quinta-feira, agosto 16, 2012

Eleições: o cômico e o trágico...



Às vezes me frustra minha pouca capacidade intelectual e meu nenhum pendor literário...

Queria ser mais capaz e assim, poder descrever com algum brilho, as coisas que vejo e ouço na minha caminhada em direção a eternidade.

Ontem, por voltadas 18h30min, um dos candidatos à prefeitura da cidade do Natal, fez uma movimentação aqui na Vila de Ponta Negra.

Não creio ser necessário descrever detalhes – afinal, as movimentações nos bairros nas campanhas politicas são como desfile de escola de samba e corredor de micareta: sempre a mesma coisa...

No entanto não me canso de observar e rir cá com meus botões.

Politico e povo, juntos e misturados naquilo que ambos mais têm em comum: a falsidade.

Os políticos da ocasião estampam seu sorriso de anuncio de creme dental, e o povo, banguela, sorri para ele como sorri para qualquer outro que venha com sua trupe fingir e pedir.

Para ambos, o importante é pedir...

O politico pede o voto e o povo, qualquer coisa.

Hoje, foi engraçado ver “noiados”, pulando e pedindo uns trocados para logo a seguir, correr numa das muitas bocas e comprar suas pedrinhas diárias de crack...

Foi hilário, ver traficantes conhecidos – em Ponta Negra eles não se escondem, ao contrário, passeiam pelas ruas da Vila como os janotas desfilam pela Avenida Paulista – tendo suas mãos apertadas...

Garotas de programa mal amanhadas sendo procuradas pela trupe para receber santinhos dos candidatos a vereador.

Imperdível a cena dos abraços nos bêbados...

Enfim, um espetáculo digno de Dante Alighieri.

Mas uma coisa me chamou a atenção: num dos carros de som que conduzia a manada, um locutor gritava a plenos pulmões...

“Eu já disse, vou repetir, é o bacurau que manda aqui”...

Manda?

E por que não?

Levando em consideração que ele – o locutor – foi orientado para fazê-lo, posso perfeitamente chegar à conclusão que é essa a visão que eles, os donos da cidade e do Estado e seus marqueteiros têm de todos nós...

Para eles, somos subalternos e eles sabem o quanto gastar para nos manter assim.


Nenhum comentário: