terça-feira, março 22, 2016

Buffon, um goleiro fantástico e um poeta promissor...

Para quem não tinha a menor ideia, assim como eu...

Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus e da Itália não é só um grande arqueiro, é um ótimo poeta.

Após chegar a marca dos 973 minutos sem sofrer gols e bater o recorde de Sebastiano Rossi, goleiro do Milan nos anos noventa, que permaneceu 929 minutos sem ser vencido, Buffon, escreveu um poema em homenagem ao Gol...

Ode ao Gol

Tinha 12 anos quando virei minhas costas a você.

Reneguei meu passado para garantir um futuro seguro.

Uma escolha do coração.

Uma escolha do instinto.

No mesmo dia em que parei de olhá-lo na cara, porém, comecei a te amar.

A te proteger.

A ser o seu primeiro e último instrumento de defesa.

Prometi a mim mesmo que faria de tudo para que meus olhos não voltassem a cruzar com os seus.

Ou que o faria o mínimo possível.

Mas foi um sofrimento cada vez que me virei e percebi que eu o havia decepcionado.

Novamente.

E novamente.

Sempre fomos opostos e complementares, como a Lua e o Sol.

Forçados a vivermos um ao lado do outro, sem podermos nos tocar.

Companheiros de vida aos quais o contato foi negado.

Mais de 25 anos atrás eu fiz o meu voto: jurei protegê-lo e guardá-lo.

Fui um escudo contra os seus inimigos.

Sempre pensei no seu bem, colocando-o sempre à frente do meu.

E, todas as vezes que me virei, tentei apoiar a sua expressão decepcionada com a cabeça erguida, mas conscientemente me sentindo culpado.

Tinha 12 anos quando virei as costas para o gol.

E continuarei a fazê-lo, enquanto minhas pernas, minha cabeça e meu coração permitirem.

Gianluigi Buffon.

Nenhum comentário: