terça-feira, outubro 15, 2013

Evo Morales interviu em favor dos 12 corintianos presos na Bolívia...



O presidente da Bolívia, Evo Morales, admitiu publicamente que interveio para que os 12 corintianos presos em Oruro fossem libertados.

"Escutei comentários de que a Justiça por aqui está submetida ao Poder Executivo. Quero dizer a vocês, com muita sinceridade, que eu me comuniquei com o Fiscal Geral sobre o tema Corinthians. Foi a única vez, e só porque o assunto vinha trazendo conflitos diplomáticos e bilaterais".

Foi com essa declaração que Morales fez a imprensa durante uma entrevista onde ele foi questionado sobre o quanto o Poder Executivo interfere nas decisões judiciais do país.

Lendo a declaração de Morales, fica claro que o que ele chama de conflitos diplomáticos e bilaterais, na verdade podem ser entendidos como pressão do governo brasileiro em favor da libertação dos 12.

A questão que precisa ser aclarada é quem fez a pressão e a quem no governo brasileiro interessava a libertação dos corintianos detidos em Oruro.

Por outro lado há perguntas que ficam no ar...

Quem no governo brasileiro teria tanta força para pressionar o presidente de um país estrangeiro?

Que tipo de pressão foi feita?

Que represálias poderia sofrer a Bolívia, caso Morales se negasse a interferir e deixar que o curso da justiça seguisse livremente?

Porque o governo brasileiro faria pressão e favor de 12 membros de uma torcida organizada, reconhecidamente violenta, agressiva e que tem boa parte de seus membros respondendo inquéritos policiais, tanto por agir de forma selvagem, quanto por outros ilícitos?

Enfim, causa estranheza que o senhor Evo Morales tenha virado as costas para a família de Kevin Espada e preferido apoiar estrangeiros.

"Eu pedi que se faça justiça de verdade", explicou Morales. 

No entanto, o presidente não eximiu todo o grupo de culpa: "Um deles pode ser culpado".

O final da entrevista ainda é mais comprometedor...

Se havia a possibilidade de pelo menos um deles ser culpado, segundo admite o próprio Morales, porque então não deixar que as investigações fossem até o seu final?

O resultado da liberação dos moços, todos nós aqui já sabemos...

Raphael Machado Castilho de Araújo, 19 anos, foi baleado na cidade de Santo Estevão, na Bahia, após trocar tiros com a polícia, durante uma perseguição.

Leandro da Silva Oliveira, vulgo Soldado, era um dos envolvidos na briga com a torcida do Vasco e depois, com a polícia no Mané Garrincha em Brasília.

Curiosamente, Soldado que faz parte da cúpula da Gaviões da Fiel, não trabalha...

Porém, sempre viaja, sempre está nos estádios e ao que parece, sempre se envolve em confusão.

Não custa lembrar que uma brasileira membro do Greenpeace, está presa na Rússia e pelo que se sabe, nem o governo e nem o Itamaraty estão tão empenhados na sua libertação como estiveram na libertação dos 12 de Oruro.

Ouve a penas uma declaração da presidente Dilma Rousseff que disse:

"Eu vou intervir. Ela é uma cidadã brasileira e é minha obrigação"...

Esperamos que sim.

Quem sabe se Ana Paula Maciel declarando ser corintiana, as coisas não andem mais céleres e o deputado petista, Vicente Cândido da Silva, vice-presidente da Região Metropolitana e ABCD da Federação Paulista de Futebol, se desloque até Moscou como fez, indo a La Paz.

Se bem, que o Putin, não é o Morales e a Rússia, não é a Bolívia.



Nenhum comentário: