quinta-feira, setembro 19, 2019

A aliança entre Bologna e Mihajlovic...

Imagem: EFE/EPA/Giorgio Benvenuti

A aliança entre Bologna e Mihajlovic

No intervalo do jogo, internado para tratar uma leucemia, o treinador ligou para seu auxiliar e pediu para falar com seu time que perdia fora de casa para o Brescia por 3 a 1.

Ninguém sabe o que Mihajlovic falou no telefonema que durou poucos minutos, mas na volta ao gramado uma extraordinária reação do Bologna que virou o placar para 4 a 3, e depois um grupo de jogadores que parou o ônibus na frente do hospital para festejar a vida de Mihajlovic.

Pedro Henrique Brandão Lopes

Quando o Bologna desceu as escadas dos vestiários do Estádio Mario Rigamonti, na cidade de Bréscia, depois dos primeiros 45 minutos de jogo, o placar marcava 3 a 1 para os donos da casa.

O arrebatador início de campeonato que empolgou o torcedor do clube bolonhês que viu uma vitória e um empate nas duas primeiras rodadas, parecia que sucumbiria à visita ingrata ao Brescia.

Internado para o segundo ciclo de tratamento de uma leucemia, Sinisa Mihajlovic não pôde viajar com seu time e estar à beira do gramado apoiando e orientando seus comandados como fez contra o SPAL, depois de mais de 40 dias de outra internação.

Normalmente o clima no vestiário numa situação dessas é de completo abatimento.

Em apenas 45 minutos a expectativa pela vitória que representaria a continuidade da boa campanha se transformou em uma frustrante e, por jogar fora de casa, quase irreversível derrota por 3 a 1.

Ao ver pela TV a fisionomia de seus jogadores, Mihajlovic ligou para seu auxiliar técnico e pediu para conversar com o time no vestiário.

O que foi dito pelo comandante aos comandados permanecerá como segredo pelo contrato de honra firmado entre treinador e atletas.

Cabe ao leitor imaginar o que alguém na situação de Mihajlovic diria para incentivar 11 jogadores a quase 200 km de distância e que perdiam por dois gols de diferença.

Fato é que a conversa surtiu efeito e o Bologna partiu para a segunda etapa disposto a levar a vitória na bagagem de volta.

Os jogadores que subiram as escadas em direção ao gramado levavam consigo a certeza do triunfo.

Em apenas 15 minutos o que era improvável aconteceu: o Bologna empatou.

Primeiro com Palacio, aos 11 minutos, e depois com Sabelli.

Vale usar a imaginação mais uma vez para formar na mente a imagem de Mihajlovic em seu quarto de hospital no momento do empate.

Se o empate era improvável, a virada era impossível.

Porém impossível é uma palavra que não existe no vocabulário de um treinador e seu time que fizeram uma aliança de lealdade.

Aos 35 minutos da etapa final, Orsolini varreu de uma vez por todas a impronunciável palavra do dicionário bolonhês escrito por Sinisa Mihajlovic e seus jogadores.

O placar de 3 a 4 poderia ser a maior expressão do carinho e respeito que existe no Bologna de Sinisa, mas a aliança firmada teria sua cena mais bonita no retorno a Bolonha.

Os jogadores fizeram questão de parar o ônibus do clube na frente do hospital Sant’Orsola, onde Mihajlovic está internado, desceram e na calçada mesmo cantaram e pularam para festejar a vitória.

Na janela de seu quarto, o treinador apareceu e comungou da felicidade do grupo acenando aos atletas.

A festa que começou pelo resultado em campo se transformou em uma celebração pela vida.

Enquanto o tratamento contra a leucemia corre, o Bologna inteiro corre por Mihajlovic e ele luta para sobreviver pelo incentivo que recebe dos atletas e da torcida que levou uma faixa ao estádio com a frase:

“Combattiamo ogni battaglia per Sinisa e per la maglia” “Vamos lutar essa batalha por Sinisa e pela camisa”.

Com a vitória frente ao Brescia, o Bologna alcançou a vice-liderança da Série A que está somente na terceira rodada, com 7 pontos e atrás apenas da poderosa Internazionale, que ninguém duvide do que pode fazer o Bologna de Sinisa e muito mais do que isso, o que pode fazer o Bologna por Mihajlovic e vice-versa.

  

Imagem: Twitter Oficial Bolonha

Nenhum comentário: