terça-feira, dezembro 07, 2010

Errei sim... Não confiei numa fonte que nunca havia errado e, por isso, peço mil desculpas.


No dia 27 de novembro passado, publiquei o seguinte post:


América na Série C: um longo flerte que acabou em casamento...


Em determinado momento, escrevi o seguinte:


Recém-caído da Série A de 2007, o América chegou a Série B de 2008 com o peso de ter sido a pior equipe de futebol do planeta em campeonatos de pontos corridos com até 20 participantes (um recorde que dificilmente será quebrado num curto espaço de tempo).


Recebi então, o comentário abaixo de um leitor que infelizmente não se identificou, mas que por ser leitor, merece todo o meu respeito:


"Ledo engano meu caro, a pior equipe do planeta nesses moldes de competição foi o Derby County da Inglaterra em sua série A acho que no ano de 2007 ou 2008, fez menos pontos que o América"!


Li e publiquei seu comentário, mas como a fonte que me havia dado a informação é de minha inteira confiança, dei um tempo no assunto...


Porém, no dia 5 de dezembro, meu anônimo leitor voltou à carga e me fez uma justa cobrança...


"Caro Fernando Amaral, ainda estou à espera de sua retificação no que tange ter apontado o AMÉRICA F. C. como sendo o clube de pior campanha do mundo em termos de campeonatos de pontos corridos em jogos de ida e volta, totalizando 38 jogos, quando terminou com apenas 17 pontos, pois alertei a você que o Derby County da Inglaterra fez campanha pior em campeonato dos mesmos moldes na 1ª divisão em 2007/2008"!


Pensei, ele tem razão, estou sendo indelicado...


Verifiquei sua informação a respeito do Derby County, comprovei a veracidade e então, resolvi postar um pré-explicação...


Assumi o erro e, irritado com o fato, afirmei que meu erro era mais grave do que imaginava...


Depois de postar, fui deitar profundamente aborrecido com a “barrigada”, mas algo me incomodava – minha fonte no caso em questão é um velho senhor chamado Lucazs Mareck, cidadão húngaro, com 85 anos de idade, que vive no Brasil desde o fim da Segunda Grande Guerra, quando o exército vermelho deixou de ser um exército libertador e passou a ser um exercito opressor...


O Senhor Mareck foi um grato acaso em minha vida.


Apaixonado por futebol e pelo Brasil dedicou grande parte de seu tempo livre para ler, estudar, compilar e guardar informações sobre o esporte...


Mesmo com a idade avançada, o homem tem uma memória que chega assustar – quem não o conhece, logo pensa em invencionice de um velho senil –, mas ao perceber que o que diz está sendo colocado em dúvida, o Senhor Mareck, apenas diz:


- “Muito bem, acha que estou inventando tal coisa”?


- “Aceite então uma aposta: se eu estiver certo, volte aqui e cante o hino da Hungria na minha língua natal, mas se eu estiver errado, meu carro é seu”!


Nunca vi ninguém voltar para pegar o carro de velho senhor, mas vi muita gente passar vergonha tentando cantar o hino da Hungria!


Com base nisso, mesmo envergonhado, liguei para Brasília, falei com sua filha e ela, sempre gentil, colocou o velho senhor na linha...


- Bom dia Senhor Mareck?


- Bom dia menino, com vai?


- Bem e o senhor?


- Vou bem, mas você não... li seu blog e soube da morte de seu tio querido: lamento muito!


- Obrigado meu querido.


- Prepare-se, pois qualquer hora dessas sou eu... já estou passando do tempo.


- Bobagem Senhor Mareck, ainda existe muita estrada pela frente para o senhor...


- Pode ser verdade, mas é uma estrada esburacada, lamacenta e cheia de precipícios (risos).


- Mas por que me telefonou?


- É o seguinte, o senhor se lembra de nossa conversa sobre o América daqui de Natal, quanto lhe perguntei se o senhor sabia se no ano de 2007, havia caído alguém de divisão com um número tão pequeno de pontos, num campeonato de 20 clubes, disputado em turno e returno de pontos corridos?


- Sim, eu lhe disse que não, não foi?


- É verdade, mas sua informação foi contentada por um leitor e eu confesso que fiquei em dúvida...


- O que seu leitor disse?


- Disse que o Derby County da Inglaterra foi rebaixado com 11 pontos!


- Seu leitor tem razão, mas isso foi em 2008 e você me perguntou sobre 2007...


- Mas...

- Espere garoto, você e seu leitor estão fazendo confusão em virtude da diferença de calendário entre o Brasil, a Europa e a África...


- O América não caiu em 2007?


- Sim senhor!


- Então meu filho, o que lhe informei está certo, pois me baseei na temporada 2006/2007 e não, na temporada 2007/2008, pois em 2008, o América já estava na segunda divisão... estou certo?


- Puta que pariu, pensei... o velho é foda!


Claro que não disse isso, mas pensei.


Diante do meu silencio, ele continuou...


- Fernando só existe no mundo, 6 países que tem em suas primeiras divisões, 20 equipes: Brasil, Nigéria, Itália, Espanha, Inglaterra e França...


- A grande maioria, joga com no máximo, 18 ou 16 equipes...


- Ah, a Argentina não conta, pois o Apertura é um campeonato e o Clausura é outro e, demais a mais, o sistema de rebaixamento por lá, é baseado na média de pontos dos clubes... é um sistema idiota, que só tem uma serventia: evitar que Boca Juniors, River Plate e mais um ou dois grandes caiam...


- Sim senhor, não considerei a Argentina, pois conheço a sistema deles...


- Então... creio que não lhe disse nada errado, mas se seu leitor insistir em raciocinar usando 2008 como parâmetro: diga a ele que o América, foi o segundo pior do mundo...


- Mas para isso, você vai ter que pesquisar...


- Era só isso?


- Sim meu querido, obrigado e desculpe por importuná-lo...


- Fique em paz e se não falar com você até lá, feliz aniversário, feliz natal e um 2011 cheio de saúde para você... e, viva o Ferencvarós! (risos)


- Para todos nós Senhor Mareck!


- Tchau.


- Tchau.


Desliguei aliviado e corri para pesquisar...


E, esse foi o resultado:


Os rebaixados da Europa nas duas temporadas - 2006/2007 e 2007/2008:


Campeonato Espanhol: 2007/2008 – Levante UD de Valência 26 pontos.


Campeonato Espanhol: 2006/2007 - Club Gimnàstic de Tarragona 28 pontos.


Campeonato Italiano: 2007/2008 – Livorno Calcio 30 Pontos.


Campeonato Italiano: 2006/2007 – Messina PFC 26 pontos.


Campeonato Francês: 2007/2008 – FC Metz 24 pontos.


Campeonato Francês: 2006/2007 – FC Nantes 34 pontos.


Campeonato Inglês: 2006/2007 – Watford 28 pontos.


Campeonato Inglês: 2007/2008 – Derby County 11 pontos.


O rebaixado na África, nas temporadas de 2006/2007 e 2007/2008:


Campeonato Nigeriano: 2007/2008 – Bendel Insurance FC da Cidade de Benin 39 pontos.


Campeonato Nigeriano: 2006/2007 – El-Kanemi Warriors FC de Maiduguri 19 pontos.


Portanto, meu caro leitor...


Meu erro foi grave sim, aceitei seu critério como verdadeiro, quando deveria ter pensado que se a queda do América ocorreu em 2007, não havia razão para apontar 2008 como base.


O carro do Senhor Mareck vai continuar com ele e, você meu caro leitor, por ser anônimo e morar longe, escapou de passar pelo mico de tentar cantar em húngaro o hino da pátria do velho senhor.


Na temporada de 2006/2007, o América teve a pior campanha do planeta e, na temporada de 2007/2008, a segunda pior...


Isso lhe consola?


3 comentários:

Anônimo disse...

li e reli sua explicação, antes de tudo fiquei muito grato por me dar uma resposta, não só a mim, mas a todos que acessam seu blog, porém ainda vou lhe questionar o seguinte, não precisa mais me responder, no Brasil não temos a cultura de disputar campeonatos iniciando em um ano e terminando em outro, portando não podemos tomar tal fato como referência, aceito que o AMÉRICA fez a pior campanha de um clube brasileiro, naquele ano de 2007, mas não se pode dizer isso em 2006, pois foi quarto lugar na série B com 61 pontos, enquanto que no seu próprio post consta o clube italiano Messina com 26 pontos nas campanhas 06/07 e o Derby County pior ainda em 07/08, mas o que eu quis lhe alertar é que o AMÉRICA não tem a pior campanha de todos os tempos em pontos corridos disputada com 20 clubes em jogos de ida e volta! gd abraço! Boas Festas e um ótimo 2011.

Gustavo Dantas disse...

Talvez a celeuma tenha sido gerada pela forma como você escreveu.

"América chegou a Série B de 2008 com o peso de ter sido a pior equipe de futebol do planeta em campeonatos de pontos corridos com até 20 participantes (um recorde que dificilmente será quebrado num curto espaço de tempo)."

Passou a impressão que você afirmara que tinha sido a pior equipe em campeonatos de pontos corridos da história.

Anônimo disse...

Esse senhor hungaro é ABC FC!!!