domingo, outubro 27, 2013

Violência e desorganização; é preciso dar um basta.



Quem leu o que escrevi sobre o jogo do América, ontem, em Goianinha, deve ter percebido que a primeira frase postada dizia:

Não vi o jogo do América...

Portanto, a frase por si só deveria ser entendida como: se ele não viu, significa que ele não foi ao Nazarenão.

Mas, mesmo tendo afirmado não ter visto, justifiquei:

Preferi o conforto da poltrona a colocar em risco minha calvície...

Fiz bem...

Os selvagens foram ao jogo e como era de se esperar, atiraram em pessoas – feriram quatro, segundo soube – jogaram pedras e outros objetos uns sobre os outros e acabaram a paz de quem foi curtir um sábado de sol no Nazarenão.

Uma pena...

Até quando essa ralé vai ir e vir sem ser incomodada?

Pelo que vejo, vão esperar um banho de sangue.

Quem leu a justificativa acima deve ter compreendido que critiquei sim os lamentáveis fatos ocorridos na cidade vizinha.

Porém, aqui, cabe mais uma explicação:

Não voltei a tratar do assunto imediatamente por duas razões:

Primeira:

Não tinha dados suficientes para formar nenhum conceito e os dados que dispunha eram depoimentos de repórteres, narradores e comentaristas que estavam presentes ao local, mas ainda assim, tais depoimentos não eram suficientes para sustentar uma opinião...

Por isso, nada pude fazer a não ser, lamentar e condenar o acontecido...

Segunda: 

Este blog é pessoal...

Não tem vínculo com nenhum jornal ou portal e nem tão pouco com nenhuma emissora de rádio ou TV.

Este blog sequer é patrocinado por quem quer que seja...

Seu patrocinador, sou eu mesmo.

Portanto, não tenho compromisso com furos jornalísticos, não tenho compromisso com a publicação de toda e qualquer notícia e não tenho compromisso com nenhum outro interesse que não seja o fato...

Por esta razão, esperei.

Hoje, procurei mais informações...

Soube que além dos quatro feridos à bala, 22 foram presos e que a luta travada entre cearenses e potiguares no interior do Nazarenão, por pouco não deixou um saldo bem pior.

Além disso, conversei com que esteve no Nazarenão.

Agora sim, posso opinar.

América e Ceará fatalmente serão levados as barras do STJD...

Se haverá punição, não sei...

O STJD é uma incógnita.

Mas se me perguntarem o que penso, penso que deve haver punição sim.

Por que?

Porque talvez seja a única forma dos clubes definitivamente darem um basta a sua “associação” com essas gangues...

Qual a razão de um sócio comum da maioria dos clubes brasileiros terem que pagar pela utilização dos salões do seu clube, caso desejem festejar o aniversário de um filho ou uma filha e as torcidas organizadas, recebem gratuitamente esse mesmo espaço para suas reuniões, congressos, festas ou seja lá o que for?

Alguém pode me explicar?

Por outro lado, até ontem, por aqui, os órgão de segurança, a imprensa e até mesmo os dirigentes diziam em alto e bom som que o problema da violência se restringia a parte externa dos estádios e as vias públicas longe dos mesmos...

Ontem, o pau cantou dentro do estádio...

Portanto, a sensação de que o interior dos estádios era de segurança, foi para o espaço.

Não é?

Não estou pedindo o banimento do América ou do Ceará, assim como não pedi o banimento do ABC no caso do “desconforto” sofrido por seus torcedores imprensados contra o alambrado.

Desafio a qualquer um, a encontrar qualquer opinião minha nesse sentido.

Também, não desejo que que América e Ceará percam 300 mandos de campo, assim como não desejei isso para o ABC...

Mas, assim como ainda acho que o ABC deveria ter sido punido naquela ocasião com algo bem mais substancial que 30 mil reais, espero que América e Ceará não fiquem livres de sanções.

Uma última questão:

É necessário que o Comando Geral da Polícia Militar venha a público explicar o que falhou ontem na execução do planejamento...

A divisão das torcidas foi feita como?

Quem estava encarregado de impedir que A passasse para B ou que B, invadisse o local destinado a A?

A divisão dos homens entre área interna e externa foi a correta?

Por fim, o Nazerenão é seguro para todos os jogos ou para apenas alguns jogos?

Sei que não vão responder, mas não custa nada perguntar.


4 comentários:

Anônimo disse...

Fernando estava lá!!!!! me abaixei para não levar umas garrafas de agua mineral na cabeça ou uma bala perdida disparada pela policia. más posso afirmar não houve invasão da torcida de um lado nem do outro porque as barras de contenção e a policia estavam lá. Houve sim por parte da torcida do America REVIDE com garrafas de água mineral e veja que quem vai ao estadio sabe que na frente das cabines de rádio ficam mais mulheres crianças e idosos. Posso afirmar que a torcida TMV não fica desse lado e não estava lá. Inclusive a torcida do Abc e Ceara arremessaram garrafas para dentro do campo e em cima do banco do América, foi ai que a policia disparou vários tiros para intimida-los. Torcida do abc, estava no estadio junto com a torcida do Ceara com faixas inclusive a policia não permitiu que colocassem faixas da GanG atras do banco do America.
Leda

wildsonrn disse...

Caro Fernando, estive lá e vi parte do que aconteceu, pois, graças a Deus, cheguei após as balas. Quando entrei ao Nazarenão, vi algumas pessoas sangrando e alguns policiais ajudando enquanto o socorro adequado chegava. Logo pensei: briga de torcida e esses levaram a pior. Depois, ouvindo o rádio, entendi o que havia acontecido àquelas pessoas que estavam sangrando: segundo o comandante do policiamento, por nome Fábio, uns carros passaram e atiraram em direção a torcida. Mas o carro e seus ocupantes não puderam ser detidos. Por que? só a PM pode iinformar.
Agora, vou falar do que eu vi. A torcida do Ceará, como todo visitante, fica do lado direito das cabines de rádio/televisão. Por trás dos gols do Nazarenão, como sabemos, não há arquibacandas. Assim, além da separação natural, foram colocadas algumas grades para impedir o encontro de torcidas adversárias.
No intervalo do primeiro para o segundo tempo, alguns torcedores do Ceará saíram do lugar a eles reservados, pularam as grades de separação e tentaram chegar a um lugar onde estava uma faixa da Torcida do Fortaleza (TUF). Nese momento, alguns policias, de dentro do campo, atiraram, talvez bala de borrachas, na direção dos "invasores" que, imediatamente, não antes de conseguir atirar algumas pedras e paus, pularam as grades e retornaram para os seu lugares, fazendo arruaças. Como eles conseguiram sair do reservado e pular a grande, só a PM pode explicar.
Depois disso, alguns "organizados" da TMV deixaram os sejs lugares habitualme.te ocupados e se dirigiram ao lugar onde ficam os torcedores pacíficos, embaixo das cabines de rádio/TV e começou o arremesso de garrafas de ambos os lados. Dessa vez, a PM agiu rálido, atirando balas de borrachas e spray de pimenta, principalmente na torcida do Ceará e expulsandos os camuflados TMV's.
Agora, o que poca gente viu e eu vi, pois estava perto.
Quandos os "organizados" da TMV voltavam aos seus lugares habituais, alguns torcedores que estavam nas arquibancadas contrárias às cabines, alguns verdadeiros torcedores começaram a gritar: "vocês não são torcedores, vocês são marginais.
Nesse momento, um dos líderes da TMV, que está sempre presente aos jogos e é um dos que dirigem os cantos da "organizada", sobe à arquibancada procurando quem estava chamando de marginal e dizendo: "quem foi que falou? aqui é a organizada". E assim caminhou todo poderiso para o seu lugar.
O comandante Fábio disse, ainda, que entre os "torcedores" do Ceará, foram identificados alguns torcedores do abc vestidos com a camisa do Ceará e incentivando a violência. Segundo ele, esses torcedores foram retirados e levados para a delegacia.
A diretoria do América tem culpa? acho que em larte, pois distribui ingressos para os organizados.

Anônimo disse...

O Procurador-Geral do STJD já solicitou as imagens da briga ocorrida entre os torcedores do América e do Ceará dentro e fora do estádio Nazarenão, e disse que vai pedir penas duras para os clubes envolvidos:

http://www.lancenet.com.br/brasileirao/Procurador-geral-STJD-tiroteio-punicoes-entidade_0_1018098408.html

sérgio disse...

Falar em segurança em qualquer lugar deste País é falar em total desrespeito dos Governos com a sociedade. Segurança não existe nem em nossas residências quanto mais em lugares públicos frequentados por vândalos,bandidos travestidos de torcedores. Porém, CABE UMA RESSALVA,não é punindo os clubes que vão resolver esta situação. A solução passa por atitudes concretas das autoridades constituídas visando a aplicação das leis em vigor com rigor. sanwanderley@yahoo.com.br