qual o perfil desse público?


Existe alguma pesquisa sobre a renda dessas pessoas, hábitos de consumo e outras informações relevantes, numa negociação do “produto futebol potiguar”?


Por outro lado, como manter elencos competitivos, se a renda bruta total do campeonato estadual foi de R$ 1.755.369,50?


O valor arrecadado em todo o campeonato supera em 255.369,50 reais, o débito anunciado pelo presidente do ABC Judas Tadeu, somente na Série B de 2009, o América não se pronunciou sobre o assunto.


Porém, o mais incrível é a média de arrecadação por partida; 19.947,00 reais... menos que o valor de um Uno Mille Economy 2009, versão Way e Fire, que gira em torno de 23.240,00 reais.


Só para se ter uma idéia da merreca que isso significa, tomemos o ASSU como referência:


A equipe açuense disputou 23 partidas, e se tivesse recebido integralmente esse 19.947,00 reais a cada jogo, teria arrecadado em todo o campeonato, cerca de 458.781,00 reais...


Segundo se comenta, o ABC gastou cerca de 300 mil reais mensais, só com a folha de pagamento de seus atletas...


Portanto, é provável que os gastos do ABC, superem em muito o que o clube arrecadou na disputa do estadual (cito o ABC por ter sido o único clube que não se negou a falar sobre o assunto).


Como é possível então, ser competitivo contando com a presença e o apoio desses 1.689 fanáticos e apaixonados torcedores que juntos, proporcionaram uma arrecadação de 19.947,00 reais por partida?


Talvez algo possa ser feito, mas demandará tempo, paciência e investimento...


Não duvido que ABC e América reúnam um número significativo de simpatizantes por todo o estado, mas tenho minhas dúvidas sobre a fidelidade e paixão da maioria esmagadora dessas pessoas, pois costumam desaparecer durante o “sensacional e emocionante” campeonato estadual e, só aparecem nas disputas nacionais e mesmo assim, dependendo do adversário e da campanha da equipe...


Com esse comportamento, será difícil surgirem outros “heróis” como Eduardo Patrício e sua Nutriday.

3 comentários:

Marcelo Régis disse...

Excelente! O público, os dirigentes e todos merecem essa reflexão! Compartilho de idéias semelhantes as suas.

Marcelo Régis disse...

Fernando, parte disso pode ser explicado ao fato de os clubes potiguares não venderem seu produto de forma adequada! Anteriormente, você tinha dado o exemplo do Manchester United, que vende seu Ticket Session (Ingresso da temporada) antes mesmos do início do campeonato e com fila de espera! Porque que os clubes potiguares não podem ou não fizeram algo semelhante para a Série B 2009?
Inclusive temos dirigentes com experiência nesse tipo de "situação" em negócios pessoais! Estão jogando dinheiro fora e tem muito pouco planejamento administrativo.

fernando disse...

tenho certeza que voçe esta querendo dizer que nossos clubes são da terceira divisão! e o pior é que eu tambem acho que são.