domingo, setembro 08, 2019

4 motivos para acreditar no Brasil contra os Estados Unidos na Copa do Mundo de Basquete...

Imagem: FIBA

Seleção brasileira precisa vencer americanos para avançar de fase na competição da FIBA

Luiz Gustavo Ribeiro/Universidade do Esporte

Os faróis de alerta foram ligados e o Brasil terá a última chance de se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo da FIBA 2019, disputada na China, e consequentemente, continuar na briga pela vaga direta para as Olimpíadas de Tóquio 2020. 

Porém, o desafio é contra os Estados Unidos, que dispensa comentários e apresentações quando o assunto é basquete, mas isso não quer dizer que os americanos sejam adversários imbatíveis.

A seleção comandada por Aleksandar Petrovic deve vencer os americanos numa missão quase impossível para avançar sem depender de uma complexa combinação de resultados e saldo de pontos.

Dessa forma, confira abaixo quatro motivos para acreditar no êxito brasileiro nesse confronto de extrema complexidade:

1- Sem os principais All-Stars

O que LeBron James, Kevin Durant, Stephen Curry, James Harden, Kawhi Leonard, Russell Westbrook, Kyrie Irvirg, Anthony Davis, Klay Thompshon, Paul George, e tantos outros jogadores considerados de primeiro escalão da NBA, tem em comum?

É, além de serem os melhores atletas da liga, nenhum deles se interessou em participar do mundial por uma série de motivos.

A maioria optou por se preservar fisicamente nas férias de verão em 2019, visto que no próximo ano tem Olimpíadas e consequentemente os descansos serão descartados.

Então, por ser uma competição de menor expressão, algumas estrelas preferiram começar os treinos físicos e táticos com as equipes da NBA mais cedo.

Dos 27 jogadores selecionados no último All-Star Game, seis não eram americanos e apenas dois dos outros 21 estão disputando o mundial na China.

São eles o armador Kemba Walker (Boston Celtics) e o ala Khris Middleton (Milwaukee Bucks).

2- Sufoco: na preparação e na Copa

Com um elenco jovem, essa seleção americana sofre desconfiança desde a sua formação.

Comandados pelo lendário Gregg Popovich, auxiliado pelo multicampeão Steve Kerr, os Estados Unidos não tiveram vida fácil na preparação para o mundial.

Em amistoso contra a Austrália, deixaram escapar uma invencibilidade de 78 jogos e de quase 13 anos ao serem derrotados por 98 a 94.

A última vez que haviam perdido uma partida foi na semifinal do mundial de 2006, quando a seleção dos jovens LeBron James e Carmelo Anthony foi eliminada pela Grécia, por 101 a 95.

Na trajetória deste mundial, os Estados Unidos atualmente vivem o melhor momento.

Mas não precisa perder as esperanças, porque os americanos sofreram contra a seleção da Turquia na primeira fase.

Na ocasião, a seleção turca levou o jogo para prorrogação e de forma milagrosa os americanos venceram por um ponto de diferença, por 93 a 92, virando o confronto faltando dois segundos para o fim do jogo com dois lances livres convertidos.

Vale ressaltar que na jogada anterior, com nove segundos no relógio, Cedi Osman perdeu dois lances livres e a chance de liquidar a vitória para a Turquia.

3- Brasil quase venceu os EUA na Copa do Mundo de 2010

Com cenário semelhante ao vivido hoje, a seleção americana não levou suas principais estrelas para o mundial da Turquia, apenas jovens como uns tais de Kevin Durant, Russell Westbrook, Derrick Rose e Kevin Love.

Comandados pelo argentino Rubén Magnano, o Brasil tinha nomes ainda vigentes no atual plantel como Marcelinho Huertas, Alex, Anderson Varejão, Marquinhos e Leandrinho.

Naquela ocasião durante a primeira fase, o Brasil vinha de duas vitórias, mas com atuações nada empolgantes contra adversários sem tradição.

O terceiro jogo contra os americanos foi diferente.

Os brasileiros jogaram de forma convincente e equilibraram até os últimos momentos da partida, tendo liderado o placar pela maior parte do confronto.

O jogo terminou em 70 a 68, com a vitória dos Estados Unidos por detalhes.

Faltando três segundos para o fim do jogo, Huertas sofreu falta, errou o primeiro lance livre, errou o segundo de propósito, pegou o rebote e tocou para Leandrinho que não conseguiu converter os pontos por pouco.

4- Momento atual do Brasil na Copa

Apesar da derrota para a República Tcheca, o Brasil faz uma Copa do Mundo além das expectativas.

Antes visto como segunda, ou até mesmo a terceira, força no Grupo F, a seleção avançou de forma invicta ao bater a Nova Zelândia por 102 a 94, a temida Grécia de Giannis Antetokoumpo por 79 a 78 e Montenegro por 84 a 73.

Na segunda fase, a derrota para a República Tcheca por 93 a 71, foi a pior exibição da seleção na Copa de 2019 e tirou a oportunidade de avançar sem depender do confronto contra os Estados Unidos.

Porém, o saldo segue positivo com três vitórias e apenas uma derrota na competição, mas além dos números, as exibições nas vitórias foram convincentes, com uma defesa sólida e uma leitura de jogo inteligente por parte dos brasileiros.

O que esperar?

O Brasil não vai ter vida fácil e as chances de vitória são remotas, porém a equipe americana demonstrou diversas fragilidades ao longo da competição e os brasileiros mostraram, principalmente contra a Grécia, que sabem explorar os erros e as deficiências dos adversários.

Caso mantenha um equilíbrio na pontuação, a seleção tem tudo para escrever um novo capítulo na história do basquete contra a seleção mais tradicional do esporte.

Brasil e Estados Unidos se enfrentam na próxima segunda-feira (9), pela última rodada da segunda fase, às 9h30.

Nenhum comentário: