quinta-feira, dezembro 09, 2010

Um belo sonho que se transformou em pesadelo...

Imagem: Autor Desconhecido - Todos os Direitos Reservados



Construir um estádio não é tarefa das mais fáceis...


Na rica, prospera e estável Suíça, o FC St. Gallen de primeira divisão contraiu um empréstimo no valor de 260 milhões de euros para construir o AFG Arena...


Inaugurado em 2008, o estádio tem capacidade para 20.000 espectadores.


Passados dois anos, o FC St. Gallen viu-se obrigado a recorrer a 6 investidores privados para conseguir pagar a sua dívida com um consórcio de quatro bancos no valor de 7,5 milhões de euros.


Esse aporte ajudou na renegociação da dívida...


Além dos 7,5 milhões de euros injetados pelos 6 investidores, os bancos St. Galler Kantonalbank, Credit Suisse, Raiffeisen e Bank CA, perdoaram cerca de 3,5 milhões de euros da dívida do clube e o governo do cantão de St. Gallen angariou mais 3 milhões de euros para ajudar o clube.


Entretanto essas soluções podem não ser suficientes para livrar o clube da crise, assim como não foram em outros clubes de outros países, que contraíram dividas para construir estádios.


Apena para exemplificar, em Portugal a construção de estádios para a Euro 2004 levaram os clubes envolvidos na aventura, a um acumulo astronômico de dividias e, o maior exemplo é o FC Boavista, que em função das dividas contraídas para construção do estádio do Bessa XXI no valor de 35 milhões de euros, entrou numa profunda crise econômico/financeira que acabou por lança-lo para as divisões menores do futebol português.



Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Uma correcção: Boavista Futebol Clube (BFC) e não "FC Boavista".

João Moreira