terça-feira, janeiro 27, 2015

Bondade que gerou bondade...

 Imagem: Autor Desconhecido

Em novembro do ano passado, Carmem Martínez Ayudo, uma senhora de 85 anos, moradora do bairro de Vallecas, em Madrid, recebeu ordem de despejo por causa de dívidas de seu filho...

O assunto poderia ter morrido, sem que quase ninguém tomasse conhecimento, mas a história acabou ganhando notoriedade depois que o treinador do Rayo Vallecano, Paco Jémez, que passou a lutar por uma solução para o drama enfrentado por Carmem.

Comovidos pelos apelos do treinador e, é claro, cientes da repercussão positiva de uma ação em favor de Carmem, os dirigentes do Rayo Vallecano abraçaram a causa e se comprometeram a bancar um apartamento para a idosa pelo resto de sua vida...

Porém, a história que em si já bonita, não para por aí...

Como uma avalanche, a bondade gerou ainda mais bondade.

A poucos dias, o Rayo Vallecano e sua torcida receberam uma péssima notícia...

Wilfried Agbonavbare, goleiro de origem nigeriana, reserva de seu país na Copa de 94 e que defendeu do Rayo durante seis temporadas nos anos 90, aos 48 anos, foi diagnostica com câncer...

Levado a Espanha para tratamento, o goleiro foi homenageado pelos jogadores e torcedores na partida contra o Atlético de Madrid.

Ao saber da notícia, Carmem Martínez Ayudo, que recebeu 21 mil euros do Rayo para recomeçar sua vida, doou metade do dinheiro para que os filhos de Wilfried Agbonavbare viagem até a Espanha e acompanhem o pai durante o tratamento...

A ação de Carmem, antecipou um pedido que o Rayo faria ao Ministério do Interior para tentar facilitar a vinda dos jovens.

“Todos nós temos que fazer coisas boas. Soube que estava um pouco mal e me lembrei dele. Tenho rezado por ele, tomara que fique bom”, declarou Carmen. 

“O que fizeram por mim, ninguém faz no mundo. Fazer coisas boas é o mais bonito que existe, e ainda mais com os pobres”. 

O dinheiro que serviu a Carmem e que agora servirá a Agbonavbare foi em parte arrecadado pela fundação de solidariedade do clube, por doações de torcedores e por parte da bilheteria da partida contra o Sevilha pelo Campeonato Espanhol.

Carmem acabou por se transforma num símbolo em meio à crise financeira vivida na Espanha...

Perder sua casa, usada como garantia por seu filho ao contrair um empréstimo junto a um agiota e nunca pago, não diminuiu a humanidade da idosa e o Rayo Vallecano ao socorrê-la manteve a postura de um clube fundado em um bairro trabalhador que não vira as costas para a sua comunidade. 

Nenhum comentário: