- Mianmar é a antiga Birmânia, sua capital é Rangum e lá moram apenas dois brasileiros. O fato não teria maior importância se o pequeno país não estivesse enfrentado séria convulsão política e não fossem esses brasileiros, Marcos Falopa e sua esposa. Liderados por monges budistas, milhares de manifestantes saíram às ruas para pedir por democracia e o fim da repressão militar. Os protestos realizados há vários dias consecutivos, já são considerados o maior levante popular dos últimos anos contra a junta militar que governa o país. O número de mortos já ultrapassa a casa dos 3.000 e o governo impôs o toque de recolher e proibiu reuniões de grupos com mais de cinco pessoas. As ruas e templos são constantemente patrulhados por tropas do exército. O mais trágico de tudo isso, é que nenhuma autoridade da CBF ou do Governo brasileiro tomou qualquer iniciativa para saber como andam Falopa e sua esposa, quem entrou em contato com o técnico foi a FIFA e o Jornal italiano Gazzetta dello Sport. A FIFA se prontificou a ajudar o treinador e o jornalista Stefano Boldrini conseguiu uma entrevista por telefone com Falopa. Segundo o jornal italiano, Falopa disse estar bem e que no momento sua cabeça está voltada para o jogo contra a China, dia 21, que pode ser fundamental para as pretensões de Mianmar em relação à Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Localizado entre Bangladesh e a Tailândia, Mianmar ou Burma, tem uma população de 47.373.958 (fonte: Central Intelligence Agency - CIA). O país é composto de 89% de budistas, 4% de cristãos (batistas e católicos), 4% de muçulmanos e 3% de outras religiões. O nome oficial é Republica Socialista da União de Burma e é governado por uma junta militar considerada uma das mais ferozes do mundo.
No futebol, o país ocupa a posição de número 148 no ranking da FIFA e sua melhor colocação foi em 1968 quando ficou com o segundo lugar na Copa das Nações Asiáticas, disputada no Iran. Nas eliminatórias para o mundial sul-africano de 2010, Mianmar enfrentará a China pela primeira fase do torneio em duas partidas. O primeiro jogo será em Foshan na China, dia 21 de outubro e o segundo em Yangon na Birmânia, dia 28 de outubro de 2007. O vencedor segue para a fase posterior e assim sucessivamente até serem conhecidos os representantes do continente na Copa do Mundo.
Assim como em todos os países socialistas, os times são ligados a órgãos governamentais ou empresas estatais. O time de maior sucesso em Mianmar é o Finance and Revenue. Existem 4 divisões no país. A Primeira Liga com 16 equipes e a Primeira, Segunda e Terceira Divisão, todas com 12 equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário