A África do Sul é a campeã mundial de rúgbi, acabou de vencer a Inglaterra por 15x6 na partida final disputada no Stade de France em Paris.
Esse resultado será comemorado com muita força nas cidades sul-africanas, mas muito maior que a vitória, foi à revolução interna na equipe. Em 1992 o governo racista caiu e com ele o apartheid, porém no rúgbi a situação continuou a mesma, negros não jogavam... Hoje a seleção sul-africana derrubou a última trincheira que separava negros e brancos. No banco dos campeões mundiais de 1995, um negro comandou a equipe e no campo dois negros formavam lado a lado com a maioria branca e de ascendência inglesa e africâner (holandesa). Um deles, o ponta Bryan Habana acabou como o maior artilheiro de uma copa e ao final foi junto com o treinador Peter de Villiers foi muito festejado por todo o time.
O fato curioso é que o rúgbi foi introduzido na África do Sul por um professor inglês em 1860, mas o esporte só se popularizou após as duas Guerras dos Boers, quando ingleses e holandeses lutaram pelo domínio do território. Encarcerados em campos de prisioneiros de guerra os holandeses jogavam contra seus captores ingleses e ao final do conflito, o esporte começou a se espalhar pelo país. Se antes o time sul-africano era respeitado e temido, agora com total integração entre brancos e negros, o país espera ampliar suas conquistas e enterrar definitivamente o doloroso passado.
Campeões Mundiais
1987 – Nova Zelândia
1991 – Austrália
1995 – África do Sul
1999 – Austrália
2003 – Inglaterra
2007 – África do Sul
Um comentário:
Fernando, mais curioso do que o rugby ter sido levdo para a AFRICA DO SUL por um professor inglês, é o ENSAIO FOTOGRÁFICO SENSUAL que a seleção francesa fez há pouco tempo...
Um abraço.
Postar um comentário