sexta-feira, março 23, 2007

Renato Silva não é criminoso...

- Renato Silva zagueiro do Fluminense foi pego no exame antidoping após o jogo com o Volta Redonda pela segunda rodada da Taça Guanabara, realizado em 28 de janeiro. No exame foi encontrada a substância química da maconha, o THA (Tetrahidrocanabiol). Agora seu caso será levado para STJD, já que a contraprova confirmou o primeiro resultado. Caso venha a ser condenado, Renato Silva pode ser suspenso por até 2 anos...
- Essa é a notícia que foi estampada em todas as páginas dos jornais e sites esportivos do país, até aí nada de mais, afinal, um assunto desses é realmente notícia. Porém, existe uma analise que precisa ser feita e feita com racionalidade. A lei brasileira busca punir o tráfico e assistir ao viciado, dando-lhe garantias de sigilo e proteção a sua intimidade. Nossos legisladores partiram do principio que o dependente químico é um doente e não um criminoso e é partindo desse pressuposto, que passo a analisar a notícia acima e a forma como se portaram alguns veículos.
- Costumo ler o máximo possível durante o dia, mas a noite, ler é quase compulsivo (insônia é algo terrível)... E foi assim que me deparei com manchetes do tipo, “Zagueiro Maconheiro é flagrado no antidoping”, “Antidoping pega zagueiro viciado em maconha” e outras tantas do mesmo gênero. É sabido pela maioria que a imprensa esportiva não prima muito pelo respeito humano (existem honrosas exceções) e que seus membros costumam se auto proclamar “imparciais” (felizmente hipocrisia não mata). Raros são os que não se consideram verdadeiros “gênios” em tática, Raros são os que não se julgam capazes de reconhecer um craque entre os milhares de peregrinos que visitam Roma (como no campo da subjetivada vale tudo, devemos ser compreensivos com a maioria dos colegas). Mas com sou ingênuo e ainda acredito em ética, postura e compostura, fiquei profundamente envergonhado diante de tanta falta de bom senso dos editores desses veículos de comunicação.
- Mesmo tendo cometido um grave erro, Renato Silva deveria ter tido um tratamento mais civilizado por parte da imprensa, deveria ter sido preservado pelos responsáveis pelo exame e deveria ter recebido apoio por parte do Fluminense... Renato Silva caso queira, poderá processar a todos e se o fizer, fatalmente ganhará. Ganhará por uma razão bem simples, no Brasil, usuários de maconha não são criminosos, são doentes.

Nenhum comentário: