terça-feira, março 20, 2007

Roberval vai, Ferdiando vem, mas o medo continua...

- Vamos dividir por partes a crise instalada no ABC, vamos tentar ser racionais, sem medo de opinar, sem procurar morder a assoprar. Existe uma coisa que ainda não consegui entender nas diversas opiniões sobre o treinador Roberval Davino e isso tem me incomodado muito. Todos dizem que Roberval é competente, sabe armar uma equipe e que havia dado um padrão ao time do ABC, mas todos também afirmam que Roberval é teimoso e que só joga com jogadores por ele indicados. E é aí que está o nó de toda essa questão... Uma pessoa teimosa, que insiste no erro, não pode ser considerada inteligente, não pode ser considerada competente e nem tão pouco pode ser considerada de fácil convivência. Hora, pois (diriam os lusitanos), se o homem continua a escalar a quem não rende, não é sensato chamá-lo a uma conversa? Claro que sim! E quem deveria fazê-lo? No caso do ABC, seu presidente, já que o clube não tem um diretor de futebol com força bastante para tal. E porque isso não foi feito logo no inicio? Pelos simples fato de que Roberval tinha carta branca para agir. Isso pode ser considerado um exemplo de administração? Segundo qualquer manual sobre o assunto, tal atitude é absolutamente condenável do ponto de vista administrativo. Mas voltemos a minha dúvida primeira... Roberval indicou seus pupilos e com eles jogou e nas partidas que comandou o ABC, nunca chegou a convencer nem aos seus torcedores, nem a imprensa. E porque, a imprensa diz que ele sabe armar uma equipe e é capaz de padronizar o modo de jogar? Pelo vício do morder e assoprar, pelo medo de se indispor com o criticado e com seus possíveis defensores. Só por isso! Roberval tem um passado que merece respeito, mas aqui no Rio Grande do Norte, principalmente em sua passagem pelo ABC, ele foi presunçoso, arrogante, teimoso e acima de tudo suicida... Indicou jogadores duvidosos, escalou mal e nunca foi capaz de mudar sua postura. Portanto, Roberval não vai deixar saudade na torcida do ABC e nossa imprensa só vai abrir o verbo, quando ele estiver longe... Foi assim com Arnaldo Lira, foi assim com Mauro Fernandes e será assim até que a maioria descubra, que a função do jornalista e do radialista não emular nem promover jogos, mas contar fatos, ser escravo da verdade, mesmo que isso signifique incômodos.

- Agora vamos à parte dois do problema, essa espinhosa, pois envolve pessoas de minha convivência quase que diária. Roberval errou só? Não! Judas Tadeu errou, ele e toda a sua diretoria... Todos os que aceitaram o pacote Roberval, todos os que calaram quando Guim e companhia eram escaldos e só como exemplo, Joassis não. Judas e toda a sua diretoria erraram, quando esperaram pelo desastre, pela humilhação, pelos cinco gols tomados em casa diante de sua torcida. E se tal goleada tivesse acontecido na fase dá ou desce? A hora da virada teria se transformado na hora do pânico e num prejuízo incalculável... Mas a demissão de Roberval liquida o problema? Não! Deixa um imenso problema, deixa muitas rescisões a serem feitas, deixa a torcida de cabelo em pé e acima de tudo vai deixar os cofres do clube em precárias condições. O pior, porém, é aonde arranjar quatro ou cinco jogadores dispostos a vir tentar salvar a pátria? Lembre-se que os qualificados para tal, estão empregados e bem empregados. Caso apareçam esses heróis, qual será o custo financeiro? E para finalizar... Quem pode garantir que vá dar certo? Honestamente espero que dê, pois nada é mais triste que a agonia de um elefante...

- E para encerrar, vamos à parte três... A convocação (não contratação) de Ferdinando Teixeira segue uma lógica correta (enfim algum acerto)... Ferdinando está na cidade, está assistindo aos jogos, conhece as coisas do futebol local, tem experiência e vivência para situações como essa. Trazer agora um treinador de fora, seria um tiro no pé, pois quem quer que fosse, precisaria de no mínimo uma semana para avaliar e indicar contratações. Porém, faltam apenas cinco dias para o encerramento do prazo para novas aquisições, não daria certo... Ferdinando já deve ter os seus preferidos, basta saber se eles irão largar seus empregos para vir ajudar o treinador, mas isso é um problema de Ferdinando e da direção do alvinegro. O meu problema como analista é dizer o que penso sobre o “novo” treinador e no momento, só me ocorre o seguinte: Ferdinando Teixeira pode ter todos os defeitos do mundo, mas não é burro, esse sim é inteligente e sabe trabalhar com as probabilidades. Ao aceitar o cargo, seu raciocínio foi simples e objetivo... Se o barco naufragar, não posso ser considerado culpado de nada, peguei o trem descarrilado e tentei recolocá-lo nos trilhos. Se reverter essa situação, me consagro definitivamente junto à torcida do ABC, seus apavorados dirigentes e diante de todos os desportistas do meu estado. Esse sim sabe o que faz, esse sim leu entendeu os livros que lhe passaram pelas mãos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto. Ferdinando foi sim a melhor opção. Apesar de achar que contratar Ferdinando, significa que o ABC ainda continua na "mesmice", mas nessa situação, foi a melhor opção. Ferdinando vinha acompanhando o campeonato e já deve ter uma idéia do que vai fazer para dar uma organizada!

Sem falar do grande incentivador que ele é.

Anônimo disse...

Grande Fernando,

excelente texto(como sempre), como é bom ver alguém lúcido e corajoso nessa caolha e provinciana crônica esportiva potiguar. Quando do desastroso 1º tempo contra o Corintians de Caicó, fiz o seguinte comentário na comunidade do ABC no orkut, acredito que o tópico número 7 que escrevi tem bastante relação com o que você escreveu no seu 2º ponto nesse excelente texto(até que enfim descobri que não estou doido, tem mais alguém que pensa que Roberval não é essa maravilha toda que cantam pela imprensa daqui). Parabéns pela coragem e honestidade intelectual de dizer o que a torcida tinha coragem de falar. Grande abraço, meu amigo!


"Rapaz esse técnico ta de sacanagem...

1)Todo mundo que assiste o treino do ABC sabe que Peu e Fabio Lima são bons jogadores(levando-se em conta o nível do elenco), aí esse técnico não leva nem os caras pra Caicó, vá lá que Peu tenha treinado efetivamente só essa semana, mas Fábio Lima, que não deve ganhar pouco, não foi relacionado porquê?

2)Se Nildo podia jogar, pelo menos um tempo como jogou, por que não entrou logo no 1º tempo?

3)Por que aquela invenção com Rodriguinho na meia de titular, jogador que quase não havia sido utilizado, e quando foi não jogou nada?

4)Já que Nego não podia jogar, ele apenas precisava ter colocado Jorginho, mesmo sendo ruim, ou Panda, que ainda não jogou nada também, na direita, continuava com a mesma formação, pra que inventar de colocar Radson de lateral-direito, como ele fez ontem no 1º tempo?

5)Será que Joassis é tão ruim que consegue ser pior do que Lau e Williams, especialmente este último? Ou é panelinha mesmo de Roberval?

6)Até quando consertou a ridícula formação do 1º tempo ele mexeu errado, quem já viu jogar com 3 atacantes, sendo 2 centroavantes? Adelino e Genilson juntos dentro da área? Por que não colocou logo Bebeto aberto na esquerda e Wallysson na direita, com Genilson mais na área, em um autêntico 4-3-3? Se era pra colocar Adelino, que é ridículo, que tirasse Genilson.

7)Última dúvida, se Roberval faz tanta besteira, continua teimando nos mesmos erros, escala mal o time, não faz coletivos(nunca vi quem não treinasse situações de jogo chegasse em algum lugar), nossas bolas paradas são ridículas, estamos sempre dependendo de lampejos de brilhantismo de Wallysson ou Nildo para vencermos os jogos, por que ainda aparece gente defendendo esse técnico que não sabe de nada? Que história é essa, com essa conversinha mole de Marcos Lopes ou Pedro Neto, "Roberval é um excelente técnico, um dos melhores do Brasil, mas hoje ele errou nisso, naquilo e naquilo outro", todo jogo esse senhor faz besteira em cima de besteira, aí ficam querendo vender a idéia que ele presta. Esse aí tem que ir embora o mais rápido possível, hoje ele é o maior obstáculo para que cheguemos à série C."